Acesse a Loja

A prática do Mindset tem relação com a mentalidade que cada pessoa tem sobre a vida e o mundo ao seu redor. Outra característica é o modo no qual você organiza seus pensamentos e encara as diversas situações no dia a dia.

As nossas atitudes dizem muito sobre nosso comportamento. Por isso, é provável que você já tenha ouvido falar sobre o Mindset, mas você sabe o que o termo significa?

Para responder o questionamento sobre o assunto, preparamos um artigo especial para ajudar a desenvolver o seu Mindset tendo em vista suas metas e objetivos.

Acompanhe o texto até o final.

O que é Mindset?

O termo em inglês “mind” é traduzido como “mente”, enquanto “set” pode ser entendido como configuração. Logo, ao pé da letra, Mindset significa configuração da mente.

Essas definições parecem ser tiradas de um filme de ficção científica, mas não tem relação nenhuma com robôs e computadores de última geração.

A ideia foi apresentada por Carol Dweck, pesquisadora da Universidade de Stanford, localizada no estado da Califórnia, Estados Unidos.

O termo significa “configuração da mente” ou “modelo mental”.  Que nada mais é do que a maneira como uma pessoa pensa, logo, a configuração dos seus pensamentos.

De acordo com Carol, o sucesso, nas diferentes áreas da vida, não está exclusivamente vinculado a um talento ou habilidade. Na verdade, está, principalmente, relacionado ao resultado da maneira como encaramos a vida.

O conjunto de ideias e valores de uma pessoa geram o Mindset, ou modelo mental predominante. Esse modelo é responsável pelo modo como cada indivíduo compreende o que acontece em sua vida, motivando suas decisões com base na realidade em que está inserido, norteando sua vida.

Tipos de Mindset

O Mindset envolve as crenças, atitudes e pensamentos, ou seja, é a visão de mundo de uma pessoa. E essa noção mostra o poder da mentalidade sob os resultados.

Por isso, vamos te explicar quais são os dois tipos de Mindsets existentes e qual deles pode te ajudar a se tornar uma pessoa mais resiliente.

Mindset Fixo: Os conformados

Você já vivenciou uma sensação de conformidade?

Quem possui um Mindset Fixo acredita que a capacidade, habilidade e inteligência nasce com o indivíduo.  Assim, pessoas de configuração mental fixa pensam que apenas indivíduos naturalmente talentosos alcançam o sucesso. Por exemplo, pensam que para empreender é preciso um tipo de dom.

Dessa forma, acham que o esforço não pode gerar mudanças, pois o fato de se esforçar quer dizer que não é capaz. Por isso, geralmente, evitam qualquer desafio pelo medo de falhar. E, quando surge algum obstáculo, já pensam em desistir e não buscam aprender com a situação.

Como você pode perceber, essa atitude não é apropriada para quem busca ter um negócio bem sucedido. Afinal, para isso, é preciso estudar diversas áreas, sendo essencial estar em constante evolução e buscar novos conhecimentos.

Mindset de Crescimento: Os vencedores

Já ouviu falar que nenhuma situação é tão boa que não possa melhorar?

O Mindset de Crescimento é recomendado para empreendedores, pois são essas pessoas que acreditam no desenvolvimento da inteligência e habilidades. Assim, sempre se esforçam para conhecer novas áreas e se aperfeiçoar.

Ao contrário do Mindset Fixo, o de Crescimento acredita que os obstáculos sempre revelam uma oportunidade de superação ou aprendizado. E a melhor forma de aplicar esse Mindset é colocando suas ideias em prática.

Pessoas com o pensamento de crescimento são movidas por desafios, afinal, o esforço não se baseia no essencial e vai além, valorizando o trabalho duro e méritos, ao invés de apenas premiar por resultados.

Dicas para aprimorar seu Mindset

Não adianta tentar mudar uma atitude sem alterar a sua mentalidade, pois assim, o comportamento anterior voltará a se repetir. É preciso criar pensamentos positivos e desafiadores, eliminando ações que podem te prejudicar.

Se você precisa alterar a sua forma de pensar, confira algumas dicas para aprimorar o seu Mindset.

Trabalhe o autoconhecimento

O primeiro passo para a mudança de comportamentos e pensamentos é trabalhar no autoconhecimento. E, aqui, estamos falando do processo de tomada de consciência, isto é, de quem nós somos.

Quando damos início ao processo passamos a entender melhor os motivos que nos levam a fazer as coisas de determinada forma, e não de outra. Assim, temos a oportunidade de realizar mudanças necessárias baseadas em nossa realidade, buscando desenvolver um pensamento de crescimento para a vida.

Saiba como começar um negócio do zero

Busque inspirações

Não, você não deve se aproximar das pessoas com interesse em obter algo material para si.

A dica aqui é estar próximo de indivíduos bem sucedidos, com grandes resultados em suas histórias. Assim você terá a oportunidade de aprender como cada um reage com projetos que dão certo ou o que fazem quando os planos não vão como o esperado. Observe como funciona a mentalidade de cada pessoa nas quais você se espelha e, então, monte seu Mindset.

Dessa forma, essas pessoas se tornarão fontes de inspiração para você se sentir motivado a implementar mudanças em sua realidade e desenvolver o seu Mindset de Crescimento.

Leia mais: “Como engajar sua equipe?

Foque no positivo

Quando algo ruim acontece, focamos apenas nos aspectos negativos, não observando o que a experiência significou positivamente.

As adversidades e desafios que enfrentamos em nossa vida têm o poder de nos transformar, fortalecer nossas emoções, sentimentos e, principalmente, nos ensinar a não cometer os mesmos erros para uma caminhada sem falhas e de sucesso.

Como aumentar os resultados de uma empresa?

Mindset: como moldar?

Mindset significa mentalidade e refletir sobre isso é essencial para quem busca empreender ou mudar sua filosofia de vida. Existem dois tipos de configurações mentais e, para obter sucesso, você deve desenvolver um Mindset de Crescimento.

Seja no ambiente de trabalho ou pessoal, o sucesso das nossas vidas está diretamente ligado à forma que pensamos. Por isso, é mais fácil entender como o Mindset dialoga com nossa disposição de aprender indo além da autoconfiança e o modo de encarar os desafios.

Continue acompanhando o Blog da Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *