Acesse a Loja

Vamos aprender a conservar alimentos por mais tempo?

Com a recente discussão a respeito do uso excessivo de agrotóxicos no setor alimentício, os orgânicos ganharam muita força e figuram, hoje, entre os produtos mais desejados na mesa dos brasileiros.

Porém, por não conterem nenhum tipo de química ou conservantes, costumam ter uma durabilidade menor. Sendo assim, é importante saber como conservar os alimentos orgânicos para tê-los à disposição por mais tempo.

Neste artigo daremos algumas dicas que podem ajudá-lo a conservar os alimentos. Confira!

1) Embale a vácuo

Quem trabalha com a manipulação de alimentos entende a importância de tomar diversos cuidados para o melhor condicionamento dos produtos. Por isso, deve-se levar em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa do consumidor.

Assim, alguns alimentos demandam atenção durante o tratamento e conservação. Dessa forma, ao utilizar uma embalagem a vácuo, o produto está protegido contra a perda de características únicas presentes no ar.

Um produto embalado a vácuo é garantia de qualidade e segurança para o consumidor. Afinal, é responsabilidade do fornecedor do alimento garantir que o produto chegue intacto para o consumo, agregando maior valor e benefícios à saúde do cliente.

Como utilizar uma seladora a vácuo? 

Embalagem a vácuo

Os produtos armazenados em embalagens a vácuo são aliados da indústria alimentícia. Afinal, vale a pena citar seus benefícios como a praticidade para o consumidor, maior conservação do alimento e a rentabilidade para a empresa.

Se você trabalha com manipulação de alimentos entende a importância de tomar cuidados no condicionamento dos produtos. Por isso, leve em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa.

Proteínas, por exemplo, sofrem com a perda de suas propriedades quando entram em contato com o ar. Isso acontece devido à proliferação de microrganismos capazes de produzir fungos, responsáveis por diminuem consideravelmente o prazo de validade dos alimentos.

Confira 10 benefícios da seladora a vácuo

Por que embalar a vácuo?

Um produto embalado a vácuo é garantia de qualidade e segurança para o consumidor. Dessa forma, é responsabilidade do fornecedor do alimento garantir que o produto chegue intacto para o consumo, agregando mais benefícios à saúde.

Assim, alguns alimentos demandam atenção durante o tratamento e conservação. Pois ao utilizar uma embalagem a vácuo, o produto está protegido contra a perda de características únicas.

A técnica é uma ótima aliada, principalmente para alguns tipos de produtos e formas de cozimento. Afinal, os alimentos embalados a vácuo se mantem em perfeito estado por mais tempo.

Como utilizar uma seladora a vácuo? 

2) Lave bem os alimentos

Como não há interferência de maquinário ou de processos industriais, as verduras e legumes orgânicos costumam vir exatamente como foram colhidos. Isso significa que pode sobrar algum resto de terra e, até mesmo, possivelmente, pequenos insetos caminhando sobre os alimentos.

Por essa razão é importante lavar muito bem os alimentos orgânicos antes de consumi-los e armazená-los. Deixe-os em água corrente, um a um, por um certo tempo, esfregando levemente com as mãos.

Posteriormente seque-os e guarde caso não vá consumir imediatamente.

3) Conservar os alimentos naturalmente

Para evitar o uso de produtos químicos, existem alguns conservantes naturais que podem ser muito úteis na hora de armazenar os orgânicos:

Limão

Rico em vitamina C, o limão é um ótimo antioxidante e evita o apodrecimento precoce dos alimentos. Além disso, o ácido cítrico presente na fruta inibe o crescimento de fungos e bactérias. Basta espremer um pouco do suco sobre o alimento antes de levá-lo à geladeira.

Sal

O sal é um antimicrobiano, pois absorve parte da água disponível no alimento. Mas também reduz umidade, que ajuda a evitar a proliferação e  desenvolvimento de microrganismos, por isso, a dica é esfregar um pouco de sal sobre o produto antes de guardá-lo.

A melhor solução

Além disso, algumas máquinas contam com recursos específicos de acordo com cada necessidade, como seladoras a vácuo com reservatório de líquidos evitando seu contato direto com o equipamento, pois podem danificá-lo, garantindo maior potência e aumento da capacidade produtiva.

Portanto, vale lembrar que cada seladora possui uma função específica e deve ser escolhida conforme a necessidade de produção.

Saiba a diferença entre a Seladora a Vácuo Portátil e a Seladora a Vácuo de Câmara

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para organizar seus alimentos, como equipamentos para selar a vácuo, e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de conservação de alimentos e equipame

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.