Acesse a Loja

A embalagem sous vide é propícia para ser utilizada em alimentos que serão cozidos por meio desta técnica culinária. Além do método de cozimento, oferece inúmeras vantagens aos restaurantes que o utilizam, como embalar produtos com esse plástico especial.

No decorrer deste artigo, abordaremos as vantagens que o sous vide pode oferecer ao seu empreendimento, além de te ajudar a compreender mais sobre o assunto.

O que é Sous-Vide?

O nome de origem francesa significa “sob vácuo” e consiste em cozinhar alimentos previamente embalados a vácuo imersos na água em temperaturas definidas.

Seu método foi desenvolvido para preparar alimentos sem perder sua composição original. Com isso, é possível garantir uma melhor experiência de consumo, entregando um alimento fresco, saboroso e com todos os nutrientes preservados.

Para exemplificar, vamos utilizar uma carne vermelha. Ao colocá-la para cozinhar na chapa, a alta temperatura afeta seus aspectos, com uma parte mais queimada, enquanto outras não. Por isso, é normal que diminua de tamanho e tenha a aparência mais seca, afetando o sabor.

E, ao realizar a cocção no Sous-Vide, isso não ocorre, porque a temperatura controlada mantem as propriedades essenciais da carne. A técnica garante o cozimento perfeito e todos os pontos ficam cozidos de maneira uniforme, sem perda de água, volume ou nutrientes.

Isso tudo acontece em razão de alguns fatores. Um deles é o modo como a embalagem é feita: sacos selados com uma seladora a vácuo. Isso garante uma maior vida útil, frescor e proteção contra bactérias.

Como utilizar as embalagens de Sous-Vide na prática?

Como utilizar essa técnica?

Enquanto o cozimento é otimizado, você pode antecipar o preparo dos alimentos deixando-os prontos e finalizá-los no momento de servir .

Você pode utilizar a técnica para preparar diversos tipos de carnes, legumes, vegetais e vários outros alimentos. Ou seja, os temperos se intensificam em razão do tempo de interação com o alimento, preservando nutrientes específicos.

E se você tem uma preocupação com a segurança alimentar, o processo pode eliminar todas as bactérias. Com o alimento mantido na embalagem a vácuo, a manipulação direta também é reduzida.

Vantagens de usar o Sous Vide

Como é exposta a altas temperaturas, a embalagem sous vide deve ser feita em um material resistente e seguro, como o Nylon Poli. Além disso, para selar o produto, você precisará de auxílio de uma seladora a vácuo. Já o cozimento pode ser feito em banho-maria com um termocirculador.

Fora os benefícios proporcionados aos alimentos, o embalo a vácuo traz inúmeras vantagens aos empreendedores.

Como vimos, esse método de cocção é ideal para cozinhar alimentos de forma perfeita. Mas, além de ser uma ótima técnica culinária para adicionar aos pratos do seu cardápio, as embalagens também são benéficas para um restaurante. 

  1. sacos selados a vácuo aumentam a vida útil do alimento;
  2. como conservam os produtos por mais tempo, evita desperdícios e, consequentemente, ajuda a economizar;
  3. conservam o frescor do produto e não interfere na sua composição;
  4. preservam os nutrientes, aparência, cor, umidade e textura do alimento;
  5. são versáteis, pois pode ser usadas em vários tipos de comidas, como carnes, vegetais, laticínios, entre outros;
  6. acentua o sabor e os temperos;
  7. proporciona praticidade no armazenamento;
  8. otimiza a produção, já que é possível preparar os alimentos antes e deixá-los prontos para finalizar na hora de servir;
  9. protegem os alimentos no transporte;
  10. contribuem para segurança alimentar, pois evitam o contato com microorganismos e bactérias.

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para aplicação da técnica como seladoras a vácuo, termocirculadores e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de cozimento e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *