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Invista no Brasil das Massas: otimize sua produção e seu empreendimento com o apoio dos equipamentos Cetro para o Mercado de Massas nacional!

A lasanha e o macarrão estão entre as três comidas preferidas da população brasileira. Mais do que uma especulação a olhos vistos, a predileção foi comprovada pela pesquisa “Todos à Mesa: Alimentos que fazem História” de 2019.

Atrás somente do tradicional arroz com feijão – cujo primeiro lugar corresponde a preferência de quase um terço da população – massas dos mais variados tipos, funções e apresentações fazem parte do cotidiano nacional há mais de 100 anos!

Por isso, a Cetro disponibiliza aos produtores e empresários brasileiros inúmeros maquinários para a otimização do Mercado de Massas nacional, seja para auxiliar o processo produtivo e o embalo ou então para a manipulação e o preparo do alimento ao consumidor final.

Com o apoio de profissionais especializados, encontre o equipamento ideal para a sua participação na cadeia produtiva de massas! Confira as expectativas e as inovações do segmento e conheça as máquinas que auxiliarão a otimização de seu negócio!

Encontre a solução capaz de elevar sua competitividade!

O Mercado de Massas Brasileiro

Presente em 99,7% dos lares brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o consumo de massas no Brasil faz parte do cotidiano e da cultura nacional.

O início da cultura de consumo de massas no país, segundo levantamentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), iniciou-se com o fluxo de imigrantes italianos a partir de 1870. Focados em colônias no sul e sudeste, a cultura se espalhou por todo o Brasil, transformando a culinária local.

Atualmente, existem mais de 60 formatos de massas comercializados por todo o território nacional, conforme o estudo “Massas Alimentícias Industrializadas: Nutrição com praticidade e Sabor” do ITAL. Esses produtos são a base de um mercado que anualmente movimenta cerca de R$ 11 bilhões em mercadorias e toneladas de insumos consumidos.

Em 2020, segundo o anuário da ABIMAPI, o consumo de massas alimentícias girou em torno de 1,1 milhão de toneladas. Dessas massas, 80% correspondiam a massas secas, 14,6% massas instantâneas e 4,5% massas refrigeradas.

A média de consumo individual, no entanto, gira em torno de 6 kg por mês, conforme explica o estudo acima. De maneira direta, corresponde a aproximadamente 200 g por dia. Segundo especialistas do ITAL e da ABIMAP, esse número demonstra o potencial de crescimento do Mercado de Massas brasileiro, uma vez que o valor está abaixo das médias de consumo internacionais.

Entre viagens e culturas: a história das massas no país

A presença das massas alimentícias no Brasil segue a lógica de uma prática que remonta a história da alimentação humana. Introduzido nas mais diferentes regiões do planeta por rotas comerciais, invasões, imigrações e tantas outras formas de contato; atualmente, o consumo desse gênero de alimentos é parte da cultura alimentar global – aponta a publicação do ITAL.

No entanto, há de se destacar as variações de preparo, formato e acompanhamentos existentes. Nesse contexto, a versatilidade gastronômica e o valor nutritivo das massas aliam-se à conveniência e à economicidade, tornando-as parte da dieta cotidiana do planeta, afirma o estudo.

No Brasil, a situação não difere, uma vez que o consumo de massas segue em nível continental. No entanto, analisando os dados brasileiros, a pesquisa da Kantar World Panel revelou que o consumo não é homogêneo.

O Norte e o Nordeste brasileiro representam 38,2% do total de vendas; já o estado de São Paulo responde sozinho por 20,5%, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro por 19,7%; a região Sul registra 15,6% do consumo de massas nacional e, por fim, o Centro-Oeste brasileiro atinge somente 6,1%.

Além do destaque no consumo de massas, São Paulo é a 2ª cidade que mais consome pizzas no mundo! Quer saber como agregar valor e reduzir custos produtivos na sua pizzaria com máquinas automáticas? Confira a última matéria do Blog Cetro!

A publicação “Changing food trends fuel pasta popularity” do The Food Institute aponta a inclinação dos consumidores em mesclar receitas clássicas com culinárias de outras etnias, em uma demonstração de interesse pela diversificação de sabores e a busca por uma alimentação mais saudável, visando maior qualidade de vida e saúde.

Entre as possibilidades de diferenciação do setor destacam-se o frescor, a autenticidade e a novidade, de acordo com o relatório do The Harman Group (2017). Essas características são fundamentais para consumidores que buscam adquirir massas de qualidade superior. No mercado brasileiro, aponta a publicação do ITAL, essa linha de aquisição voltada a produtos frescos de alta qualidade, estimula o lançamento de massas refrigeradas com apelo gourmet!

A otimização do Mercado de Massas com apoio dos maquinários Cetro

Em São Paulo, a empresária Marcia Regina encontrou o maquinário ideal para otimizar as produções de seu empreendimento: a Seladora a Vácuo Comercial Automática com Reservatório da Cetro. À frente da Dom Filipe Massas Artesanais, a empreendedora descreve a máquina como “simples, fácil e muito econômica!”

Confira o quadro “Sua História com a Cetro” para conhecer a jornada de consumo da empresária paulistana na filial Cetro de São Paulo. Saiba como foi a experiência de Márcia na compra de seu segundo equipamento com a empresa!

Uma solução versátil, esse modelo de Seladora Cetro sela os mais diversos insumos de maneira prática e eficiente. Ideal para potencializar os negócios, a Seladora a Vácuo Comercial Automática com Reservatório da Cetro auxilia a todos que visam iniciar a profissionalização de seu empreendimento ou então organizar seu cotidiano doméstico.

Sua selagem a vácuo assiste o preparo de receitas diversas, uma vez que deixa os temperos em conserva, otimizando a introdução de sabores e fragrâncias nos alimentos!

Gostos, preferências e diferenciações: as estratégias competitivas!

De modo geral, as massas secas são as preferidas dos brasileiros, correspondendo a 81,3% do consumo de massas no país, conforme dados da ABIMAPI. Dentre as variações desse qualidade estão: massas tradicionais, de sêmola, integrais, grano duro e com ovos.

Para Claudio Zanão, Presidente da Associação, o fato de mais de 57% da população ter o espaguete como tipo de massa preferido é uma infelicidade: “E digo infelizmente porque temos mais de 60 tipos diferentes (de massas)”, declarou em entrevista à Agência Brasil.

O foco nacional no espaguete causa, de um lado, uma maior competição entre os produtores dessa variedade, que precisam destacar seu produto, seja por meio da diferenciação ou pela redução de custos produtivos. Do outro lado, produtores de outros tipos de massas precisam conquistar o mercado, tanto em nível individual – consumidor a consumidor – quanto em larga escala.

Em dúvida quanto às Estratégias de Inovação e Competitividade? Conheça os projetos e as máquinas personalizadas da Cetro e encontre as soluções ideais para aperfeiçoar a produtividade e a rentabilidade de seu negócio!

Dentre as tendências que vem se destacando, segundo o ITAL, está a valorização de produtos “artesanais, naturais e sem aditivos artificiais”. Ou seja, àqueles com fórmulas simplificadas, de menor quantidade de ingredientes e mais familiares aos consumidores.

A partir de Pardinho, uma cidade no interior paulista há 200 km da capital, Demetrius e Simoni Perrucci criaram o empreendimento Perrucci Pasta & Basta. O encontro da cultura com a culinária levou o casal a investir na produção de massas frescas e artesanais.

Desse modo, os empreendedores uniram fatores-chave para consumidores em seu negócio, como a autenticidade, a regionalidade e a qualidade. Características que carregam fortes significados para o mercado, conforme aponta o relatório da empresa The Hartmann Group (2017).

Segundo Simone, o investimento em maquinários Cetro vem justamente para apoiar a padronização, a higiene e a qualidade no embalo de suas mercadorias. Para a empreendedora o objetivo está focado em transmitir uma maior confiança aos clientes por meio da selagem a vácuo.

Comunicando-se com os clientes da melhor forma

A segurança dos produtos aparece sempre unida a comunicação em relação à importância de uma embalagem, especialmente quando se trata de produtos do ramo alimentício. Por isso, a Cetro conta com os melhores equipamentos do mercado para empacotar, datar e rotular suas massas!

Aproveite maquinários como o Datador Inkjet Automático Contínuo, cujo processo automático possibilita a otimização produtiva de empreendimentos dos mais diversos portes!  Uma das operações mais simples da linha, essa solução possui processos de manutenção e configuração intuitivos e práticos.

Com o apoio desse equipamento, empreendedores de todo o país facilitam seus processos produtivos com uma operação extremamente simples, que permite a inserção das mais diversos dados em suas embalagens!

Fotografia do Datador Inkjet Automático Contínuo da Cetro, exemplificando soluções disponíveis para a otimização do Mercado de Massas.
Com o Datador Inkjet Automático Contínuo da Cetro, empreendedores do Mercado de Massas garantem praticidade na impressão de diferentes dados em suas embalagens. (Créditos: Comunicação/CETRO)

Na mesma lógica de otimização, há também modelos como a Rotuladora Pneumática com Datador, cujo trabalho é altamente indicado para rotular embalagens e superfícies planas não cilíndricas. Essa máquina realiza a colocação do rótulo com precisão milimétrica. Consulte a equipe de profissionais da Cetro e agende um teste nesse equipamento!

Além do mercado nacional, a produção de massas alimentícias brasileiras movimenta em larga escala o comércio internacional, especialmente no Continente Americano. Segundo dados da Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized, os principais parceiros do país são os Estados Unidos e a República Dominicana!

Por isso, invista em qualidade, padronização e segurança na hora de datar, embalar e finalizar os seus produtos!

As oportunidades do Mercado de Massas brasileiro!

Olhando de longe, uma média de 6 kg de consumo mensal de massas por indivíduo pode parecer muito. Porém, quando se coloca na ponta do lápis, a possibilidade de crescimento chega a espantar: italianos, por exemplo, chegam a comer 26 kg por pessoa, segundo dados do ITAL.

Nos países vizinhos, a média de consumo é próxima, mas ainda assim maior que a brasileira: 12,3 kg na Venezuela, 8,3 kg no Peru e 7,9 na Argentina. Segundo o Instituto, as diferenças se devem aos hábitos alimentares tradicionais de cada país.

Como explica a publicação do ITAL, além da reformulação de produtos tradicionais e lançamentos do mercado de máquinas, a colaboração entre o Ministério da Saúde e produtores de massas no Brasil também auxilia a saúde dos consumidores.

Nesse contexto, para garantir a higiene e a conservação dos mais variados insumos, a selagem a vácuo é uma das melhores opções do mercado. Mas você já pensou em trabalhar com a versão ATM?

A Seladora a Vácuo Automática Industrial com Bico de Sucção e ATM CNVS 500 T é uma solução plural e de fácil utilização! Com esse equipamento, o produtor consegue selar a vácuo e, ao mesmo tempo, realizar a injeção de atmosfera modificada. Esse processo de selagem estende a vida útil do produto, melhora sua apresentação no mercado e agrega valor as mercadorias!

Está em dúvida quanto a melhor Seladora a Vácuo para o seu negócio? Confira o vídeo abaixo e conheça melhor os diferentes processos a vácuo oferecidos pelos maquinários Cetro!

Otimize sua produção com maquinários ideais para suas necessidades

Gasta-se com macarrão no Brasil, isso é um fato em todas as regiões, estados e classes econômicas da população brasileira. No entanto, o consumo é feito em casa. Segundo dados da ABIMAPI e da Organização Mundial de Pasta (IPO), é no lar que a população do terceiro maior produtor de macarrão do planeta gosta de comer!

Conforme explica o Presidente da Associação: “Onde se gasta mais com macarrão é dentro de casa, talvez pela aceitação, pela praticidade em prepará-lo ou por ser um produto nutritivo também”, comentou Claudio Zanão à Agência Brasil.

O consumo doméstico, no entanto, pode ser uma boa oportunidade de inovação e empreendimento!

Em Minas Gerais, o empreendedor Jivanildo não pensou duas vezes em incorporar novos serviços e possibilidades de compra ao seu negócio durante a pandemia de Covid-19. Com o apoio da equipe mineira da Cetro, o empreendedor adquiriu uma Seladora a Vácuo para otimizar sua produção de pizzas congeladas!

Pensada para pessoas que queiram guardar, levar para sítios ou manter no congelador para comer a hora que desejar, conforme explica o profissional, as pizzas de seu empreendimento contam agora com um processo que assegura a integridade e a higienização da mercadoria!

Confira a experiência de Jivanildo na unidade belo-horizontina da Cetro e faça você também uma teste nas soluções da empresa! Encontre o maquinário ideal para a sua produção e aproveite as oportunidades de crescimento do Mercado de Massas nacional!

Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

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