Acesse a Loja

Entenda o crescimento do Mercado de Comidas Congeladas e conheça os maquinários ideais para investir no setor!

As comidas congeladas tornaram-se uma ótima opção para quem não dispõe de tempo ou não gosta de cozinhar, mas não renuncia a uma alimentação saudável e gostosa. Além disso, o congelamento é um ótimo método de conservação de alimentos a longo prazo, pois é capaz de manter sua cor, textura e, até mesmo, seu sabor original, afirma o estudo “Consumo de Alimentos Congelados por Indivíduos Frequentadores de Supermercados” (UNESC).

A crescente demanda por produtos alimentícios mais convenientes tem impulsionado o mercado de congelados. Um estudo realizado pela Kantar Worldpanel revelou que, na América Latina, 33% das pessoas consomem refeições congeladas no dia a dia. Sendo que pelos menos 20% dos brasileiros consomem alimentos congelados frequentemente, segundo a análise.

Na esteira de crescimento do setor, impulsionado pela mudança de perfil de consumo e a necessidade crescente por conveniência, investir em equipamentos que garantem o aumento de produtividade e agregam valor à mercadoria pode fazer toda a diferença para o seu negócio!

Nesta matéria, confira alguns maquinários Cetro capazes de transformar a participação do seu negócio no Mercado de Comidas Congeladas com a praticidade dos processos!

Congelados: uma nova tendência

Enquanto a pandemia de Covid-19 afetou diferentes setores industriais pelo mundo, o impacto foi bastante positivo para a indústria de alimentos congelados. Em 2020, o American Frozen Food Institute declarou que o setor teve um aumento de 21% nas vendas de congelados em relação a 2019.

A pesquisa “Tendências em Alimentação Saudável: Incluindo Impacto da Covid-19 – Brasil”, realizada pela Mintel com a participação de 1500 entrevistados, revelou que 16% consumiram comidas prontas, inclusive congeladas, em algum momento da quarentena.

Além disso, 21% dos participantes do estudo “Brasil Food Trends” – realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) em 2010 – afirmam que os alimentos congelados ou semiprontos são os produtos alimentares que mais despertam o seu desejo de consumo quando lançados ao mercado.

Nesse contexto, as novas demandas por produtos que sejam convenientes no preparo, no consumo e na forma de servir, leva a indústria alimentícia a realizar adequações ou propor inovações na produção de suas mercadorias.

“Descobrir o que o consumidor deseja ou redescobrir o que ele já descobriu pode ser considerado como o início de uma inovação”, afirma o artigo “Atitudes do Consumidor em Relação a um Produto Alimentar: Tendências do Setor de Alimentos Congelados”.

Consequentemente, diversos empreendimentos estão surgindo, entre os quais é possível destacar o comércio de alimentos funcionais – produtos sem adição de glúten e lactose, que estão se sobrepondo ao segmento dos produtos orgânicos – e de produtos vegetarianos e veganos, explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Saiba mais sobre a expansão das vendas de produtos congelados em nossa matéria!

Mais que agilidade, conveniência

De acordo com o relatório da Mordor Intelligence, “Mercado de Alimentos Congelados – Crescimento, Tendências e Previsões”, o setor pode sofrer um aumento de 4,3% na CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) durante o período de 2019 a 2024.

O levantamento explica que o mercado é impulsionado, principalmente, pelo aumento da renda disponível, a introdução de produtos com maior vida útil, o aumento da compra por impulso e a enorme demanda por produtos alimentícios congelados devido à rotina agitada dos consumidores.

Sobre esse cenário, a pesquisa “Brasil Food Trends 2020” (ITAL) revela que a busca por Conveniência e Praticidade é o foco que mais se destaca dentre os observados no consumo de alimentos. Segundo o estudo, os 34% de consumidores brasileiros que ressaltaram a tendência estão igualmente divididos entre as classes A, B e C.

Uma vez que, de modo geral, são consumidores que levam uma vida corrida e trabalham em tempo integral; segundo a pesquisa, esse público possui uma maior confiança em produtos industrializados que priorizem o sabor e a variedade, apresentando uma disposição para o aumento de compra dessas mercadorias.

Por isso, investir em equipamentos voltados ao prolongamento da vida útil dos alimentos é um dos pilares para o crescimento dos empreendimentos do setor. Seladoras a vácuo, por exemplo, são as melhores soluções para quem trabalha com alimentos congelados. Afinal, com a selagem a vácuo, os produtos ficam acondicionados dentro de sacos plástico com retirada de até 99% de ar, evitando o crescimento de fungos, bactérias e micróbios.

Um maquinário Cetro desenvolvido para agilizar e aumentar a produtividade de produtos congelados é a Seladora a Vácuo de Bancada VAC-PRO CCVS 240 B! Através de uma bomba de vácuo potente, a operação dessa solução é realizada de forma semiautomática, sendo necessário apenas inserir e retirar o produto da câmara. Confira seu funcionamento no vídeo!

Otimizando o mercado de comidas congeladas

Respondendo às necessidades melhoria e otimização dos processos produtivos, a Cetro possui equipamentos capazes de facilitar o trabalho, agregar valor à produção e garantir uma maior longevidade a sua mercadoria!

A Seladora a Vácuo de Dupla Câmara Industrial CCVS 400 DC é um equipamento desenvolvido para selar os produtos a vácuo de forma automática. Com sua dupla câmara de vácuo, a produção é otimizada, potencializando a produtividade de um negócio.

Além disso, ela possui ajustes intuitivos e simples de tempo e temperatura da selagem. Quer saber mais? Confira o vídeo abaixo!

Outro modelo capaz de agregar valor às mercadorias é a Seladora a Vácuo Vertical com Bico de Sucção CNVS 600 VSS! A potente bomba de vácuo desse equipamento é seu grande diferencial, uma vez que, além de realizar o processo a vácuo de retirada de ar da embalagem, ela faz a injeção de gás ATM.

Assista ao vídeo abaixo e acesse o link para saber mais sobre as especificações técnicas e os benefícios que esse equipamento pode trazer a sua empresa!

Na Cetro, você tem a certeza de encontrar o maquinário ideal para sanar a necessidade do seu empreendimento. Fora os equipamentos únicos, a Cetro também disponibiliza o serviço de desenvolvimento de projetos customizados para a automatização de linhas de produção.

Confira o novo Portal da companhia e encontre soluções que mudarão sua produção com a otimização dos processos. Seja um maquinário inicial ou uma linha industrial completa, os profissionais Cetro estão preparados para atender às carências dos empreendimentos brasileiros!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *