Acesse a Loja

Você já se perguntou se o tamanho de sua empresa está certo se comparado à eficiência de trabalho dos setores?

É crucial que, ao crescer, seu negócio carregue consigo mais rapidez e assertividade no fluxo de trabalho. Por isso, você precisa entender a logística empresarial!

Saiba como isso pode ajudar a sua empresa a alçar voos ainda maiores no mercado. Confira o artigo e entenda!

O que é a Logística Empresarial? 

O crescimento de um negócio traz, na maioria das vezes, maior complexidade estrutural nas atividades exercidas. Sendo assim, é essencial ter noção sistêmica para coordená-las da melhor maneira possível e aumentar a produtividade. É isso que a área busca propor.

Por isso, a logística empresarial está por trás de um ideal de otimização dos processos de produção. É, portanto, a junção das rotinas que buscam a melhora do processo produtivo das empresas, conciliando custos a uma maior eficiência operacional.

A logística empresarial engloba a gestão de estoques, transporte e distribuição de produtos e até fornecedores. Basicamente tudo que está ligado à produção da empresa.

A partir disso, é possível concluir que o objetivo da logística empresarial é obter e disponibilizar os bens ou serviços no lugar adequado e na condição desejada, à medida em que também beneficia os resultados da empresa.

Leia mais: “Como aumentar a produtividade da sua empresa?

Supply Chain

Para se ter uma boa logística, é fundamental gerenciar o supply chain.

Mas o que é supply chain?

Conhecido também como cadeia de suprimentos, é o principal “braço” da logística empresarial. É a partir dela que você vai entender para onde deve levar sua empresa em termos de gerenciamento.

De maneira básica, envolve decisões do campo estratégico, de planejamento e operacional, como o controle dos fluxos de informação, materiais e serviços, bem como a coordenação de decisões relacionadas a estoques, estratégias de venda, distribuição e negociação com fornecedores.

Ou seja, o supply chain engloba todos os estágios e atores envolvidos direta, ou indiretamente, no atendimento de um pedido – fornecedores, fabricantes, distribuidores, lojistas e clientes. A participação dos atores no processo de produção está, de alguma forma, encadeada, e por isso a ideia de cadeia.

Confira as melhores cidades para empreender

Oferta e demanda

Oferta e demanda são conceitos diretamente ligados à logística empresarial e a outras operações, como a gestão da cadeia de produção, precificação de produtos, estoque e planejamento de compra com fornecedores.

Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Já a demanda é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. A lei básica para entender os dois conceitos é que quando a demanda é maior do que a oferta, os preços tendem a subir, e vice-versa.

Qual a importância desse conceito para as empresas?

A logística empresarial é um conceito amplo e comporta uma série de outras atividades estratégicas e relevantes para o atendimento das necessidades do consumidor. Como exemplo:

  • transporte;
  • manutenção de inventários;
  • processamento de pedidos;
  • aquisição de materiais;
  • gestão da informação.

Em um cenário de alta competitividade, a logística empresarial desponta como um dos elos mais sensíveis e, ao mesmo tempo, mais importantes para se alcançar o sucesso. Afinal, nos referimos a um grupo de atividades capaz de gerar valor para os produtos e serviços da empresa. Valor esse que é expresso pela capacidade de o negócio atender às demandas do cliente a tempo.

Sendo assim, a logística empresarial é o que garante o fluxo correto na cadeia de suprimentos, possibilitando o fornecimento de matérias-primas, a produção contínua e ajustada da indústria e a distribuição para os varejistas sem atrasos.

Como ter um bom gerenciamento empresarial? 

Agora que você entendeu como a logística empresarial é importante para o sucesso dos seus serviços, é necessário saber como você pode começar a aplicá-la de maneira efetiva.

Invista na comunicação da logística empresarial

A logística está diretamente ligada à sinergia entre os setores. Então, para que isso seja possível, a comunicação deve ser a mais efetiva possível. Portanto, tenha em mente que essa é uma das necessidades primordiais de seu negócio e modernize seus sistemas de comunicação sempre que possível.

Não trabalhe com um único plano

Uma gestão de qualidade passa por problemas e você precisa aprender a lidar com eles. Portanto, um plano B é essencial.

Imagine e mapeie os possíveis infortúnios que poderá ter e veja como pode trabalhar para evitá-los ou solucioná-los. Tenha isso em seu total controle a todo o tempo. Assim, se a mudança de planos for necessária, você terá tudo em mãos.

Gerencie sua empresa com mais eficiência para que a produtividade seja a melhor possível.

Confira: 3 dicas para criar um padrão de qualidade

Para atingir os melhores resultados é preciso estar sempre atualizado. Por isso, acompanhe Blog da Cetro para ter acesso aos diversos conteúdos relacionados à gestão de qualidade para empresas.

A Cetro oferece as melhores soluções para máquinas e embalagens com qualidade para que sua empresa cresça cada vez mais.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.