Quer saber como combinar nutrição e sabor? Então acompanhe o Festival de Massas realizado na matriz da Cetro!
Que o brasileiro gosta de massas no cardápio do dia a dia pode não ser surpresa, mas você já parou para pensar no volume desse mercado em todo o território nacional? Segundo dados do Instituto de Tecnologia de Alimento (ITAL), a média de consumo individual gira em torno de 6 kg por mês e aproximadamente 200 g por dia!
Massa é coisa séria! Conforme explica o estudo “Massas alimentícias industrializadas: nutrição com praticidade e sabor”, anualmente esse mercado movimenta aproximadamente 11 bilhões de reais em mercadorias e toneladas de insumos! Mas o que exatamente é consumido?
Mesmo que o espaguete seja a massa preferida da população, com altos 57% de liderança – mais de 60 tipos de massas são comercializadas no Brasil! Entre pizzas, macarrão, lasanhas e tantos outros pratos, iguarias e quitutes – o que não falta é diversidade para colorir o prato do brasileiro!
Na última sexta-feira, 26 de abril, foi a vez da equipe da matriz da Cetro, em Bauru – SP, aproveitar essa parte integral da culinária nacional! O Festival de Massas organizado pela Nutrisaude levou um sabor especial à alimentação dos colaboradores Cetro com uma seleção de massas que transformou o almoço dos profissionais.
Quase unanimidade?
Há cerca de 200 anos, a imigração de italianos para o Brasil introduziu novos temperos, preparos e iguarias à alimentação brasileira. De lá para cá, os pratos espalharam-se de norte a sul, misturando-se com diferentes culinárias e influências regionais – mas uma coisa é certa: de uma maneira ou de outra, as massas ganharam o país.
Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), cerca de 99,7% dos lares brasileiros consomem massas no cotidiano!
O estado de São Paulo, no entanto, está à frente da média nacional – respondendo por 20% de todo o consumo brasileiro, de acordo com uma pesquisa da Kantar World Panel. Além disso, a capital paulista bate recordes mundiais, sendo a 2ª cidade que mais consome pizzas em todo o planeta!
Por isso, nada melhor do que celebrar nossa cultura e transformar o cardápio do dia a dia em algo para lá de especial!