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7 de agosto de 2024

Palavras do Sucesso Empreendedor: As 60 expressões mais utilizadas

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Saiba como utilizar as melhores palavras-chave no mundo dos negócios e do empreendedorismo.

Quando se é empreendedor, pesquisar e saber um pouco de tudo é essencial. Mas, quando sua empresa cresce e as exigências aumentam, a importância de entender as palavras e siglas utilizadas no meio dos negócios fica ainda mais clara.

Afinal, os termos em inglês estão por todos os cantos no mundo do empreendedorismo. Por isso, se você fica perdido em reuniões com clientes ou lendo conteúdos relacionados, esse material vai ajudar a sanar suas dúvidas. E aproveite para ficar preparado para qualquer negociação e entender tudo sobre empreendedorismo.

Antes de tudo, aprenda essas palavras para melhorar suas conversas profissionais:

  • Approach: é uma abordagem que ajuda a lidar com os relacionamentos de um negócio de uma forma mais fácil.
  • Background: é a bagagem de vivências e conhecimentos do empreendedor.
  • Brainstorming: a “chuva de ideias” é o compartilhamento de ideias diversas que levam a um consenso sobre o melhor caminho para o negócio.
  • Briefing: é o apanhado de informações que irão nortear uma ação. Dessa forma, é o resultado de um alinhamento de ideias e expectativas.
  • Budget: é o orçamento da empresa, realizado uma vez por ano.
  • Case: é a história inspiradora de um negócio ou uma pessoa bem-sucedida.
  • Deadline: trata-se da data ou do prazo limite para a entrega de um projeto.
  • Feedback: é uma devolutiva sobre o desempenho de um produto ou profissional.
  • Follow-up: ato de alinhar e acompanhar uma atividade do projeto.
  • Frameworks: são ferramentas e estruturas que ajudam a desenvolver um modelo de negócio.
  • Gap: ponto específico que precisa ser desenvolvido.
  • Insight: uma ideia, percepção ou “virada de chave”.
  • Kick off: é “dar o ponta pé inicial”, iniciar um projeto ou negócio.
  • Know-how: é quando alguém tem os conhecimentos específicos de uma área. Nesse sentido, ele pode ajudar a aplicar, ensinar ou credibilizar algo.
  • Lead: possível cliente ou parceiro da empresa.
  • Mailing: contatos importantes para os negócios. Então, lembre-se de anotar o telefone ou e-mail!
  • On Demand: o mesmo que “sob demanda”, ou seja, a produção será de acordo com o requisitado pelo cliente.
  • Persona: representação do cliente ideal. Desse modo, ajuda a entender mais sobre quem se quer atingir.
  • Stakeholders: são os públicos que o negócio tem, bem como os clientes, investidores, funcionários ou a sociedade num geral.
  • Status quo: é o estado atual da empresa.
  • B2B: é o relacionamento Business-to-business (Empresa para Empresa).
  • B2C: é o relacionamento Business-to-consumer (Empresa para Consumidor).
  • B2G: é o relacionamento Business-to-government (Empresa para Governo).
  • B2B2C: é o relacionamento Business to Business to Consumer (Empresa para Empresa para Consumidor). Esse relacionamento entre empresas tem o objetivo na venda para o cliente-final.
  • CEO: refere-se ao cargo mais alto da empresa, seja presidente ou diretor geral (executivo). Pode fazer ainda referência a outras áreas, como ao Financeiro (CFO) ou ao Marketing (CMO).
  • CRM: o Customer Relationship Management é uma estratégia de gestão do relacionamento com o cliente. Da mesma forma que um profissional pode atender e direcionar as necessidades do cliente, a ação também pode ser automatizada.
  • CVC: o Corporate Venture Capital é o fundo de investimento de grandes empresas em negócios iniciais que têm uma boa perspectiva de crescimento.
  • DRE: é o Demonstrativo do Resultado do Exercício, um documento utilizado para verificar as receitas e despesas de uma empresa, comparando os lucros ou prejuízos do período.
  • ERP: são os sistemas de gestão empresarial, que podem auxiliar o empreendedor em processos gerais.
  • KPI:o Indicador de Chave de Desempenho é uma das métricas essenciais para entender e monitorar o desempenho dos processos de um negócio.
  • ROI: o Retorno sobre Investimento é o que se ganhou em relação ao que se investiu.
  • SEO: “otimização dos mecanismos de busca” é a estratégia de escrita para seu conteúdo ter mais visibilidade na internet.
  • Aceleradoras (e Incubadoras): são instituições que auxiliam no crescimento das startups. Enquanto as incubadoras auxiliam na fase inicial, as aceleradoras contribuem com um desenvolvimento mais avançado.
  • Balanço Patrimonial: é a representação financeira entre os ativos e passivos de uma empresa. Ele evidencia os bens, direitos, obrigações e, em geral, são registrados a cada ano.
  • Break-even: é o ponto de equilíbrio financeiro. Nesse caso, os gastos e os lucros se anulam, mas é possível manter o negócio fluindo.
  • Bootstrapping: situação em que o capital da empresa é relativo ao investimento do empreendedor, sem externos.
  • Desenvolvedor: o Front-end é quem desenvolverá a parte “apresentável” de um site, com elementos visuais e funcionais; o Back-end desenvolve a estrutura de programação por trás do site; e o Full Stack é aquele que tem o conhecimento das duas partes.
  • Growth (ou crescimento): junto a outras palavras, consiste na orientação de uma área em direção a melhores resultados.
  • Marketplace: espaço virtual que conecta compradores e vendedores para uma transação comercial.
  • Nicho de Mercado: é uma subdivisão do mercado em que se está inserido, com o tipo de produto ou serviço que se oferece e compete com a concorrência.
  • Oceano Azul ou Vermelho: O azul indica mercado que ainda não foi explorado, mas que tem potencial. Já o vermelho é um mercado que já tem muitos competidores.
  • Outsourcing: é a terceirização de serviços, seja para a economia de custos ou a flexibilização de atividades.
  • Prospecção: é a estratégia de atrair, convencer e satisfazer as necessidades dos clientes.
  • Spin off: uma nova empresa que foi originada de uma “empresa mãe”.
  • Valuation: é uma estimativa de valor da empresa em relação ao mercado. Ele é necessário quando a empresa for receber investimento.
  • Golden Circle: estratégia de apresentação de ideias que se baseia em começar contando o porquê, depois o como e, por fim, explicar de vez o que você faz.
  • Hard-skills: são as competências necessárias para se exercer um determinado trabalho. Mas não confunda com as Soft-skills, que são os atributos valorizados em qualquer tipo de trabalho (normalmente associado a valores pessoais).
  • Mapa mental: ajuda a conectar conceitos e a compreender os elementos que compõem o negócio.
  • Mindset: é uma configuração mental que guia suas ações em prol de seus objetivos, sejam pessoais ou profissionais.
  • Networking: é uma rede de relacionamento ou contatos profissionais estabelecidos.
  • Summit: trata-se de um evento de encontro da comunidade em questão, em que figuras importantes como líderes ou referências do empreendedorismo palestram e trocam ideias.
  • Storytelling: é a estratégia de elaborar a história que está por trás da existência e dos objetivos da empresa. Ou seja, o porquê de ela existir e fazer o que faz para se tornar marcante.
  • TED ou TEDx: são eventos sem fins lucrativos dedicados “a ideias que merecem ser compartilhadas”, com grandes nomes de sucesso, seja em suas carreiras ou filosofias de vida.
  • Webinar: é uma palestra em videoconferência, com interação via chat.

Você já conhecia algumas dessas palavras? Para o empreendedor, as conversas precisam ser fáceis e fluidas. Por isso, compreender bem as palavras e siglas pode ser a solução para seu negócio. E, com o tempo, elas ficam ainda mais automáticas e se encaixam perfeitamente.

Além disso, continue pesquisando, se atualizando e buscando conhecimentos sobre o universo empreendedor. Assim como outras línguas, as palavras que norteiam as inovações se aproximam cada vez mais do Inglês. Então, essa opção pode ser interessante se você busca expandir seu negócio para novas localidades!

Portanto, continue explorando os conteúdos produzidos no Blog Cetro e esteja por dentro das tendências de mercado e os temas que norteiam os empreendedores de sucesso! Prepare-se para as trocas e oportunidades importantes para seu negócio!


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