Acesse a Loja

Com grandes exportações anuais, confira o papel do açaí na bioeconomia nacional e saiba como otimizar os processos de envase de seu empreendimento!

Uma fruta tipicamente brasileira, o açaí – cultivado na região amazônica – é conhecido mundialmente por ser uma das fontes de alimento mais ricas em energia. Mas você sabia que o Mercado de Açaí não se restringe as cumbucas cheias de banana, granola e leite em pó vendidas no Sudeste?

O fruto é um símbolo da culinária paraense, consumido principalmente com peixe, charque ou farinha. Como aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a região norte do país concentra a maior parte da produção de açaí, com os estados do Pará e do Amazonas respondendo por 87,5% do total.

Seja no pote, no copo ou na tigela, o açaí já faz parte do plano alimentar de milhares de pessoas em todo Brasil. Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), o alimento está no topo dos cardápios de casas de suco, lanchonetes e até mesmo nas prateleiras de supermercados, com um crescimento de 15.000% nos últimos dez anos.

Nesse cenário de ampliação do mercado, não é de se estranhar que os produtores e a agroindústria do setor estejam em uma corrida competitiva para otimizar suas produções. Por isso, agarre a oportunidade de agregar valor à sua mercadoria! Conheça os maquinários especializados da Cetro e encontre o equipamento perfeito para transformar a produtividade do seu negócio!

O boom mundial do açaí

Segundo a definição da Conab, o açaí é um pequeno fruto arredondado de coloração escura, encontrado em cachos do açaizeiro – em seu nome científico “Euterpe Olerace”. A árvore é cultivada em terrenos de várzea, às margens dos rios, devido a sua necessidade de grandes quantidade diárias de água para desenvolver o fruto, explica a Companhia.

Inicialmente, o açaizeiro era valorizado economicamente por conta do comércio de seu palmito. Contudo, desde a década de 90, impulsionado pela chegada da cultura fitness, o consumo de seu fruto ganhou força pelas propriedades antioxidantes e seu alto teor energético, conforme explica a Conab.

Coletânea de tabelas e figuras com dados comparativos do Mercado de Açaí entre os anos de 2016 e 2018 no estado do Pará, coletados pelo IBGE.
Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados –Abrafrutas (2021).

Mais tarde, na virada do milênio, o comércio de açaí se estendeu para fora do norte do país. Hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de um milhão de toneladas de açaí são produzidas por ano, sendo que 95% desse volume vem do Pará.

De acordo com o Instituto, o estado não atende só o mercado interno, mas também representa mais de 94% das exportações mundiais. Passando de 41 toneladas em 2011 para 5.937 em 2020, sendo que, somente entre 2019 e 2020, tal crescimento ultrapassou a casa dos 50%, aponto o IBGE.

Além disso, segundo o Sindicado das Indústrias de Frutas e Derivados do Estado do Pará (Sindfrutas), o estado fica com cerca de 60% do açaí que produz, 35% vão para outras regiões do país, principalmente o Sudeste, e 5% vão para o exterior. Ainda assim, “a demanda pelo fruto, que é rico em antocianinas e tem alto valor energético, é enorme e a produção precisa aumentar”, afirma João Tome de Farias Neto, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental.

Raízes da produção: inovação e tecnologia

Segundo o estudo “Manejo de açaizais nativos: tecnologia social para elevação da produtividade de açaí nas comunidades ribeirinhas do município de Igarapé-Miri, Pará”, a cidade é conhecida como a “capital mundial do açaí”. Título recebido por ser um dos maiores produtores desse fruto no mundo, Igarapé-Miri é responsável por mais de 20% da produção mundial.

Além disso, segundo dados da Conab, o cultivo do açaizeiro representa 70% da fonte de renda da população ribeirinha do Pará. Tal feito provocou nos ribeirinhos o interesse em buscar inovação e técnicas de produção, “visando atender o aumento de demanda como uma alternativa de ampliação do rendimento da produção”, explica o estudo acima.

Nesse contexto, há de se fortalecer um ecossistema de crescimento e inovação capaz de apoiar o Mercado de Açaí. Por exemplo, o investimento em maquinários para todas as etapas da produção, com processos automáticos e contínuos – como o uso da Envasadora de Pastosos Automática em Linha da Cetro!

Desenvolvida para o envase automático de produtos pastosos, essa solução pode trabalhar em linhas de produção que necessitem do envase em larga escala. Além disso, ela é confeccionada com matérias de alto padrão de qualidade, garantindo total higiene e integridade aos produtos. Para saber mais, confira o vídeo e acesse o Portal Cetro!

Transformação e inovação no mercado de açaí

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo de açaí aumenta 15% a cada ano, com destaque para a região sudeste do país. Já no mercado externo, os maiores consumidores do açaí brasileiro são os Estados Unidos e o Japão, juntos os países importam mais de 90% do total, segundo dados de 2019, da Embrapa.

“No Brasil, (o cultivo do açaizeiro) é uma fonte de renda fundamental para os produtores da região Norte, principalmente a população ribeirinha. É uma cultura sustentável e a fruta, quando processada, agrega valor ao produto”, afirma o Presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Roberto Barcelos, à entidade.

Nesse contexto, os empresários nacionais que participam das mais diversas etapas da cadeia produtiva do Mercado de Açaí contam com os maquinários especializados da Cetro para otimizar suas negócios. Aproveitando, assim, equipamentos ideais para impulsionar a produção e agregar valor a suas mercadorias.

A Rotuladora Semiautomática de Dupla Superfície CSLM DS da Cetro, por exemplo, une alta tecnologia e padronização na aplicação de inúmeros modelos de rótulos em garrafas cilíndricas, planas, quadradas e até mesmo superfícies irregulares.

Pensando na finalização e proteção das embalagens, a Seladora de Indução Eletromagnética Refrigerada com Esteira utiliza um moderno processo que garante selagens eficientes, higiênicas e seguras por meio de um selo de vedação. Dessa forma, o frasco torna-se à prova de vazamentos e contaminações externas, proporcionando uma maior durabilidade ao produto.

Confira, abaixo, o funcionamento da Seladora e entre em contato com os profissionais especializados da Cetro para saber como esse equipamento pode transformar a apresentação da sua mercadoria!

Transforme a produção do seu negócio com a Cetro!

Acesse o Portal Cetro e encontre maquinários criados para transformar o Mercado de Açaí e elevar sua produtividade! Conte com soluções ideais para sua jornada de automatização e otimização dos processos de envase, dosagem, selagem, aplicação de rótulos e muito mais!

Além das máquinas específicas, a Equipe Cetro disponibiliza o serviço de desenvolvimento de projetos customizados! Dessa maneira, seja um maquinário inicial ou uma linha industrial completa, os empreendedores nacionais podem contar com soluções únicas e inovadoras para agregar valor as suas mercadorias e atingir seus objetivos produtivos.

Acompanhe o vídeo abaixo sobre a experiência do empresário Divino Silvano com a Equipe Cetro e conte, você também, com o apoio das tecnologias e soluções da companhia!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *