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Entenda como as empresas e o consumidor enxergam a relação entre marketing verde e o consumo consciente e confira os maquinários Cetro ideais para estar um passo à frente no mercado.

O debate sobre o marketing verde nas empresas tem se tornado cada vez mais urgente na atualidade, seja nos ambientes corporativos ou na sociedade civil. A consciência dos empreendedores e da população mundial passou a ser mais inovadora e responsável. Buscando soluções menos agressivas ao meio ambiente e que atendam as novas legislações.

Tendo em vista a sensibilidade ambiental, os empreendedores aproveitam novas oportunidades de negócio, respeitando o meio ambiente. Um exemplo dessas soluções, as estratégias de Marketing Verde são cada vez mais utilizadas nas organizações.

A Cetro valoriza os benefícios ambientais de produtos e serviços aos parceiros e à sociedade. Por isso, possui máquinas que reduzem desperdícios de matérias-primas, a fim de contribuir com o menor impacto ambiental possível na produção de seus clientes.

Confira, neste artigo, o conceito de Marketing Verde e conheça as soluções Cetro que podem ajudar sua empresa nessa jornada de sustentabilidade.

Mais responsabilidade social

Informada e preocupada com temas relacionados ao meio ambiente, a população brasileira está cada vez mais atuante em prol da sustentabilidade. O brasileiro está atento ao comportamento das empresas ao tomar decisões sobre o consumo consciente de produtos e serviços. De acordo com a 8ª edição do Observatório FEBRABAN – Pesquisa FEBRABAN-IPESPE.

Segundo o levantamento do Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). O consumidor passa a avaliar que o mais importante para uma empresa e para o poder público é adotar práticas de sustentabilidade.

“Entender como o brasileiro percebe o conceito de ESG ajudará governos e empresas a orientar suas ações, ressaltando-se que a agenda da sustentabilidade transborda as questões ambientais e se estende aos aspectos social e ético.” Isaac Sidney, Presidente da FEBRABAN.

Conforme o Presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisa Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE). Esse levantamento demonstra a relevância da pauta para a opinião pública. Reforçando pesquisas anteriores que mostravam que 74% dos entrevistados tinham muito ou algum interesse pelo tema. Além dos 78% que se disseram pouco ou nada satisfeitos com os esforços empreendidos no país nesse campo.

O compromisso de uma organização com o ecossistema passou, portanto, a ser um dos fatores mais considerados na jornada de compra do consumidor.

Marketing Verde: consumo consciente

Com o aumento de desastres naturais, mudanças climáticas e esgotamento de recursos do planeta. Adotar um comportamento sustentável passou a ser uma necessidade, não apenas das pessoas, mas também das corporações. É nesse contexto que entra a implementação do Marketing Verde nas empresas.

A American Marketing Association define Marketing Verde como o esforço para produzir, promover, embalar e recuperar produtos de maneira responsável, seguindo diligências ecológicas. Em poucas palavras, o Marketing Verde compreende estratégias empresariais pensadas para valorizar os benefícios ambientais e sustentáveis dos seus produtos.

De forma geral, direta ou indiretamente, oferecer produtos com o mínimo de efeito negativo ao meio ambiente, traz vantagens competitivas e favorece o consumo sustentável.

Assim, o Marketing Verde procura encontrar maneiras de se conectar com os consumidores e dizer, através de meios adequados, que a empresa é responsável ecologicamente.

Quer saber mais sobre o que as novas tendência da indústria para os próximos anos? Confira nossa matéria “O que esperar da indústria para os próximos anos?

Reciclando estratégias

Existe algumas formas simples de implementação de estratégias de Marketing Verde para a adequação às práticas sustentáveis. Veja, a seguir, algumas ações que o seu empreendimento pode aderir:

  • Economize no consumo de água e energia;
  • Pense em formas de aumentar a durabilidade dos seus produtos;
  • Apoie causas, campanhas e ações voltadas à conscientização ambiental;
  • Considere alternativas eco-friendly para seus produtos, como embalagens de material reciclável ou menos poluente;
  • Invista em energia limpa e renovável.

O reflexo dessas mudanças na empresa é sentido por toda a cartela de clientes e pela comunidade que ela está inserida. Na Cetro, a energia limpa e renovável é uma de suas estratégias de Marketing Verde.

Em parceria com a Witzler Energia, a Cetro deu mais um passo em direção a um ecossistema empresarial alinhado com as melhores práticas de sustentabilidade. Recebendo, em novembro de 2022, um certificado internacional pelas boas práticas de consumo consciente na empresa.

Além disso, a Cetro possui equipamentos e soluções que reduzem desperdícios de matérias-primas e perdas de produtos na linha de produção. É o caso da Dosadora Automática para Pós com Esteira e Abastecedor FLG1000.

Esta máquina contém um motor dosador de produto que, através de um sensor de nível, controla a quantidade de produto armazenado no funil. Bem como um misturador em seu interior que impede o acúmulo de produto.

A FLG1000 pode ser utilizada em conjunto com outros equipamentos para a produção em pequena ou grande escala, sendo versátil para diversos segmentos da indústria. Saiba mais sobre esta solução Cetro no vídeo abaixo:

Crescimento no Mercado Sustentável

As embalagens verdes, categorizadas como recicláveis, reutilizáveis e degradáveis, estão em crescimento devido às inquietações e preocupações ambientais da sociedade civil. Segundo a pesquisa da Grand View Research, espera-se que o mercado global de embalagens verdes atinja US$ 441,41 bilhões até 2028. Bem como que o CAGR – Compound Annual Growth Rate seja de 6,1% de 2020 a 2028.

De acordo com o relatório, é provável que esse crescimento atinja o Setor de Alimentos e Bebidas nos próximos anos. Visto que os empreendedores do setor estão mudando suas embalagens plásticas para papel ou materiais compostáveis, alternativa complementar à reciclagem. Além do segmento de alimentos, a área da saúde também será afetada com a previsão de crescimento da Indústria Farmacêutica.

Dessa forma, a tendência crescente de hábitos ecologicamente corretos está levando a adoção de embalagens verdes em praticamente todos os setores. Por fim, o estudo reforça que nas próximas décadas, as embalagens não sustentáveis vão se tornar obsoletas, já que a maioria das embalagens será reciclada.

O futuro com as máquinas Cetro!

Planejar os passos seguintes no Setor Industrial é permitir que as corporações consigam ter decisões favoráveis ao mercado e positivas ao meio ambiente. Neste sentido, a Cetro Máquinas está um passo à frente, oferecendo ao mercado equipamentos que auxiliam a responsabilidade ambiental na linha de produção de seus clientes.

Confira, abaixo, algumas opções de equipamentos Cetro que são perfeitos na otimização de qualquer produção com responsabilidade ecológica!

Fechadora de Caixas com Tração Inferior e Superior FXJ 6050 – 75 mm

Como resultado do desperdício de matérias-primas, a Cetro desenvolveu a Fechadora de Caixas com Tração Inferior e Superior FXJ 6050 – 75 mm. Assim ela proporciona altos índices produtivos e com economia de até 48% em fitas adesivas e outros materiais.

Com finalidade de fechar caixas com rapidez e agilidade, este equipamento é versátil e adaptável a todos os tipos de produção. Ele foi desenvolvido para selar caixas com fitas adesivas na parte inferior e superior da caixa.

No vídeo abaixo, você acompanha o funcionamento de uma das revoluções Cetro em selagens de caixas:

Seladora em L Automática QL6025

A Seladora em L Automática QL6025 é uma máquina segura que evita riscos em toda sua operação, sem desperdícios de insumos e matérias-primas. Portanto quando identificado o dano, o equipamento interrompe seu ciclo imediatamente.

A máquina da Cetro possui barra de selagem lateral e vertical, o que abrange diversos tipos de produtos e tamanhos de embalagem. Este modelo é um equipamento altamente tecnológico e pode ser utilizada, principalmente, em indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas.

Confira, abaixo, como a Selador em L Automática QL6025 funciona:

Envasadora de Pastosos Automática em Linha 100-1000 ml com 4 Bicos NR12

A Envasadora de Pastosos Automática em Linha 100-1000 ml com 4 Bicos NR12 contém uma cabine de proteção para evitar acesso as partes móveis do equipamento durante seu funcionamento. Contemplando a Norma Regulamentadora número 12 (NR 12) que possui exigências quanto a segurança do trabalho na operação de máquinas.

Desenvolvido para o envase automático de produtos pastosos, a Envasadora da Cetro foi pensada para atender a demanda de linhas de produção que precisem do envase de produtos em escala.

Assim o controle do volume a ser envasado é feito através de ajustes simples e intuitivos, o que faz da Envasadora Automática a mais versátil do mercado.

A experiência da Cetro e o impacto ambiental positivo

Em suma, as questões sobre a responsabilidade das corporações frente ao impacto de seus produtos no meio ambiente fazem parte de um futuro muito próximo.

Entender as responsabilidades de sua empresa para com o cenário ambiental é um ponto positivo para o melhor desenvolver de seu negócio. A fim de alcançar o sucesso com as novas diretrizes dos consumidores.

Faça parte desse futuro com as soluções Cetro! Veja nossas opções de inovação clicando neste link. E continue acompanhando o Blog da Cetro para conferir mais dicas, tutoriais e conteúdos elaborados para transformar seu negócio em 2023!

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