Acesse a Loja

Já ouviu falar em alimentos preparados na técnica de Sous-Vide?

Em uma cozinha, é comum preparar os alimentos em altas temperaturas para acelerar seu cozimento. Contudo, isso pode interferir na qualidade do produto, seu aspecto e também no sabor.

Entretanto, com o preparo através do Sous Vide isso não acontece.

A técnica do Sous-Vide é utilizada para que o alimento não perca suas condições naturais e nem os nutrientes através do cozimento em banho-maria. Ou seja, é possível colocar os produtos para cozinhar sem que percam seu sabor, textura e frescor.

Assim, o método evita o cozimento desigual dos alimentos, em especial quando se trata de carnes que, no preparo tradicional, podem ficar secas na parte externa e cruas em seu interior.

E se você quer saber outras vantagens de utilizar a técnica do Sous-Vide não deixe de conferir nosso artigo.

O que é Sous-Vide?

O nome de origem francesa significa “sob vácuo” e consiste em cozinhar alimentos previamente embalados a vácuo, imersos na água em temperaturas definidas.

Seu método foi desenvolvido para preparar alimentos sem perder sua composição original. Com isso, é possível garantir uma melhor experiência de consumo, entregando um alimento fresco, saboroso e com todos os nutrientes preservados.

Para exemplificar, vamos utilizar uma carne vermelha. Ao colocá-la para cozinhar na chapa, a alta temperatura afeta seus aspectos, com uma parte mais queimada, enquanto outras não. Por isso, é normal que diminua de tamanho e tenha a aparência mais seca, afetando o sabor.

E, ao realizar a cocção no Sous-Vide, isso não ocorre, porque a temperatura controlada mantém as propriedades essenciais dos alimentos. A técnica garante o cozimento perfeito e todos os pontos ficam cozidos de maneira uniforme, sem perda de água, volume ou nutrientes.

Isso tudo acontece em razão de alguns fatores. Um deles é o modo como a embalagem é feita: sacos selados com uma seladora a vácuo. Isso garante uma maior vida útil, frescor e proteção contra bactérias.

Leia mais: 10 vantagens de usar a embalagem Sous-Vide

Como funciona a técnica de Sous-Vide?

Na técnica de Sous-Vide os alimentos são cozidos por igual, através de um controle exato das variáveis: a temperatura e o tempo de cozimento definidos pelo termocirculador.

Portanto, para realizar o preparo de alimentos, é preciso manter a água em uma temperatura controlável e estável. Para isso, você precisa de um termocirculador.

Assim, o alimento permanece em banho-maria por um tempo e temperaturas pré-definidas de acordo com o tipo de produto.

Logo, para que o produto tenha uma aparência agradável ao ser servido, é recomendado finalizar as refeições no forno ou em uma frigideira, ajudando a chegar na textura desejada.

Já em relação ao cozimento, o alimento estará pronto para ser consumido.

Veja receitas feitas com o termocirculador

O que é preciso para o Sous-Vide?

O Sous-Vide é ideal para manter a integridade e sabor dos alimentos, deixando-os suculentos e com os seus nutrientes preservados.

Os modelos da Cetro potencializam a condução térmica e a circulação da água, deixando a temperatura sempre constante, o que facilita na hora de selecionar o tempo e temperatura ideal para cada tipo de alimento a ser preparado.

Assim, a temperatura do Sous-Vide se manterá sempre precisa e estável, pois seu sistema de resistências é dimensionado em locais estratégicos.

Além disso, o equipamento foi pensado para atender às necessidades de cada demanda, com precisão. Por isso, contam com certificações internacionais de padrão de qualidade.

Mas, antes de realizar a técnica, será preciso embalar a vácuo o alimento desejado com embalagem própria para Sous-Vide.

As embalagens da Cetro são produzidas com Nylon Poli, são resistentes, livres de Bisfenol A e seguem padrões internacionais de qualidade e proteção. Para máquinas de marcas diferentes da Cetro consulte a compatibilidade.

Veja mais embalagens aqui.

O termocirculador é o equipamento que vai esquentar e manter a água na temperatura correta para cozinhar os alimentos, sem variações, através do sistema de circulação da água e controladores digitais.

Afinal, em uma panela com água ou em um banho-maria, não temos como controlar a temperatura e nem como mantê-la constante.

Conservação a vácuo

Já ouviu falar de alimentos embalados a vácuo?

Esse processo envolve a retirada de todo o ar presente na embalagem. Ao serem conservados a vácuo, os alimentos ficam longe do contato com o ar, mantendo a textura, cor e sabor, afinal, não perdem os nutrientes.

Da mesma forma, as embalagens a vácuo são grandes aliadas de carnes, que perdem propriedades específicas ao entrarem em contato com o ar devido à proliferação de bactérias e, até mesmo, fungos que reduzem a vida útil dos alimentos.

Um produto embalado a vácuo é garantia de qualidade e segurança para o consumidor. Dessa forma, é responsabilidade do fornecedor do alimento garantir que o produto chegue intacto para o consumo, agregando maior valor à empresa e benefícios à saúde do cliente.

Leia mais: 10 benefícios da seladora a vácuo

Benefícios do Sous-Vide

Sabor incrível

O sabor original do alimento se encontra na embalagem durante o cozimento, apresentando texturas incomparáveis. Seu controle preciso da temperatura resulta em alimentos perfeitamente cozidos, oferecendo um processo consistente e sem falhas.

Versatilidade

A técnica permite cozinhar praticamente todos os tipos de alimentos, como carnes, frutos do mar, aves, ovos, vegetais e até sobremesas.

Processo seguro

Processos de embalo à vácuo são a melhor solução para seu negócio. Afinal, com a selagem a vácuo, os produtos ficam acondicionados dentro de sacos plásticos com a retirada total de ar, evitando o crescimento de microrganismos como fungos, bactérias e micróbios.

Carnes suculentas

A baixa perda de peso durante o cozimento do alimento é a grande vantagem do Sous-Vide. Afinal, com a baixa temperatura da água e embalagem correta há uma perda mínima de líquidos naturais das carnes, o que garante maior suculência do alimento.

Qualidade do vácuo

Embalar a vácuo melhora a apresentação e aparência dos produtos, facilitando a exposição em sua área de vendas, reduzindo o espaço ocupado na armazenagem e eliminando o risco de contaminação por manuseio. Isto faz com que a deterioração dos alimentos desacelere e impede o aumento da oxidação das ações enzimáticas naturais.

Desperdício mínimo

O fato de preparar os alimentos e os armazenar, realizando a regeneração posterior, auxilia na diminuição do desperdício de produtos ao permitir preparar apenas a quantidade necessária.

Padronização dos produtos

A técnica do Sous-Vide permite maior facilidade no momento de padronizar os alimentos, tornando-os mais suculentos e saborosos. Além disso, torna viável a produção antecipada e finalização do alimento no momento do serviço.

Segurança alimentar

E se você tem uma preocupação com a segurança alimentar, o processo pode eliminar todas as bactérias. Com o alimento mantido na embalagem a vácuo, a manipulação direta também é reduzida.

Portanto, esses e outros benefícios poderão ser percebidos durante a utilização de um Sous Vide.

Além disso, a Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para aplicação da técnica como seladoras a vácuo, termocirculadores e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de cozimento e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *