Acesse a Loja

A técnica do Sous-Vide é utilizada para que o alimento não perca suas condições naturais e nem os nutrientes através do cozimento em banho-maria. Ou seja, é possível colocar os produtos em altas temperaturas e, ainda assim, eles não perderão sabor, textura, maciez e frescor.

Quer saber mais sobre a prática e ainda aprender como utilizar de forma correta a embalagem?

Então confira nosso artigo completo para entender melhor sobre o assunto!

O que é Sous-Vide?

O nome de origem francesa significa “sob vácuo” e consiste em cozinhar alimentos previamente embalados a vácuo imersos na água em temperaturas definidas.

Seu método foi desenvolvido para preparar alimentos sem perder sua composição original. Com isso, é possível garantir uma melhor experiência de consumo, entregando um alimento fresco, saboroso e com todos os nutrientes preservados.

Para exemplificar, vamos utilizar uma carne vermelha. Ao colocá-la para cozinhar na chapa, a alta temperatura afeta seus aspectos, com uma parte mais queimada, enquanto outras não. Por isso, é normal que diminua de tamanho e tenha a aparência mais seca, afetando o sabor.

Confira 10 vantagens de usar a embalagem Sous-Vide.

E, ao realizar a cocção no Sous Vide, isso não ocorre, porque a temperatura controlada mantém as propriedades essenciais da carne. A técnica garante o cozimento perfeito e todos os pontos ficam cozidos de maneira uniforme, sem perda de água, volume ou nutrientes.

Isso tudo acontece em razão de alguns fatores. Um deles é o modo como a embalagem é feita: sacos selados com uma seladora a vácuo. Isso garante uma maior vida útil, frescor e proteção contra bactérias.

Como utilizar as embalagens de Sous-Vide na prática?

Como funciona o Sous Vide?

Agora que sabemos o que é o Sous Vide, fica fácil entender a sua importância no preparo das refeições.

Na técnica de Sous Vide os alimentos são cozidos por igual, através de um controle exato das variáveis: a temperatura e o tempo de cozimento definidos pelo termocirculador. No entanto, o alimento permanece em banho-maria por um tempo e temperaturas pré-definidas de acordo com o tipo de produto.

Logo, para que o produto tenha uma aparência agradável ao ser servido, é recomendado finalizar as refeições no forno ou em uma frigideira, ajudando a chegar na textura desejada. Já em relação ao cozimento, o alimento estará pronto para ser consumido.

Veja receitas feitas com o termocirculador

Como usar a embalagem Sous-Vide?

embalagem a vácuo previne a perda evaporativa de sabores e umidade durante o cozimento, assim, o resultado é um alimento saboroso e nutritivo.  Além disso, reduz o crescimento de bactérias e permite a transferência eficiente de energia térmica da água para o alimento.

Por isso, as embalagens para Sous Vide são especiais. Desenvolvidas em material Nylon Poli 180, suportam temperaturas até 120ºC em banho-maria por aproximadamente 1h30, cozimento uniformemente os alimentos.

Ao pegar as embalagens, você deve colocar o alimento dentro e, em seguida, fechar com uma seladora a vácuo. É possível, antes, já temperar o produto da forma que preferir.

Feito isso, você precisará contar com um equipamento de termocirculador, para colocar água e inserir o alimento embalado.

Esse aparelho é o responsável por cozinhar os alimentos em banho-maria, ou seja, sob intenso calor da água. O tempo e a temperatura irão depender do tipo de alimento que será cozinhado e do que você deseja. Já o tempo de cozimento poderá ser diferente para cada caso.

Assim, após o tempo programado, basta retirar as embalagens, e, se necessário, selar levemente (no caso das carnes) o alimento

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para aplicação da técnica como seladoras a vácuo, termocirculadores e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de cozimento e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *