Garanta a segurança das embalagens de peixes no Brasil!
Assegure a integridade do mercado de pescados brasileiro com embalagens de peixes e frutos do mar invioláveis e o apoio dos maquinários Cetro!
O robusto desenvolvimento da piscicultura nacional envolve não só o aumento da produção e da profissionalização do setor – como destacam importantes estudos sobre a área – mas também a inovação e o aprimoramento de embalagens de peixes e frutos do mar íntegras e seguras.
A ampliação da necessidade de conhecer os hábitos dos consumidores desse setor levou à publicação de estudos como “O mercado de peixes da piscicultura no Brasil: estudo do segmento de supermercados”, desenvolvido pela Embrapa Pesca e Aquicultura.
Especialmente para compreender o papel dos agentes produtivos e da trajetória da cadeia piscicultora nacional – como exemplo, a consolidação dos supermercados como o principal canal de varejo de pescados pelo Brasil, conforme aponta o boletim.
Colocando em escala, o mercado de pescados brasileiro atingiu 880.355 toneladas em 2022. O crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior foi registrado pelo Anuário 2023 da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Nesse contexto, é importante agarrar as oportunidades de crescimento e saber como manter seu negócio um passo à frente da concorrência.
Com o apoio dos maquinários e das soluções de última geração da Cetro – seja para iniciar no mercado de pescados ou assegurar uma linha de produção completa – o empreendedor brasileiro garante os melhores modelos de embalagens de peixes e frutos do mar para o seu negócio!
Produção ou pesca? A aquicultura e o cultivo de pescados no Brasil
Ainda que estudos como a pesquisa “Produção de Pescados na Área de Atuação do BNB”, apontem as plenas condições brasileiras de elevar o país a um dos principais produtores de pescados, alavancando o mercado doméstico, o fato é que o Brasil ainda contribui pouco para a produção global de pescados.
No entanto, a estagnação da pesca marinha e continental, unida à ampla divulgação dos benefícios do pescado como alimento saudável, levou a aquicultura a passar de uma atividade artesanal para uma produção que vem ganhando o mercado.
Desde o início dos anos 90, explica o relatório do BNB, a aquicultura – ou seja, o cultivo de organismos do meio aquático em cativeiro – cresceu de forte maneira por todo o mundo, ao mesmo tempo em que o volume de pesca permaneceu estável. Desse modo, explica a publicação, o crescimento do consumo de pescado global vem sendo sustentado pela aquicultura.
No Brasil, a Cetro apoia empreendedores da cadeia produtiva de pescados e frutos do mar independentemente de seu estágio produtivo. Seja um comerciante, um produtor ou um empreendedor ligado à transformação de insumos, a Equipe Cetro está preparada para atender as várias demandas do segmento.
Na Cetro, o produtor tem a certeza de encontrar um parceiro para os diferentes momentos de seu empreendimento e para transformar as embalagens de peixes e pescados nacionais! Na filial de São Paulo, por exemplo, Douglas Prota encontrou o equipamento ideal para fortalecer seu negócio.
Com o apoio da Seladora Manual de Plástico PFS 400, maquinário indicado para o começo da jornada de profissionalização, o Empório Prota aprimora seu trabalho com pescados e frutos do mar. Além disso, já de olho no futuro, o empresário planeja a otimização de suas mercadorias com soluções a vácuo!
Como o Brasileiro compra peixe?
Atualmente, não há estatísticas nacionais atualizadas ou sistematizadas do volume de pesca marinha ou continental no Brasil. Dados de análise nacional de pescados, como a Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE (PPM), compilam apenas informações ligadas à aquicultura, explica o estudo do BNB.
Dessa forma, tornam-se importantes as iniciativas para a geração de um Ecossistema de Inovações do setor, como o Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa. Afinal, por meio de estudos como esse, é possível entender as preferências e as percepções dos consumidores brasileiros.
Além disso, analisar hábitos de consumo e características socioeconômicas, como explica a publicação, ajuda na definição de estratégias de mercado por parte dos agentes da cadeia produtiva. Dentre os principais dados coletados pela Embrapa está a indicação de supermercados como o principal local para a compra de peixes no país. Em segundo lugar, aponta o estudo, aparecem as peixarias, seguida das feiras.
As informações indicam ainda que, pelo menos uma vez por semana, o filé de peixe está presente na mesa de brasileiros de norte a sul do país. Um dado relevante, uma vez que confirma a tendência de redução do consumo do peixe inteiro, explicam os pesquisadores da Embrapa. Essa propensão é verificada também em outros países com maior renda per capita, o que pode indicar, segundo o boletim, futuros padrões de consumo de peixe no Brasil.
Segurança e integridade: aproveite as necessidades do mercado e das embalagens de peixes!
O estudo da Embrapa Pesca e Aquicultura indica ainda a necessidade de melhor comunicar aos consumidores sobre as qualidades dos peixes brasileiros. Desse modo, explicam os pesquisadores, será possível informar as vantagens dessa proteína animal.
Nesse contexto, o principal produto da piscicultura brasileira – com 361 mil toneladas produzidas em 2021, segundo dados do PPM do IBGE – é a tilápia. Simultaneamente, a espécie é o peixe mais conhecido por consumidores de todas as regiões do país, segundo dados da Embrapa
Já o tambaqui e o pirarucu, mesmo estando, respectivamente, em segundo e terceiro lugar na lista de pescados brasileiros, não são tão conhecidos fora das regiões onde já são bem consumidos. Demonstrando, assim, a necessidade de ações visando a expansão do consumo de espécies nativas – conforme aponta o boletim.
Buscando entregar integridade e segurança às embalagens de peixe e frutos do mar por todo o país, a Cetro conta com uma variedade de equipamentos para as mais diversas demandas produtivas! Entre eles, inúmeros maquinários de selagem a vácuo conforme as necessidades de cada empreendimento.
Seja para produções em grande volume, favorecida por versões como a Seladora a Vácuo de Dupla Câmara Industrial CCVS 600 2SS DC, ou então para agregar valor em menor escala, com a assistência da Seladora a Vácuo de Bandeja com Molde Duplo MV-SKINPACK CTVS 520 SP – o que não falta são opções!
Transforme seus sonhos em realidade com o apoio de maquinários e soluções desenvolvidas especialmente para o mercado brasileiro! O modelo Skinpack de Molde Duplo, por exemplo, aprimora a apresentação das embalagens de peixes, além de facilitar a exposição e reduzir o espaço ocupado no armazenamento das mercadorias.
Aproveite as vantagens da inclusão de embalagens inovadoras e íntegras em seu empreendimento. Invista em processos de automação e garanta a redução do risco de contaminação por manuseio em todas as etapas de sua cadeia produtiva!
Peixes, pescados e crustáceos? Encontre a embalagem ideal para suas demandas!
Um importante aspecto da aquicultura brasileira, a produção nacional de camarão está concentrada atualmente no Nordeste. Os agentes produtivos da região, em especial do Ceará e do Rio Grande do Norte, respondem por 99% do valor e da produção do crustáceo de todo Brasil, rendimento absorvido em sua totalidade pelo mercado interno, conforme apontam os dados do Caderno Setorial do Banco do Nordeste.
Para além disso, é no chamado “mercado institucional” – composto por bares, restaurantes e hotéis – que se concentra o comércio de camarão. Seguido de peixarias e demais pontos de vendas, afirma a publicação. Dentro desse contexto, grande parte da produção voltada a esses mercados é comercializada como camarão fresco.
Mostrando a diversidade produtiva do setor, os profissionais da matriz da Cetro, em Bauru – SP, receberam os empresários da Tchêmarão para auxiliar na otimização do embalo de camarões empanados! Uma vez que já possuía experiências com a venda em bandejas para empórios e supermercados, Elison Cescon viu na MV-SKINPACK da Cetro a possibilidade de agregar valor as suas mercadorias.
Com o novo processo de selagem, os produtos da Tchêmarão ficam cada vez mais chamativos para o cliente. Além disso, explica o empreendedor, tratando-se de uma linha premium, a Skinpack agrega a diferenciação que seu produto precisa! Confira o vídeo completo da visita da Tchêmarão Empanados à Cetro!
Da inovação ao Premium: Aprimorando embalagens de peixes no mercado nacional
De modo geral, os consumidores de pescado têm aumentado a sua busca por produtos de fácil preparo, priorizando cortes, pratos prontos, produtos com embalagens mais funcionais e porções de menor tamanho, segundo dados do relatório da Embrapa. Outro fato relevante é que a maioria das pessoas entrevistadas pelo estudo se mostram indiferentes ao habitat do peixe, dando mais importância à qualidade que à origem do pescado.
A complexidade e a diversidade do mercado brasileiro de peixes podem ser explicadas tanto pelo enorme tamanho do país quanto pela amplitude socioeconômica encontrada entre as várias regiões da Federação – apontam os pesquisadores da Embrapa. Além disso, soma-se essa vasta cadeia produtiva à ampla gama de espécies cultivadas – mais de 25 espécies são comercialmente produzidas na aquicultura brasileira.
Adicionar o elemento premium no dia a dia do comércio de peixes é trazer, para o Brasil, uma tendência já presente no exterior e em diversos setores da economia nacional. Afinal, aproveitar os diferenciais de uma embalagem inovadora e investir na otimização produtiva diz respeito a uma melhor aparência do produto, à eliminação de desperdícios produtivos e ao aprimoramento da qualidade de seu empreendimento.
Se tratando de Skinpack, as embalagens de peixes – quando aplicadas corretamente a uma posta de salmão, por exemplo – não só irão se destacar na gôndola, chamando a atenção do cliente para aquele produto em específico, explica Léo Mello, mas também carregarão maior valor agregado.
A adaptação dessa tecnologia para o médio e o pequeno empreendimento permite o empresário nacional inovar também em outras condições e aspectos de seu negócio, relata o CEO e fundador da Cetro. Desse modo, em menor quantidade e escala, o empreendedor terá maior autonomia e margem.
Nesse contexto, finaliza Léo Mello, a entrega do produto premium, aproveitando essa margem de atuação, atrai o cliente para a marca ao mesmo tempo em que auxilia no estabelecimento da recorrência de compra.
Agende já um teste na unidade Cetro mais próxima e saiba como transformar e aprimorar suas mercadorias com as melhores soluções para embalagens de peixes e frutos do mar do mercado! Entre em contato com a equipe de colaboradores e encontre a solução para suas demandas produtivas!
Acompanhe os canais da Cetro e confira dicas de empreendedorismo, automação e otimização produtiva para transformar o seu empreendimento!