Invista em inovações para a produção do iogurte nacional!
Otimize a produção do iogurte brasileiro com apoio dos maquinários Cetro!
Consumido por todo o planeta, o iogurte é um dos mais antigos produtos do mercado de laticínios desenvolvido pela humanidade há milhares de anos – conforme aponta a revista Iogurtes Industrializados da série Alimentos Industrializados 2030 do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).
Como explica a entidade de pesquisa comercial, Mordor Intelligence, esse mercado em significante crescimento vem acompanhada de consequências específicas. Dentre elas: a expansão dos produtos tradicionais, já conhecidos pelo consumidor, e o fortalecimento da busca por diversificação, afirma o artigo “Aceitação e Preferência de Iogurte Tradicional e Iogurte Sem Lactose” da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).
Nesse sentido, o segmento segue inovando, com a apresentação de novos sabores e o desenvolvimento de embalagens ergonômicas que atendem às necessidades de clientes e às demandas por mercadorias mais saudáveis.
De acordo com o artigo “Hábitos e Tendências de Consumo” do ITAL, 27% dos brasileiros consomem diariamente iogurtes. Segundo a publicação, a popularidade da mercadoria pode ser atribuída ao reconhecimento dos consumidores quanto à eficácia dos seus benefícios à saúde.
Nesse cenário, o papel da Cetro é facilitar a otimização e o aumento da produtividade do mercado de iogurte nacional! Por isso, confira, nesta matéria, alguns dados sobre o segmento e os maquinários que auxiliarão os produtores nacionais a partirem na frente na corrida por competitividade!
Conheça os equipamentos ideais para fortalecer sua jornada de transformação tecnológica e não perca a oportunidade de aprimorar a produção do iogurte brasileiro!
Da antiguidade a Inovação: a produção do iogurte no século XXI
A produção de iogurte é discussão séria. Conforme aponta o artigo da Unilago, dentre as características para a designação de um iogurte está a presença de culturas vivas – que têm efeito antibiótico, combatendo inflamações – e vitamina A – que age na saúde da pele, visão, unhas e cabelos.
Além disso, explica a pesquisa, esse tipo de produto pode ainda combinar frutas, cereais, mel e, com isso, atender o anseio dos clientes por novos sabores e versões, em um processo de inovação de marketing. Além de agregar valor à mercadoria com a adição de insumos naturais.
O anúncio dessas informações é um ponto estratégico na comunicação com o consumidor. Afinal, dentre as estratégias de competitividade e diferenciação está a regionalização de um produto, ou seja, a tática de informar o consumidor sobre a origem e os processos produtivos ligados à mercadoria-final.
Segundo a pesquisa “Top Ten Trends for 2020 Latin America”, realizada pela Innova Market Insight, as expectativas dos consumidores quanto à responsabilidade ambiental das empresas estão elevadas. Cerca de 76% dos consumidores mexicanos e brasileiros, por exemplo, esperam que as empresas invistam em sustentabilidade. Nesse sentido, tanto o investimento em táticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) quanto em ações de Sustentabilidade Empresarial (SE) beneficiam a empresa junto aos clientes.
Para se ter um escopo do consumo de iogurte no país, em 2020, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) entrevistou mais de cinco mil brasileiros consumidores de leite e seus derivados, como o leite pasteurizado e UHT, leite em pó, fermentado, creme de leite, iogurte e outros.
Ao final do estudo, que visava avaliar as transformações dos comportamentos durante a pandemia de Covid-19, 97% dos entrevistados apontaram o queijo como o produto lácteo mais consumido. Para além dele, 89% declararam o iogurte – que ficou em quarto lugar.
Customizando e otimizando a produtividade brasileira
Em parte, a demanda pelo iogurte baseia-se em um contínuo processo de inovação e disponibilidade de novos sabores aos clientes – movido, inclusive, pela vasta biodiversidade produtiva de países como o Brasil.
No entanto, como aponta o estudo “A importância do conceito Clean Label no consumo de Leites Fermentados: uma pesquisa de mercado” (UFRGS), a frequente busca por saúde e qualidade de vida leva as pessoas a se preocuparem com o valor nutricional dos produtos que consomem.
Por isso, a compra de alimentos torna-se cada vez mais um processo de tomada de decisão, em que os rótulos são analisados criteriosamente pelos consumidores e os produtos são comparados com os de outras marcas, explica a pesquisa da Engenheira de Alimentos Kelly de Moura.
Nesse contexto de alta competitividade, investir em maquinários ideais para facilitar a produção do iogurte é essencial para o empresário que busca se destacar e fortalecer seu negócio. Por isso, conheça a Envasadora Rotativa Automática de Copos XBG-1000L da Cetro!
Por meio do vídeo abaixo, entenda os benefícios que ela poderá trazer ao seu empreendimento. A começar, como explica Leonardo Mello, CEO e fundador da Cetro, a redução dos custos de produção! Afinal, além de um maquinário extremamente inteligente, essa solução envasa líquidos e pastosos, sendo responsável também por dosar, selar e lacrar as embalagens em copos em único processo automático.
Confira as otimizações que um equipamento personalizado proporciona a um empreendimento e entre em contato com os profissionais da Cetro para otimizar a produção do iogurte brasileiro! Como coloca Léo Mello: “para você que está pesquisando uma máquina mais customizada ou uma máquina que você não sabe se existe – realmente, pode não existir, mas a gente faz para você!”
Os impactos da pandemia na produção do iogurte nacional
A pandemia de Covid-19 teve um impacto positivo para a produção de iogurte, não só em uma escala nacional, mas também global. Conforme explica o relatório “Mercado de iogurte – crescimento, tendências, impacto do Covid-19 e previsões (2023-2028)”, da Mordor Intelligence, os benefícios funcionais do iogurte para a saúde fomentaram o aumento da demanda, uma vez que pessoas por todo o planeta buscaram se alimentar melhor durante a pandemia.
Na mesma lógica, alimentos ricos em gordura, sal, açúcar e que possuem aditivos químicos são cada vez mais evitados pelos consumidores – conforme explica a pesquisa da UFRGS. Além disso, atualmente, cerca de 42% dos consumidores por todo o mundo costumam verificar os rótulos dos produtos em busca de aditivos e conservantes no momento da compra, completa o estudo.
Nesse contexto, nasce o movimento Clean Label (“rótulo Limpo” em tradução livre), que visa facilitar a compreensão do consumidor a respeito das informações dos rótulos das mais diversas mercadorias. No entanto, como aponta o estudo gaúcho, a definição exata da tendência ainda é incerta, fazendo com que diversos conceitos sejam incluídos na classificação.
A pesquisa aponta, por exemplo, que alguns termos, ligados à ideia de “saudabilidade”, como “natural”, “simples” e “orgânico”, são mais considerados pelos consumidores e, por isso, estão cada vez mais presentes nos rótulos. O termo “natural”, por exemplo, relaciona-se com a lógica de Clean Label e transmite a ideia de que o alimento é “fresco, simples e menos processado”, de acordo com o estudo.
Comunicação eficiente: Datadores e Inkjets Cetro
Dada a importância da comunicação com o consumidor, investir em soluções que datem e rotulem de maneira prática, facilitando e otimizando o diálogo e, consequentemente, a vantagem competitiva, pode fazer a diferença no fortalecimento de uma marca no mercado.
Pensando nisso, a Cetro oferece aos produtores do iogurte nacional, equipamentos desenvolvidos para as mais diversas escalas produtivas, atendendo diferentes demandas. Os micro e pequenos empreendimentos, por exemplo, podem se beneficiar de soluções iniciais como o Datador Manual– um modelo ágil e prático, cuja nítida e inviolável impressão é feita por termotransferência.
Para empreendimentos de maior demanda, a Cetro oferece maquinários inteligentes e com todo o suporte técnico necessário para sua operacionalização; desde soluções conjuntas, como a Seladora Automática Contínua com Datador Inkjet Integrado Horizontal CASM 900 IP, até mesmo equipamentos únicos como o Datador Inkjet capaz de se acoplar ao final dos processos de produção em inúmeros tipos de equipamentos.
Essas soluções são ideais para os empreendimentos cujo objetivo é entregar aos consumidores uma comunicação expressiva e direta. Afinal, como aponta a pesquisa da Innova Market Insight, cada vez mais os consumidores buscam rótulos informativos e transparentes – visando entender os benefícios da mercadoria, seu processo produtivo e a origem de seus ingredientes para realizarem “a melhor escolha na hora da compra”.
Por fim, a pesquisa destaca ainda que 3 em cada 5 pessoas que participaram do estudo salientaram que a história das marcas influencia em sua decisão de compra. Comprovando, assim, a importância de fortalecer uma boa atuação, presença e reputação junto aos consumidores.
Táticas e Estratégias competitivas para o mercado de iogurte nacional
Outro fator de impulsão para as táticas de inovação e diferenciação empregadas na produção do iogurte nacional está relacionado a uma profunda mudança nas tendências de alimentação global. Inclinações, por exemplo, como o crescimento da detecção de pessoas intolerantes a lactose ou mesmo do aumento de dietas veganas.
No Brasil, conforme explica o artigo da Unilago, o núcleo de produtos com baixo teor de lactose ainda é pouco explorado; no entanto, há cerca de 58 milhões de pessoas que sofrem de baixa absorção ou intolerância à lactose. Destaca-se ainda que as pessoas que não possuem intolerância também podem consumir produtos zero lactose, uma vez que são digeridos facilmente por qualquer organismo.
De modo geral, na visão do público, não há diferenças significativas entre iogurtes tradicionais e aqueles sem lactose, aponto o estudo. Após uma análise comparativa, os consumidores não verificaram grande variação no que tange ao sabor, à cor ou à textura dos iogurtes.
Ao final da pesquisa, em relação à preferência, entretanto, 56% optaram pelo iogurte tradicional (com lactose) e 44% pelo iogurte zero lactose.
Pensando nas oportunidades de crescimento e expansão no mercado de iogurtes brasileiro, abraçar os benefícios da automatização – como a redução do tempo de produção e o desperdício de insumos – significa dedicar-se ao processo de se tornar mais competitivo.
A introdução de novas tecnologias que agilizem o processo produtivo é um exemplo. Tecnologias como a compacta e precisa Envasadora de Produtos Pastosos 100-1000 ml da Cetro, uma solução higiênica capaz de atender demandas de pequenos, médios e grandes negócios.
Automatização e Envase Inteligente
Saúde, mobilidade e conveniência são, segundo o relatório da Mordor Intelligence, algumas das principais demandas de um consumidor entre os aspectos a serem atendidos pelos iogurtes. Nesse caso, destacam-se bebidas de iogurte cuja embalagem não necessitam de colher ou derivados.
Isso mostra a importância que a apresentação e o formato de uma mercadoria têm para a solidificação de um produto no mercado e na necessidade de pensar, de maneira conjunta, na capacidade atrativa, de conservação e proteção de uma embalagem.
Nesse contexto, leva-se em consideração também a estratégia competitiva adotada, uma vez que embalagens plásticas, por exemplo, auxiliam na diminuição de custos ao mesmo tempo que possuem uma grande flexibilidade de aplicação. Por outro lado, envasar uma mercadoria em embalagens de vidro pode servir como um atrativo a clientes que buscam produtos exclusivos e com maior valor agregado.
Na Cetro, o empreendedor brasileiro conta com o apoio de profissionais especializados em desenvolver exatamente o que o cliente precisa – de uma customização específica a uma linha personalizada!