Almoço Italiano na matriz da Cetro!
Confira a celebração da culinária ítalo-brasileira no almoço especial de abril!
Em 2023, o Brasil comemora 149 anos do início da migração italiana para terras nacionais! O registro remonta à chegada do navio La Sofia ao Porto de Vitória – ES, na Expedição de Pietro Tabacchi em 21 de fevereiro de 1874. A embarcação, que trouxe 388 italianos ao território brasileiro, marca o início de um processo de migração massivo que transformou a identidade, a cultura e a culinária brasileira!
Segundo o IBGE, atualmente, há cerca de 30 milhões de brasileiros com ascendência italiana por todo o país. O que, de acordo com dados da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), coloca o Brasil no topo dos países com mais descendentes de italianos no mundo.
O fluxo migratório ítalo-brasileiro, durante os séculos XIX e XX, integrou-se à cultura nacional de tal forma que, passados mais de 100 anos, é possível sentir com facilidade sua influência seja na língua ou no prato do dia a dia! Em especial no sul e sudeste do país, onde se fixaram a maioria dos imigrantes italianos, é fácil encontrar um prato com uma conexão italiana, como pizzas ou pratos à parmegiana.
Com unidades no interior e na capital de São Paulo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro – a Cetro não foge da influência desse processo migratório – seja pela participação da comunidade italiana na construção de Belo Horizonte, nas fortes tradições ítalo-paulistas ou ainda nos registros do Museu de Imigração da Ilha das Flores, no Rio de Janeiro!
Sempre visando promover um ambiente de trabalho seguro, saudável e cada vez mais produtivo, na última sexta-feira, 28 de abril, os profissionais da matriz bauruense da Cetro aproveitaram um almoço especial em celebração a culinária italiana! Entre os pratos selecionados estavam diferentes tipos de massas, da lasanha ao farfalle, acompanhados de polpetones.
Ao final da refeição, os colaboradores aproveitaram ainda uma típica engenhosidade e colaboração ítalo-brasileira: a Palha Italiana! Você sabia que ainda que o nome da iguaria remonte ao país europeu, o doce foi inventado no sul do Brasil? A criação se deu quando imigrantes italianos uniram a receita de salame di cioccolato ao brigadeiro tipicamente brasileiro, conforme explica o portal Food Connection.
Reforçando o comprometimento com uma alimentação saborosa e equilibrada, a equipe de especialistas da Nutrisaude proporcionou novamente uma refeição balanceada e rica em nutrientes e cultura aos profissionais Cetro; criando mais um ambiente para a integração e a conexão no cotidiano da empresa!
Para saber mais sobre o processo de migração italiana ao Brasil e os impactos na cultura e culinária nacional, acesse a página do Museu da Imigração do Estado de São Paulo!
Confira as fotos do desse momento especial do #teamcetro: