Acesse a Loja

Saber como administrar um restaurante é ter conhecimento sobre diversas áreas, desde o atendimento até as finanças de um negócio.

Porém, ainda que haja muitas necessidades e conhecimentos envolvidos, com um pouco de prática é possível dominar totalmente o dia a dia de um restaurante.

Quer algumas dicas para melhorar seu gerenciamento? Confira neste artigo!

1. Siga o planejamento

Todo negócio, quando é criado, deve ter um planejamento totalmente estruturado de todos os processos e até mesmo das possíveis evoluções futuras. Ele deve sempre ser levado em conta para garantir que tudo está como o esperado. Não há como administrar um restaurante sem ter um planejamento adequado!

Uma boa dica é, na hora de criar seu planejamento de negócio, pensar nas áreas separadamente para facilitar as ações.

Ou seja, faça uma parte do documento para as finanças, outra para os funcionários, outra para o atendimento ao cliente e assim por diante. Dessa maneira será mais fácil detectar problemas e soluções.

2. Não esqueça da legislação

Empresas da área alimentícia têm uma regulamentação extremamente rígida, principalmente em relação aos aspectos de vigilância sanitária e higiene dentro e fora da cozinha.

Portanto, pontos como as embalagens e o armazenamento, por exemplo, precisam de total atenção para que o estabelecimento mantenha o padrão de qualidade ideal.

Todas as leis devem ser seguidas sem nenhum desvio, sob pena de multa e até mesmo fechamento do restaurante em situações mais graves.

O mesmo vale para o Código de Defesa do Consumidor. Para atender o cliente, é lei ter uma cópia em seu estabelecimento à disposição para consultas. Vale a pena também conhecer as principais leis ali apontadas e como elas podem afetar seu negócio se não respeitadas.

Outra norma muito esquecida pelos estabelecimentos alimentícios é a lei que rege a divulgação do cardápio. Todos os alimentos inseridos nele devem apontar se são vegetarianos, veganos ou se contém leite, entre outras especificidades.

Além disso, deve haver uma tabela nutricional com os dados completos de tudo que é servido à disposição do consumidor, para que seja possível verificar calorias e componentes dos pratos.

3. Estude melhor administrar um restaurante

O coração de um restaurante é o que ele serve, e ainda que você tenha o melhor chef da cidade em seu estabelecimento, de nada adiantará se os insumos não forem de qualidade. Por isso, é importante saber o básico de engenharia de alimentos.

Mas, alguns detalhes como a conservação de carne, reutilização de potes e a realização da indicação de validade e procedência dos produtos são essenciais para uma despensa organizada e pronta para uso.

Por isso, para que sua produtividade seja a melhor possível, os equipamentos devem acompanhar a eficiência da empresa. Esse é o pensamento da Cetro. Oferecemos as melhores soluções com qualidade para que sua empresa cresça cada vez mais.

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país? Acesse o nosso site e confira os itens que não podem faltar na sua produção.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.