Painéis de Automação e a Transformação da Linha de Produção
Conheça a cadeia de produção dos Painéis de Automação utilizados pela Indústria Brasileira e saiba como Interfaces Operacionais Intuitivas aumentam na prática a produtividade de sua empresa.
Os Painéis de Automação, hoje, são apenas um dos múltiplos exemplos das chamadas Tecnologias de Automação, responsáveis por reger a realidade industrial global cada vez mais conectada. Por serem imprescindíveis para o desenvolvimento técnico humano, sua capacidade de acelerar a produtividade as tornam uma das bases de desenvolvimento da chamada Quarta Revolução Industrial.
Voltada a padronização do acesso à informação entre os mais diferentes níveis hierárquicos, a Industria 4.0 (I4.0) tem como um de seus principais norteadores o fortalecimento de meio de sistemas de gerenciamento eficazes e que atendam às contínuas necessidades de um negócio.
Saiba como a Cetro e a sua empresa se encaixam em meio a um dos principais processos industriais da história, e como o uso de painéis de automação irá transformar a sua produtividade.
O UCI, índice que mede o nível de atividade industrial por meio da porcentagem do parque industrial, registrou o maior valor de 2022, superando o percentual médio dos meses de julho desde o início da série histórica em 2011.
Painéis de Automação e a Indústria 4.0
O desenvolvimento de tecnologias industriais flexíveis e adaptáveis às dores do empresariado é, segundo a pesquisa “Controle De Processos Como Um Serviço: Uma Abordagem Para A Indústria 4.0” do Professor Michel de Mattos Fernandes (UNESP), um dos principais aspectos ígneos do processo industrial.
Segundo o artigo “Indústria 4.0: Esperança, Hype ou Revolução?” do pesquisador italiano Lorenzo Bassi, o aspecto de flexibilidade da I4.0 possibilita a amplificação da customização e a minimização do tempo de reprogramação. Dessa forma, é possível atender às necessidades individuais do consumidor sem custo adicional na parada de reprogramação da linha de produção. A pesquisa foi apresentada no 3º Fórum Internacional de Pesquisa e Tecnologia para a Sociedade e a Indústria em 2017.
Este serviço pode ser encontrado em maquinários Cetro de última geração que possibilitam a customização e a personalização de sua linha de produção sem o adicional de assistência ou reprogramação industrial.
A Balança de Checagem em Movimento para Linhas de Produção CCBS 1200 SS, por exemplo, conta com uma programação CLP inicial que oferece uma seleção de predefinições de até 100 tipos de produtos. Ela otimiza o tempo de ajuste e aplica mais desenvolvimento de operação industrial. Além de dispor de opções de edição e adição de novos dados e produtos.
Dentro da I4.0, a interconexão e a integração entre sistemas e equipamentos é o eixo vital, promovendo uma maior compreensão da realidade produtiva e, consecutivamente, um melhor gerenciamento industrial. No entanto, a aplicação concreta e real da I4.0 necessita de uma comunicação e integração coesa de diferentes tecnologias, equipamentos e sistemas que ocupam, o que Fernandes chama de “diferentes níveis hierárquicos do sistema industrial.”
Como elaborado na tese “Controlador Lógico Programável Aplicado à Indústria 4.0” (CLP) pelo pesquisador Hugo Azevedo (UFRN), o desenvolvimento dos CLPs na indústria nacional permite a exploração de 4 mercados diferentes. São eles: o dos fabricantes de máquinas e equipamentos, como a Cetro; as empresas industriais, os técnicos de automação e, como base da cadeia, as instituições de ensino de automação industrial.
Tecnologias e Painéis de Automação Industrial
As Tecnologias de Automação tornaram-se essenciais para o desenvolvimento dos processos industriais atuais, especialmente por sua capacidade de acelerar a produtividade. O que aumenta a eficiência e a qualidade dos processos, além de diminuir custos e tempo de produção, segundo o artigo “The Evolution of Factory and Building Automation”.
Assim, é a partir da convergência das múltiplas Tecnologias de Automação e do setor de Tecnologia da Informação que se desenvolve a base da chamada Quarta Revolução Industrial. O cérebro da máquina, ou o CLP de uma solução industrial, é o equipamento que concretiza inicialmente essa conexão e a transformação do processo de revolução industrial. Uma vez que é por meio de sua programação que a máquina será controlada, abrindo novas possibilidades de trabalho.
É neste momento, que a produção cotidiana se adapta a um novo momento do processo contínuo de automação. Um dos grandes desafios deste ponto histórico é a integração das tecnologias existentes para concretizar o desenvolvimento de uma nova realidade produtiva no Brasil.
Segundo pesquisadores da área, dentre os principais objetivos do processo está a continua virtualização de controladores, diminuindo exponencialmente a quantidade de hardwares utilizados na linha de produção. Esse é um fator que auxilia na eliminação dos chamados Custos Ocultos de Produção, como a defasagem de maquinário e os gastos elétricos das operações industriais exacerbados por soluções antigas.
A Logística Estrutural dos Painéis de Automação Industrial no Brasil
O Relatório Inovação e Difusão Tecnológica em Automação Industrial do SENAI aponta o desenvolvimento de CLPs nacionais como um dos pontos fortes da indústria tecnológica brasileira. De modo geral, o mercado de automação industrial opera por meio de um grupo específico de pequenas e médias empresas nacionais. Elas atuam de maneira independente e oferecem softwares e soluções de automação para outras empresas de maquinários e equipamentos.
Segundo o relatório, a concorrência de empresas multinacionais faz com que a maioria dessas empresas operem em nichos específicos de equipamentos. Muitas delas desenvolvem produtos com tecnologia própria, mas não oferecem soluções completas. Dessa maneira, há o fortalecendo do sistema de B2B para diferentes indústrias e produções por todo o país.
Ademais, o crescimento do setor no país é constante há cerca de 10 anos, quando o mercado já operava com a perspectiva de atingir uma faixa de faturamento de mais de 1 bilhão de dólares por ano após 2012. A maior parte das empresas brasileiras utiliza benefícios da Lei de Informática (Lei 10.176, de 11.1.2001), que possibilita a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e produtos de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) que atendam o processo produtivo básico (PPB).
Empresas fornecedoras de sistemas de automação industrial contam, ainda, com sistemas de acesso a crédito do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para o financiamento de projetos de expansão, modernização ou relocalização. Além da aquisição de novas máquinas e equipamentos nacionais e créditos para a aquisição de bens de produção.
Desafios do Desenvolvimento Tecnológico e Industrial Brasileiro
De acordo com o relatório de industrialização produzido pelos pesquisadores Suzana Borschiver e Ricardo Naveiro ao SENAI, um dos grandes desafios das empresas responsáveis pelas interfaces intuitivas operacionais é a competição com companhias multinacionais que oferecem soluções completas de automação para grandes plantas industriais. Daí a importância do fortalecimento entre empresas nacionais para o desenvolvimento contínuo da competição industrial, não só a nível operacional, mas produtivo-tecnológico.
Fortalecendo, por exemplo, a participação de empresas brasileiras em feiras de tecnologia, soluções e maquinários como a Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar, a FISPAL 2022; e a FCE Pharma – Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Farmacêutica. Onde companhias de todo o continente puderam dialogar a respeito de melhorias para os diferentes nichos e setores em exposição.
Em relação a difusão tecnológica, a falta de mão de obra qualificada é um dos principais impedimentos do setor no país, que até 2026 deverá qualificar cerca de 9.6 milhões de profissionais para serviços ligados à indústria – segundo dados do Observatório Nacional da Industria (CNI).
Saiba mais sobre O Processo de Inovação e Transformação Industrial Brasileira na última matéria do Blog Cetro.
Da produção manual as interfaces operacionais intuitivas
Acompanhar a jornada de sucesso das soluções e maquinários Cetro começa com a assistência direta a clientes de todo o país, que contam com acesso pleno ao Showroom de Testes em todas as unidades da companhia. Seja em Bauru – SP, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte ou, então, na filial da capital paulista, o cliente conta com apoio técnico de profissionais qualificados, seja para a aquisição de uma Seladora Manual de Plástico ou as mais completas linhas de produção automatizadas.
É na área de testes da empresa, com o acompanhamento de toda a equipe de assistência técnica, engenharia e vendas, que o cliente irá avaliar pessoalmente a eficácia das soluções com o seu produto. Além de contar com a possibilidade de personalização e adaptação industrial para as suas necessidades.
Como coloca Mário Sergio da MR. LIT: “Pela surpresa, já no primeiro contato que a gente teve, eu perguntei se poderíamos levar nosso produto para fazer um teste e o pessoal que me atendeu falou ‘olha, não só pode como deve, é muito necessário que a gente te atenda dessa forma, pra te atender da melhor maneira’.”
Segundo o empresário do ramo da construção civil, que encontrou a Seladora a Vácuo Vertical DZ 400 V na internet, o resultado não poderia ter sido melhor, uma vez que saíram “extremamente satisfeitos” e já com a “solução pronta para a fábrica.”
Para empresas de médio a grande porte em processo de expansão, entrando em um novo momento da automação brasileira, a Seladora em L Automática CL4518 + Túnel de Encolhimento conta com o que há de mais moderno em relação a interfaces operacionais intuitivas no Catálogo Cetro.
Completamente automática, a Seladora possibilita uma fácil operação por meio de Painéis de Automação que garantem uma produção precisa e eficaz. Além de contar com a assistência da equipe de profissionais de projetos da Cetro para quaisquer personalizações e adaptações necessárias aos clientes da empresa.
Jornada de Automação, Transformação e Sucesso
Oferecer soluções para transformar e otimizar os processos produtivos das empresas e facilitar a vida das pessoas é parte central da Missão da Cetro. Promovendo o desenvolvimento tecnológico e operacional dos Clientes Cetro, sempre embasados pela inquietação e inovação técnica. A formação de uma equipe de profissionais qualificados para assistir e atender as mais diferentes necessidades dos parceiros Cetro é o que move a empresa da fundação à finalização da primeira década de trabalho.
Por isso, seja para a aquisição de uma Seladora Manual, no início da jornada de transformação industrial, até soluções para linhas de produção em larga escala, com os mais desenvolvidos sistemas e interfaces operacionais, conte com o apoio e a assistência da Cetro.