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Conheça mais sobre o Empreendedorismo Feminino que teve um aumento expressivo durante a pandemia de Covid-19. 

Um dos setores do empreendedorismo que mais cresceu no mundo todo durante a pandemia de Covid-19 foi o feminino. Prova disso é que segundo o Relatório Global de Lacunas de Gênero 2022 (Global Gender Gap Report 2022), elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com dados do LinkedIn, houve um aumento de 41% no número de empreendedoras mulheres, comparando o ano de 2020 com 2019. 

Em paralelo, informações do Monitoramento de Empreendedorismo Global (Global Entrepreneurship Monitor – GEM) em parceira com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) apontam que de um total de 52 milhões de empreendedores brasileiros, 30 milhões são mulheres.  

Além disso, o Sebrae produziu uma pesquisa que mostra o Rio de Janeiro como o estado com o maior crescimento de empreendedoras, com 38%. Outros estados que se destacaram foram: 

  • Distrito Federal e Sergipe, com 37%; 
  • São Paulo, Mato Grosso do Sul, Piauí e Ceará, todos com 36%. 

Desta forma, você irá acompanhar, neste artigo, mais detalhes sobre o Empreendedorismo Feminino no Brasil, as inovações adotadas e saber quais são os novos desafios enfrentados pelas empreendedoras para continuarem a se desenvolverem. 

Empreendedorismo Feminino no Brasil atual

De acordo com um levantamento do Sebrae, realizado com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), 50% das mulheres que possuem sua própria empresa atuam no setor de serviços. Ao mesmo tempo em que 21% delas estão na área de construção. 

Voltando a pesquisa do GEM, 55,5% dos novos negócios abertos durante a pandemia de Covid-19 em 2020 foram criados por mulheres. Diante disso, o que leva o público feminino a empreender? 

A edição de 2022 da pesquisa “Mulheres empreendedoras e seus negócios”, feita pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) em conjunto com a Rede Mulher Empreendedora, aponta que 46% das mulheres decidiram empreender por necessidade, enquanto outras 46% começaram por questão de oportunidade.  

Outros motivos que levam ao empreendedorismo feminino são as buscas por: 

  • Maior independência financeira; 
  • Mais equilíbrio entre a família e o trabalho; 
  • Poder juntar dinheiro. 

Outro dado relevante mostra que 38% dessas empresas existem há pelo menos dois anos, um reflexo da pandemia. Sobre o faturamento obtido, 63% das empreendedoras entrevistadas ganham até R$ 2,5 mil, e 80% recebem R$ 5 mil. 

Além disso, a grande maioria das empreendedoras (57%) trabalha sozinha, mas quando contratam pelo menos um funcionário, 44% do quadro é totalmente feminino, e 28% possuem uma equipe predominantemente composta por mulheres. 

Inovação no Empreendedorismo Feminino 

Como você deve ter acompanhado ao longo dos últimos dois anos, a pandemia foi responsável pelo surgimento de milhares de novos negócios. Por outro lado, para se destacar perante os concorrentes, alguns desses negócios precisaram inovar em alguns aspectos.  

E é nesse sentido que as empreendedoras se saíram melhor em comparação aos homens. Uma sondagem, promovida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o Sebrae, demonstrou que 71% das empreendedoras femininas vendem seus produtos por meios digitais (aplicativos, internet ou redes sociais). Já entre os homens, esse percentual cai para 63%. 

As empresárias também diversificam mais a oferta de produtos e serviços oferecidos (11%) em relação aos homens (7%). O uso do delivery também foi mais adotado por empreendedoras mulheres (19%) do que por empresários. 

Uma explicação para essas estatísticas, na visão do presidente do Sebrae, Carlos Melles, está no nível de escolaridade das empreendedoras, uma vez que 63% delas possuem nível superior incompleto ou em andamento. Do lado dos homens, apenas 55% correspondem a esse nível de escolaridade.  

Outro fator que pode ser considerado é que existem mais mulheres jovens (de até 35 anos) abrindo o próprio negócio em relação à média de homens (21% para elas e 18% para eles), segundo o Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil do Sebrae. 

Mais uma diferença pode ser encontrada, desta vez no local de trabalho. A maioria das mulheres (25%) empreende diretamente de suas casas. Isso se deve a busca em conciliar o trabalho com as tarefas familiares.  

Quais desafios a mulher empreendedora enfrenta?

O Empreendedorismo Feminino, assim como tantas outras áreas, possui seus próprios desafios para serem superados, tanto do ponto de vista econômico quanto social. Conheça-os abaixo: 

Tarefas domésticas 

Trabalhar e cuidar simultaneamente dos afazeres de casa, incluindo dos filhos – que, na maioria das vezes, é atribuída apenas à mulher – pode ser um impedimento para a execução das atividades profissionais. 

O relatório do Sebrae também apontou que as duas atividades citadas acima são responsáveis pelas mulheres dispensarem 18% de tempo ao seu negócio. 

Desvalorização 

Como apresentado acima, as empreendedoras possuem escolaridade mais elevada. No entanto, o mesmo relatório menciona que as mulheres ganham 22% a menos do que os homens.  

Este dado é consequência da desvalorização do papel do Empreendedorismo Feminino pela sociedade, diferentemente do público masculino, mais reconhecido no meio profissional.

Falta de confiança 

Alguns aspectos negativos, incluindo o mencionado acima, colaboram para que as mulheres não tenham tanta confiança para gerir seu próprio negócio.  

44% dos empreendimentos femininos são criados por meio da demanda de geração de renda, a maioria a partir de um hobby ou conhecimento prático da proprietária.  

Nesse contexto, os produtos e serviços ofertados acabam não sendo estimados por clientes e familiares. O que desfavorece a criação de uma perspectiva de crescimento do negócio, dificultando, assim, o desenvolvimento de uma atitude empreendedora. 

Cetro Máquinas e o Empreendedorismo Feminino 

Quem está começando um novo negócio sabe que precisa ter um apoio na fase inicial, quando o produto está sendo apresentado ao mercado e os primeiros clientes começam a se interessar. 

Este apoio também vale para quem já tem sua própria empresa há algum tempo e sente a necessidade de expandir sua linha de produção para atender a uma demanda elevada. 

A Cetro Máquinas possui, não apenas um amplo portfólio de equipamentos, mas também conta com um histórico respeitado de clientes que transformaram suas produções ao adquirir uma de nossas soluções. E não poderia ser diferente com as empreendedoras! 

Confira, a seguir, alguns depoimentos de mulheres donas do próprio negócio que confiam nas soluções Cetro para dinamizar seus negócios com alta qualidade! 

Clientes de sucesso 

Roberta, proprietária da empresa Espeteco, conheceu de perto nossas Seladoras a Vácuo ao testar seus produtos no Showroom da nossa filial de Belo Horizonte, e pode encontrar a que melhor atende ao seu negócio e que proporciona um melhor visual aos seus produtos.  

Veja no vídeo abaixo:

Outro exemplo de contribuição da Cetro para o Empreendedorismo Feminino é o da empresa Chup Gourmet da Nati, gerenciada pela empresária Natália Julião.  

A empreendedora já havia comprado uma de nossas soluções, e com uma demanda cada vez mais crescente, optou por investir em uma Seladora Automática para deixar o acabamento de suas embalagens ainda mais profissional!  

Conheça mais detalhes sobre a história de Natália e seu negócio:

Por sua vez, a Paçoca da Vó – uma empresa familiar de Taquarituba, no interior de São Paulo – começou sua trajetória em 2017 vendendo paçoca a granel para a vizinhança. Mas com uma maior aceitação pelo público, o produto passou a ser vendido em estabelecimentos como supermercados e sorveterias.  

Com isso, a proprietária Edilaine veio até a matriz da Cetro em Bauru – SP para testar seu produto em nossa Dosadora com Balança Eletrônica 50-500g, com o objetivo de expandir sua linha produtiva. 

No vídeo abaixo, você acompanha como foi a visita da Edilaine em nossa matriz:

Conte sempre com a Cetro para seu negócio alcançar o próximo nível! 

Pelo exposto acima, conclui-se que o Empreendedorismo Feminino veio para ficar no Brasil! Mesmo com desafios a serem enfrentados, o público feminino viu na abertura de um negócio próprio uma oportunidade, não apenas de renda, mas de autonomia. 

Nesse sentido, as empreendedoras podem contar com as soluções Cetro para seus negócios se desenvolverem, assim como os casos que mostrados aqui. 

Nossos equipamentos atendem empresas de todos os tamanhos e estão preparados para dinamizar sua linha de produção com eficácia e alta qualidade! 

Conheça nosso catálogo cada vez maior de máquinas para seu negócio em nosso site

Para conferir outros conteúdos voltados para o crescimento do seu negócio, é só continuar de olho aqui, no Blog da Cetro

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