Acesse a Loja

Saber como usar o termocirculador em casa é importante se você que quer dominar a técnica do Sous Vide. Ao entender como trabalhar com o equipamento, você poderá garantir resultados profissionais rapidamente!

E com fácil utilização, o termocirculador oferece muitas possibilidades a serem exploradas e conhecê-las pode fazer a diferença em seu dia a dia.

Que tal aprender como utilizar seu equipamento de forma profissional?

O que é Sous Vide?

O nome de origem francesa significa “sob vácuo” e consiste em cozinhar alimentos previamente embalados a vácuo imersos na água em temperaturas definidas.

Seu método foi desenvolvido para preparar alimentos sem perder sua composição original. Com isso, é possível garantir uma melhor experiência de consumo, entregando um alimento fresco, saboroso e com todos os nutrientes preservados.

Para exemplificar, vamos utilizar uma carne vermelha. Ao colocá-la para cozinhar na chapa, a alta temperatura afeta seus aspectos, com uma parte mais queimada, enquanto outras não. Por isso, é normal que diminua de tamanho e tenha a aparência mais seca, afetando o sabor.

Confira 10 vantagens de usar a embalagem Sous Vide.

E, ao realizar a cocção no Sous Vide, isso não ocorre, porque a temperatura controlada mantém as propriedades essenciais da carne. A técnica garante o cozimento perfeito e todos os pontos ficam cozidos de maneira uniforme, sem perda de água, volume ou nutrientes.

Isso tudo acontece em razão de alguns fatores. Um deles é o modo como a embalagem é feita: sacos selados com uma seladora a vácuo. Isso garante uma maior vida útil, frescor e proteção contra bactérias.

Como utilizar as embalagens de Sous Vide na prática?

Como funciona o Sous Vide?

Agora que sabemos o que é o Sous Vide, fica fácil entender a sua importância no preparo das refeições.

Na técnica de Sous Vide os alimentos são cozidos por igual, através de um controle exato das variáveis: a temperatura e o tempo de cozimento definidos pelo termocirculador. No entanto, o alimento permanece em banho-maria por um tempo e temperaturas pré-definidas de acordo com o tipo de produto.

Logo, para que o produto tenha uma aparência agradável ao ser servido, é recomendado finalizar as refeições no forno ou em uma frigideira, ajudando a chegar na textura desejada. Já em relação ao cozimento, o alimento estará pronto para ser consumido.

Veja receitas feitas com o termocirculador.

Como usar o termocirculador da melhor maneira?

O termocirculador é o principal equipamento para realizar o Sous Vide.

Por isso, preparar seus alimentos por Sous Vide mantém propriedades que, ao serem cozidos no forno ou chapa, são perdidas. Isso acontece com aspectos que vão desde a suculência até a coloração.

Mas, separamos algumas dicas para você aproveitar o seu termocirculador ao máximo. Confira: 

Pesquise as temperaturas de segurança dos alimentos

Todo alimento tem sua temperatura de segurança, aquela que cozinha sem gerar perda de propriedades, além de não queimar.

Portanto, tenha conhecimento a respeito dos limites para programar a temperatura no corretamente e atingir o ponto perfeito dos alimentos.

Cuidado com os temperos

Além disso, é preciso entender que a cocção dos alimentos por meio da técnica sous vide pode levar algum tempo.

Isso porque alguns alimentos devem ser selados à vácuo por um período para que o processo acentue o sabor. Por isso, o ideal é trabalhar com cautela.

Faça o pré-aquecimento da água

O grande segredo para usar o termocirculador é que o alimento cozinha em uma temperatura constante. Por isso é essencial pré-aquecer a água antes de inserir seu produto.

Caso contrário, a água poderá oscilar na temperatura com o alimento submerso, gerando problemas no processo.

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para aplicação da técnica como seladoras a vácuo, termocirculadores e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de cozimento e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *