Marketing Sensorial: invista nessa estratégia!
Descubra as principais estratégias para envolver os clientes pelos sentidos e diferenciar seu produto e sua marca!
Você já entrou em um supermercado e ouviu aquela música alto astral ou passou em frente a uma loja e sentiu o cheiro característico de um produto? Então você já experimentou na pele – ou por outros sentidos – os efeitos do Marketing Sensorial.
Esses detalhes na experiência do cliente impactam diretamente na percepção do consumidor e são capazes de estimulá-lo à realização de compras e à fidelização. Assim, essa estratégia é uma forma muito interessante de diferenciar uma marca – e você, como empreendedor, não pode perder essa oportunidade!
Confira as principais vantagens de aplicação do Marketing Sensorial e descubra, com o Blog Cetro, quais delas mais se adequam a sua proposta de negócio!
Vantagens de apostar em experiências sensoriais
Atualmente, em mercados de alta competitividade, essas experiências têm se popularizado por conseguirem apresentar o produto para além de sua utilidade e qualidade.
Ao provocar a individualidade das sensações de cada cliente, o Marketing Sensorial se tornou um divisor de águas entre o que é vendido ou não! O estímulo ao paladar, ao olfato, à audição, ao tato e à visão – ou a combinação dos sentidos – é utilizado como gatilho para a compra.
E quando esse método é incisivo, ficar marcado na lembrança do cliente para uma próxima compra se torna muito mais fácil!
Está preparado para mudar a forma como sua marca é percebida pelos consumidores e propor uma interação lucrativa? Veja, a seguir, as possibilidades sensoriais para aproveitar em seu negócio:
Oportunidades que conquistam pelo paladar
Para os setores alimentícios, apostar na experimentação é muito interessante. Afinal, utilizar das tendências de um sabor para adaptar um de seus produtos, oferecer uma combinação diferenciada e trazer uma nova proposta de consumo é uma grande oportunidade de se conectar com novos clientes e reforçar o gosto dos fidelizados.
Além disso, criar situações e ambientes que trabalhem a essência que a marca deseja passar, como um café da tarde ou a degustação de guloseimas, também é uma estratégia envolvente. Então, surpreenda na escolha e proponha uma novidade que reflita o verdadeiro “match” entre o produto e a sensação que será despertada nos clientes.
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Fragrâncias que provocam emoções
Sabe aqueles cheiros irresistíveis que remetem a uma memória afetiva? É nesse tipo de experiência que as marcas devem investir hoje! Afinal, com o aumento do interesse por produtos que despertem a nostalgia, associar uma flagrância à possibilidade de reviver uma situação que o cliente sente falta é um gatilho de compra fortíssimo.
Alguns odores agradáveis também são utilizados como marca registrada de alguns produtos e negócios. Dessa forma, estabelecer uma identidade olfativa bem definida reforça sua diferenciação e facilita a identificação da marca pelo cliente, se tornando parte do cotidiano ou de momentos em que ele utiliza o produto.
O poder de ser agradável aos olhos
Assim como os outros sentidos, a percepção visual é essencial para convencer o consumidor à primeira vista! Por isso, oferecer um produto impecável, de cores vibrantes, sem defeitos aparentes e apresentado de forma organizada, é uma estratégia assertiva e atrativa.
Outra questão muito importante é ter uma embalagem de alta qualidade. Com uma rotulagem clara e um embalo de excelência, é possível elevar o valor agregado de seu produto e proporcionar benefícios ao consumidor. Um exemplo é a embalagem a vácuo, que, além de destacar suas características físicas, estende o shelf life da mercadoria!
Experiências na palma da mão e ao pé do ouvido
Já em relação ao tato e à audição, as experiências sensoriais são, normalmente, atreladas a uma proposta de ambientação. Ao interagir com o produto, tocando em texturas diferentes ou escutando um som específico, é possível realizar uma associação entre o conceito da marca e a estratégia aplicada.
Assim, uma ideia com potencial de sucesso é a criação de uma atmosfera sensorial. Com uma playlist adequada, materiais palpáveis, uma boa iluminação e a combinação entre um cheiro marcante e algo para saborear, a experiência se torna completa!
Combine os sentidos e intensifique o impacto de sua marca!
Quando um negócio consegue fazer com que todos os sentidos se cruzem e sejam explorados em uma única experiência, ele atinge o ápice do Marketing Sensorial! Com a ajuda da inovação, aproveite essas ideias para impressionar seus clientes com ambientes, um design e vivências estratégicos que os façam sentir o que sua marca é de verdade!
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