No dia mundial do Café, conheça sua história e o mercado do queridinho dos brasileiros
Hoje, dia 14 de abril, é o dia mundial do Café. Nós da Cetro, preparamos uma matéria com algumas curiosidades, com o histórico do nosso querido de todos os dias e com algumas ideias de como podemos fazer para inovar, ter qualidade e crescer nossa produção, seja ela para o comércio interior ou para o exterior.
A História
Desde o século XIX até os dias de hoje, a produção do café vem sendo um dos principais especialidades do Brasil. No século XX o café foi o produto mais exportado, mas ele nem sempre teve tanto sucesso. Seus primeiros plantios aconteceram no século XVIII, mais especificamente em 1727, no estado do Pará, em 1760 ele chegou ao sudeste e até que ele chegasse a ser considerado um produto importante no cenário nacional algum tempo se passou e isso se deve a um fator de mudança, a procura da Europa e dos Estados Unidos.
Antes de comprarem do Brasil, esses países tinham como principais fornecedores alguns países da África e com o aumento do consumo buscaram novos países para importar. Nessa época então, o Brasil começou a se tornar um grande exportador, já com as áreas de plantio quase todas na região sudeste, na região do Vale do Paraíba e no estado do Rio de Janeiro.
Por que o Brasil?
Colheita do café em 1930. Theodor Preising. Foto: Acervo Museu do Café.
Nosso clima, unido à forma cultura escravista da época foram fatores fundamentais para que o nosso país emplacasse na produção e exportação do café. Os latifúndios, na maioria das vezes, tinham como único plantio o café e muitos deles tinham quase toda a sua produção destinada ao mercado exterior. Além disso, outro fator importante para que o Brasil, pouco desenvolvido na época, conseguisse dar conta de uma produção tão grande era a facilidade e simplicidade que o cultivo necessitava.
Nos dias de hoje
Colheita de Café em 2020. Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
Hoje, o Brasil produz cerca de um terço de toda a produção mundial, sendo o principal produtor e exportador disparado e o que mais consome, passando os Estados Unidos no ano passado. Mas então, o que isso pode significar? O que é preciso para dar certo no mercado interno?
Os diferenciais de mercado
A resposta para essas perguntas não é tão simples. Se pensarmos na venda do produto em si, em grãos ou em pó e para o mercado brasileiro em geral, uma série de coisas são necessárias, mas com certeza, a principal é ter um produto de qualidade. A partir daí, o investimento em marketing, inovação para mais produção e automação, qualidade da finalização e embalo.
Se pensarmos na produção em grande escala para o mercado externo, o investimento em automação é algo primordial. Em um mercado muito competitivo, quem tem mais consegue um preço melhor e tudo isso unido a um produto de mais qualidade, pode fazer com que uma empresa tenha muito mais mercado que outra.
Estar ligado à concorrência e inovar antes deles não é um privilégio do café, mas é algo que deve acontecer como em todos os outros ramos.
Hoje em dia, também existem muitos consumidores que preferem alimentos cultivados sem agrotóxicos e preferem comprar produtos de pequenos produtores. A produção caseira em um mercado com predomínio das grandes indústrias sem dúvida também é uma forma de inovação e um diferencial. Para inovar e se diferenciar ainda mais no mercado, esses pequenos produtores podem pensar em máquinas que o ajudem a produzir mais, ou facilitem ou seu trabalho, em embalagens que tragam de forma clara o diferencial do seu produto e o que ele tem de diferente, tudo isso sem perder a essência do seu negócio.
Mas existem outras formas de empreender bem e consequentemente ganhar o mercado, dentro de áreas que o café engloba. Cafeterias tiveram exponente alta nos últimos anos, e nelas não é vendida apenas a bebida café em si, mas inúmeros outros produtos que podem elevar a qualidade de um estabelecimento, assim como seu faturamento e lucros. Dentro dessa vertente de mercado, os fatores qualidade do produto, de embalo e do marketing também são de suma importância e estão diretamente ligados ao sucesso do estabelecimento.
Fique ligado no Blog da Cetro para não perder nenhuma novidade ou diferencial que a sua empresa pode trazer para se sobressair no mercado.