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Entenda o que são os BPOs e saiba como escolher a melhor opção para seu planejamento estratégico.

Sabe o que é mais desafiador que abrir seu próprio negócio? Gerir todo o processo. Realizar essa atividade sozinho é uma grande responsabilidade que, muitas vezes, pode sair do controle e ocasionar uma sobrecarga ao empreendedor.

Por isso, é fundamental contar com pessoas especializadas para conseguir impulsionar o crescimento do seu negócio e dar atenção a outras prioridades. Mas o que vale mais a pena: contratar um profissional de finanças ou terceirizar esse serviço?

Para te ajudar a escolher a melhor opção, confira o guia que a Cetro preparou para esclarecer algumas dúvidas recorrentes de empreendedores que buscam profissionalizar sua gestão financeira.

Contratar um funcionário que atenda às diversas exigências financeiras é outra grande responsabilidade. Dessa forma, é fundamental compreender a dimensão da sua necessidade, quais atividades são prioridade e se é possível arcar com os custos.

A segurança em estar próximo dos processos financeiros é importante para o empreendedor. Essa será uma boa opção se sua empresa já estiver consolidada, com um planejamento concreto, e se existir a possibilidade de continuar com essa atividade internamente.

Mas, dependendo do volume das demandas financeiras e da necessidade de conhecimentos específicos, o processo de gestão financeira exigirá uma equipe. E agora, continua viável? Se não, talvez a solução esteja em um BPO Financeiro.

Apesar dessa escolha designar as atividades financeiras do seu negócio, o primeiro passo para um empreendedor buscar suporte na área de finanças é ter os conhecimentos básicos sobre esse setor.

A sigla BPO (Business Process Outsourcing) refere-se  à terceirização de processos de um negócio. Basicamente, é quando um processo interno é terceirizado para outra empresa, assim como ocorre no setor financeiro. Ao invés de contratar uma equipe interna, a empresa vai executar esses processos de forma externa e contará com um suporte estabelecido em contrato.

O BPO Financeiro poderá proporcionar dois tipos de suporte: operacional e consultivo. O suporte operacional é relacionado à realização de atividades financeiras diárias, como conciliação bancária, gestão das contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, emissão de cobrança ou faturamento, entre outros.

Já o suporte consultivo é quando um profissional com conhecimentos práticos específicos analisa os indicadores referentes às atividades financeiras diárias para orientar seu negócio em direção ao alcance de metas e resultados positivos. É importante ressaltar que nem todos os BPOs oferecem esse tipo de serviço, mas ele é um diferencial interessante para guiar sua escolha.

Se está com dificuldades em realizar os pagamentos na data correta, não tem um planejamento financeiro que funcione à longo prazo, não tem dados concretos para tomar decisões ou não está conseguindo categorizar as despesas e os lucros de sua empresa, a vantagem começa aqui: ajustar seu negócio a uma “disciplina financeira”.

A padronização dos processos financeiros permite facilitar a gestão e o cumprimento de obrigações legais, além de te dar mais segurança quanto à evolução do seu negócio. Dessa forma, o empreendedor garante a diminuição de riscos financeiros e trabalhistas – e, claro, o principal: um serviço de qualidade.

Uma vantagem indireta dessa gestão é diminuir a sobrecarga do empresário, para que ele possa ter mais disponibilidade para outras áreas da empresa e possa desenvolver com mais precisão as estratégias a serem aplicadas.

Assim, as suas responsabilidades serão apenas validar os processos e deixar uma agenda marcada com o gestor do BPO para o acompanhamento e a troca de ideias sobre direcionamentos.

Sabemos que esse momento pode ser decisivo. Por isso, confira um guia prático para identificar o serviço de BPO Financeiro ideal para sua empresa:

  • Fique atento à forma de atendimento: algumas empresas realizam um atendimento mais próximo e personalizado, já outras podem automatizar o atendimento a partir de “chamados”, o que dificulta a agilidade de uma demanda que você possa ter. Como a empresa atuará de forma externa, os canais que serão utilizados também influenciam na proatividade e compreensão do que será pedido. Por isso, verifique com qual você terá mais facilidade e qual atenderá o seu negócio com o melhor custo-benefício.
  • Atenção às atividades estipuladas em contrato: verifique se a empresa oferecerá todo o apoio que você precisa, principalmente em relação ao suporte consultivo. Caso não ofereça, você continuará preocupado com o desempenho do seu negócio e não conseguirá entender como dar o próximo passo. Portanto, procure por profissionais que te apresentem o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), os KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) e os analise estrategicamente para te orientar.
  • Pesquise o histórico da empresa: busque por informações, se o serviço de BPO é de confiança e tem autoridade em relação ao setor financeiro. Procure por redes sociais, site institucional e avaliações online que deem respaldo ao que foi oferecido.
  • Dê preferência às empresas estruturadas: conte com o apoio de uma empresa com hierarquia estabelecida e com diversos profissionais que possam te atender. Isso permite uma autogestão dos processos, uma segurança maior dos seus dados e evita contratempos financeiros.
  • Quanto mais benefícios, melhor: veja o que a empresa está disposta a oferecer. Quanto mais ela puder oferecer em relação a sistemas que facilitem a verificação dos dados e a formas de contato, menos você precisará se preocupar. As contratações de pacotes avulsos também são uma opção para atender a serviços fora do escopo do contrato, como os de consultorias, para caso ocorram demandas pontuais ou a necessidade de uma reelaboração financeira.

Profissionalizar os processos da sua empresa é um primeiro passo em direção a novas possibilidades. A partir das informações acima, qual será sua resposta para a pergunta inicial: irá optar por contratar ou terceirizar?

Para quem está no início da estruturação da gestão financeira de sua empresa, o BPO se mostra como uma opção mais prática e multifuncional, que te introduzirá todas as possibilidades que um serviço de finanças pode oferecer. No fim, o que importa mesmo é escolher bem e começar a receber um suporte.

Além disso, como a vantagem competitiva e financeira importa muito no mercado atual, vale a pena estudar as opções disponíveis e encontrar a gestão financeira que atenderá o seu negócio com maior custo-benefício em relação a suas demandas. E como uma boa escolha guia outras, acompanhe o Blog Cetro para se atualizar sobre o mercado financeiro! Acesse a guia de Empreendedorismo e confira os materiais sobre as tendências e as estratégias para manter seu negócio em constate evolução


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