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Ganhar e conquistar clientes novos é sempre ótimo para qualquer empresa. Porém, trazer novas pessoas para experimentar os produtos não significa exatamente conquistá-los, certo? Portanto, para mantê-los fiéis ao que você oferece, você precisa saber como conquistar seus clientes!

Quer dicas de como fidelizar de sua clientela? Confira o artigo!

O que é um atendimento ao cliente eficaz?

Um atendimento eficaz é visto em qualquer tipo de negócio, como empresas de automação industrial. Logo, esse  atendimento envolve uma troca de informações com o consumidor através da interação, buscando melhorar o relacionamento do cliente através da solução dos problemas como SACs e Chats.

E, nesse sentido, o atendimento permite a aproximação com as pessoas, visando garantir a melhor experiência para o cliente, demonstrando exclusividade e maior fluidez no processo.

Aqui, o importante é construir uma proximidade com o cliente, dialogando como uma conversa frente a frente. Ou seja, ao invés de enviar um monte de perguntas, acolha esse cliente, verifique suas necessidades com empatia e, claro, respeito.

Assim, para desenvolver um atendimento personalizado, atente-se para alguns detalhes:

  • Conheça e entenda a necessidade do cliente
  • Adapte sua linguagem de acordo com cada consumidor
  • Treine sua equipe para atitudes de empatia
  • Possibilite o diálogo em diversos canais (chat, telefone, e-mail)

Lembre-se: o atendimento ao cliente é uma oportunidade de causar uma boa impressão e criar afinidade com seu público.

Portanto, transforme esse momento em uma oportunidade de entender o seu cliente e estabeleça um vínculo de confiança.

Dessa forma, o cliente poderá ir até seu ponto de venda e encontrar um vendedor preparado para atender sua demanda, oferecendo o produto que melhor se encaixa em suas necessidades.

Leia mais: Dicas para empreender com sucesso

Por que é importante fidelizar os clientes?

O ato de fidelizar clientes é tão importante quanto o de atrai-los. Afinal, sem essa premissa os novos negócios seriam suficientes apenas para manter a empresa funcionando, sem qualquer chance de aumentar os lucros ou expandir a operação.

O cliente compra mais

Você sabia que um cliente satisfeito compra mais de uma vez?

Isso porque não precisa ser convencido novamente. O cliente que já comprou na sua empresa conhece a qualidade do produto e adquire confiança no atendimento.

Indicações espontâneas

O cliente fidelizado recomenda o seu produto ou sua empresa como uma forma de compartilhar com os demais algo de valor que encontrou e possa ajudar outras pessoas. E esse fator contribui para o aumento de vendas.

A compra tende a ser maior

Além de aumentar frequência das compras, o valor médio gasto costuma ser mais alto. Assim, ao elevar o ticket médio há um aumento na lucratividade sem expansão da base de clientes.

Feedback honesto

Nem todos os clientes estão dispostos a dar suas opiniões sobre uma empresa.

Entretanto, os clientes fiéis, tiram tempo para isso, pois para eles não se trata de uma atividade que vai tomar seu tempo de forma desnecessária. Esse fator torna os feedbacks honestos, possibilitando melhorar a experiência de compra do cliente.

Como conquistar seus clientes?

Existem muitas maneiras de trazer e, até mesmo, fidelizar mais clientes através de campanhas e promoções. Entretanto, isso pode exigir um investimento alto em certos momentos.

Por isso, é importante entender a melhor maneira de conquistar clientes sem maiores custos, a fim de aproveitar ainda mais a lucratividade futura. Confira:

1) Use as redes sociais

Para fazer com que os consumidores voltem a fechar negócio com você e lembrem-se da sua empresa, é preciso pensar em estratégias.

Afinal, é comum que as pessoas desejem voltar a um local para experimentar as novidades e até comprar outros produtos da mesma marca, caso sintam empatia pela maneira como são anunciados.

E trabalhar bem o conteúdo de suas redes sociais pode trazer mais clientes e proporcionar uma divulgação contínua, contribuindo com o bom andamento da empresa.

Como a tecnologia é uma grande aliada neste momento, você pode alcançar um número maior de clientes em menor tempo e gastando menos. Além disso, pelas redes sociais o compartilhamento é simples e torna possível atingir um maior número de pessoas.

O que significa que logo você terá, junto de um cliente fiel, um novo grupo de conhecedores de seus produtos.

Leia mais: Como fidelizar e conquistar seus clientes pelas redes sociais?

2) Entenda o seu cliente

Nem sempre a questão humana envolvida em um negócio é valorizada.

Por isso, quanto mais focada e personalizada for a sua abordagem, mais chances de ganhar a atenção e a confiança do cliente. Além disso, observar as pessoas é essencial para compreender como surpreendê-las.

Portanto, para criar valor para seus clientes é necessário tornar negócios e relacionamentos mais pessoais. Afinal, a humanização tem se tornado cada vez mais uma tendência.

Um exemplo são os empreendimentos que valorizam o pequeno produtor, dando nome a ele e de onde vem. Fazer com que os clientes vejam sua preocupação com os produtos é uma ótima maneira de atrair clientes.

Confira: 05 Dicas para seu negócio crescer

3) Atendimento personalizado

O melhor atendimento costumava ser aquele que entregava rapidamente um produto ou serviço.

Como os seres humanos são emocionais, buscam pensar que cada conexão feita com outra pessoa é positiva. Dessa forma, as pessoas procuram ser atendidas em locais que as trate em tom de amizade, com empatia e carisma.

Lembra do que falamos sobre humanizar as relações?

Mostre que seus colaboradores são humanos e que os clientes são parte do seu sucesso.

Caso você trabalhe com um estabelecimento de serviço direto, ofereça, locais no balcão para os clientes verem como sua equipe trabalha e tenham a oportunidade de conversar. E para garantir a satisfação dos clientes, invista em treinamento e capacitação para sua equipe não perder vendas.

Dessa forma, quando bem estruturado, o atendimento só traz benefícios aos envolvidos nesse diálogo, como a própria empresa e o público.

Leia mais: O que é eficiência operacional?

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