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Agregue valor ao seu negócio e otimize sua produção de bebidas com o apoio dos maquinários e soluções Cetro!

Chegando ao final de 2022 em um verão com os índices de consumo estimulados pela Copa do Mundo. Por isso, saiba como está o Mercado de Produção de Bebidas pelo país!

Do mesmo modo, por todo Brasil, os mais diversos nichos produtivos já se prepararam para abastecer as necessidades de uma conjuntura em que 61% da população afirma que irá comprar produtos para acompanhar a Copa, segundo pesquisa da Pinon.

De acordo com o estudo, cerca de 54% dos brasileiros têm a intenção de comprar alimentos para consumir durante as partidas da competição. Destes, 32% pretendem adquirir alguma bebida alcoólica e 30% têm a intenção de solicitar algum item por delivery no decorrer das partidas.

Conforme a última amostragem do IBGE, de setembro de 2022, o setor de produção de bebidas não alcoólicas acumulou 11,8% de crescimento no ano. Ademais, contando a produção geral brasileira, alcoólicas e não alcoólicas, a elevação foi de 4,4%.

Para o meses finais do ano, a previsão é de um crescimento ainda maior. Em síntese a pesquisa da Meta Foresight, aponta que no período da segunda maior competição esportiva do planeta, entre os principais nichos de produtos adquiridos está o de bebidas alcoólicas, 55%.

Por isso, com o apoio dos maquinários Cetro, aproveite o boom das comemorações de final de ano aumentando o valor agregado de seus produtos! Bem como o respaldo de profissionais especializados em desenvolver maquinários para a sua necessidade.

Otimize a sua produção de bebidas! Seja alcoólicas ou não alcoólicas, você encontrará a parceria necessária para trilhar sua jornada de automação e profissionalização com a Cetro.

A Produção de Bebidas no Brasil

No ramo cervejeiro, o Brasil segue em destaque como o terceiro maior produtor no planeta. Segundo dados do Sindicato Nacional da Industria da Cerveja (SINDICERV), com uma média de 13,3 bilhões de litros produzidos anualmente, o maior país da América do Sul fica atrás somente da China e dos Estados Unidos, com 46 e 22 bilhões de litros respectivamente.

Em 2021, dos 14 bilhões de litros produzidos, cerca de 41,6% foram comercializados para os chamados estabelecimentos off-trade, estabelecimentos não especializados para o consumo no próprio local. O índice ainda está acima dos níveis registrados pré-pandemia, impulsionados, também, pelo aumento do comércio online (+1,5%) e atacados (+13%).

No entanto, em 2022 produtores e empresários dos chamados estabelecimentos on-trade, como bares e restaurantes, esperam uma alta nos negócios. A expectativa tem por base tanto o impacto da Copa do Mundo no setor quanto o retorno de grandes eventos como festivais de música e outras comemorações especificas como o Oktoberfest.

Saiba como agregar valor e otimizar sua linha produtiva com o apoio dos maquinários Cetro e aproveite a alta de consumo na Copa!

De toda maneira, o cenário macroeconômico nacional e internacional, além das oscilações no poder aquisitivo influenciam nas variáveis de consumo, indicam especialistas do SINDICERV. Durante a Copa, grande parte de consumo de bebidas deverá continuar no ambiente doméstico. Segundo a Meta, ainda que 78% da população tenha a intenção de se reunir com seus amigos e familiares para assistir aos jogos, uma boa parte dos encontros será realizada de maneira privada:

Infográfico do Mapa Brasileiro de Produção de Bebidas e Cerveja.
Atualmente, segundo dados do Sindicado Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV), há 1,2 milhão de pontos de vendas ligados ao produto no país, abastecidos principalmente por uma frota de mais de 40 mil veículos.  (Créditos: Reprodução/SINDICERV).
  • Casa: 80%
  • Casa de Amigos ou da Família: 46%
  • Bares e Restaurantes: 29%
  • Trabalho e Escritório: 21%
  • Telões na rua: 15%

Pesquisa Meta Forsight – Copa do Mundo 2022

Entre os fatores de impacto, deve-se levar em consideração a transposição do aumento inflacionário da cerveja para o consumidor final. Segundo os dados do IBGE, entre o período de janeiro e setembro de 2022, a variação da inflação ficou em torno de 5,9% no varejo versus 5,31% em bares e restaurantes. Dado importante para produtores de todo o país, uma vez que a produção nacional de cerveja é majoritariamente voltada ao consumo interno.

Impacto da pandemia e retorno da produtividade

Haja visto as mudanças causadas pela pandemia, é preciso analisar as transformações dos ritmos e locais de consumo. Uma vez que o foco dos consumidores nas embalagens tenha aumentado e, consequentemente, fortalecido a busca por diferentes modelos de embalagens, de acordo com o SINDICERV. Levando a indústria de bebidas de uma maneira coletiva a fortalecer os cuidados com processos de identificação e rotulagem de seus produtos.

É preciso destacar que, há mais de uma década, pesquisadores da USP e do IPEN demonstravam a importância das embalagens para o público nacional. Segundo a pesquisa, desde 2000, a qualidade da embalagem já era um fator determinante para o sucesso de vendas de um produto no Brasil.

Na Cetro, produtores de bebidas das mais diversas escalas produtivas encontram os maquinários ideais para otimizar suas produções. Seja de bebidas alcoólicas ou não alcoólicas, a Equipe Cetro está focada em encontrar ou desenvolver a solução que atenda a necessidade em questão.

“Nós atendemos a uma região de Minas Gerais, mas pretendemos alcançar Minas inteiro, o Brasil inteiro e o mundo. E para isso, a gente conta com a parceria da Cetro e com a sua tecnologia para nos auxiliar nesse sonho e expectativa.”
Washington da Cruz, Bebidas Turmalina.

Seja em Capelinha, Minas Gerais ou em qualquer outra cidade do país; os equipamentos da Cetro estão à disposição da transformação tecnológica, auxiliando empresários, como Washington da Cruz, em suas buscas por profissionalização e otimização.

O empresário, que conheceu a Cetro online, trabalha com produtos típicos do cerrado mineiro, como a garrafada de Jurubeba e Licores de Pequi, além de uísques e catuabas. Por isso, a versatilidade da Rotuladora Automática de Frascos Cilíndricos de Bancada CALM T mostrou-se ideal para as necessidades da empresa.

A busca por máquinas e novas tecnologias que auxiliassem nas melhorias pensadas para a empresa o levaram ao Showroom de Belo Horizonte, onde pôde testar as soluções Cetro com seus próprios produtos e rótulos. Segundo o produtor, a expectativa é que a Rotuladora auxilie na melhora da dinâmica de serviço e na apresentação de seus produtos.

A Tecnologia do Alambique: O Mercado da Cachaça

Terceira bebida destilada mais consumida do mundo, a cachaça é também o destilado mais consumido no Brasil. Invenção nacional protegida por tratados comerciais e leis federais, hoje, conta com uma capacidade estimada de produção em cerca de 1,3 bilhão de litros anuais. Apontam os dados do Programa Brasileiro de Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC).

Destes, 75% são provenientes de produção industrial e 25% de origem artesanal. Formando uma indústria que movimenta entorno de 600 mil empregos diretos e indiretos. No entanto, possui um grande espaço para expansão, uma vez que, segundo especialistas, a informalidade no setor gira em torno de 89%.

Com produção concentrada no sudeste do país, o Mercado da Cachaça é 98% voltado para o abastecimento interno. Em 2021, os 67 países que importaram a tradicional bebida consumiram somente cerca de 2,5 milhões de litros. Um crescimento de 29,5% no volume exportado e 38,4% no montante de exportações, segundo o Anuário da Cachaça 2021, produzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Mapa de Produção e Consumo de Bebidas no país, voltado a produção de cachaça pelo Brasil.
Segundo dados do Euromonitor International, atualmente, a cachaça é o terceiro destilado, produzido localmente, mais consumido no mundo. Ficando atrás somente do consumo de vodca na Rússia e o soju na Coréia do Sul. (Reprodução: Anuário da Cachaça 2021/MAPA

Além disso, no mercado interno, o MAPA averiguou um “expressivo e consistente aumento do número de registros desde 2019”, no que diz respeito aos produtos e estabelecimentos registrados. Em 2021, foram 4.969 novos produtos ligados a cachaça, uma aumento de 67%. O que, segundo especialistas do mercado, indica um “esforço de inovação e diferenciação das bebidas”. Segundo o Anuário, atualmente há cerca de seis mil marcas no país, representando o que o estudo caracteriza como um empenho de diferenciação e investimento em marketing dos produtos.

A Cetro no mercado da Cachaça:  Da Profissionalização a Linha de Produção

Do primeiro passo de profissionalização ao desenvolvimento de um linha produtiva completamente automatizada, a Cetro está à disposição dos empresários e produtores brasileiros. No Mercado de Produção de Bebidas a situação não é diferente. Com inúmeros maquinários e equipamentos desenvolvidos e customizados para atender as diferentes necessidades do mercado, de norte a sul do país.

Na mesma procura, os profissionais da Cachaçaria Tonon puderam conferir um teste completo realizado pelos profissionais da matriz bauruense da Cetro. Por meio de vídeos e registros fotográficos e exemplares dos rótulos e garrafas da empresa, os produtores de Dourados, Mato Grosso do Sul, puderam conferir a eficiência de uma linha de produção completa formada pela Rosqueadora Automática para Fluxo Contínuo CARCM 3000, a Rotuladora Automática de Dupla Superfície CALM DS e a Mesa Rotativa Acumuladora.

Confira os testes, as soluções e os equipamentos da Cetro e encontre o maquinário ideal para o seu negócio! Afinal, mais do que soluções, a Cetro é especialista em tornar sonhos em realidade!


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