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11 de outubro de 2024

Como criar um negócio escalável

Descubra como criar um negócio escalável e veja sua empresa crescer rápido utilizando tecnologias inovadoras.

Você já pensou em começar um negócio, mas teve medo de perder dinheiro? Atualmente, existem muitas oportunidades de negócios escaláveis que permitem uma alta lucratividade em um curto período.

De forma geral, esse tipo de negócio está relacionado à área tecnológica, que possibilita um crescimento acelerado sem a necessidade de aumentar os custos operacionais de forma significativa. Alguns exemplos de negócios escaláveis são os diversos aplicativos, sites e plataformas utilizados no dia a dia.

Se interessou nessa forma inovadora de empreender? O Blog Cetro separou tudo o que você precisa saber para seu sucesso decolar – ou melhor, escalar!

Os benefícios da escalabilidade

O principal benefício da escalabilidade é o baixo custo em comparação ao alto potencial de crescimento. Esse tipo de negócio não necessita de muita mão de obra operacional. Por isso, os projetos escaláveis normalmente possuem uma equipe reduzida e multidisciplinar. Além de ser comum utilizarem ferramentas de automação e apostarem na contratação de freelancers.

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Geralmente, os negócios escaláveis possuem uma forte cultura inovadora e visam facilitar uma ação ou resolver um problema do consumidor. Como a praticidade e a agilidade são essenciais para a atual geração, esse tipo de empreendimento é ótimo para atrair um público mais jovem.

Além disso, as características de um negócio escalável permitem que todos os membros da equipe tenham voz ativa e participem das tomadas de decisão. Sendo assim, a criatividade é incentivada e os colaboradores se sentem mais valorizados. Afinal, até estagiários tem boas ideias e elas devem ser ouvidas!

Exemplos de negócios escaláveis

Existem vários tipos de negócios escaláveis conforme o perfil empreendedor. Por exemplo, os SaaS ou “Software as a Service são companhias que oferecerem softwares acessíveis em nuvens com pagamento recorrente, como: plataformas de gestão, CRM ou ferramentas de automatização de marketing. Há ainda os Infoprodutos que englobam os produtos digitais como e-books, cursos online, treinamentos e webinars.

Ao escalar, essas empresas adquirem um alto valor de mercado e viram referência na área em que atuam. E, assim, chamam a atenção de investidores que estão atrás de uma porcentagem desse sucesso.

Mas, afinal, como criar um negócio escalável?

1. Faça uma pesquisa de mercado

As melhores ideias são aquelas que resolvem um problema comum de forma inovadora. Dessa forma, você deve se colocar no lugar do consumidor, pensar sobre o que você sente falta no mercado e analisar como trazer essa novidade e se diferenciar da concorrência.

Um exemplo de negócio escalável que surgiu como uma inovação é o Uber. Conectando motoristas e passageiros através de uma plataforma acessível, o aplicativo facilita o transporte privado e oferece uma opção mais barata que os táxis tradicionais – destacando-se entre os concorrentes.

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2. Aposte em um negócio replicável

Se seu produto ou serviço digital for facilmente replicável, ele pode ser vendido sem ter a preocupação de reabastecimento ou logística. Um exemplo muito utilizado pelas pessoas que buscam conseguir uma renda pela internet é a venda de cursos online em plataformas como Udemy ou Coursera. Esse pode ser o caminho, principalmente, se você oferecer um ensino de qualidade por um preço competitivo.

3. Crie um marketplace

O marketplace – ou shopping virtual – é um modelo de negócio que reúne diferentes vendedores em uma única plataforma, proporcionando praticidade aos compradores e altas oportunidades de venda aos empresários.

Podemos citar grandes marketplaces como Amazon e Mercado Livre – que vendem os produtos da Cetro – como negócios escaláveis que alcançaram o sucesso e, hoje, são referência para o consumidor.

O que você acha de criar um marketplace e fazer parcerias para vender produtos de pequenos negócios da sua cidade? Assim, você não só conseguirá lucrar com sua plataforma, como também ajudará outros empreendedores!

4. Invista no marketing digital

Aproveite que os negócios escaláveis não precisam de um grande orçamento estrutural e invista no marketing digital. Afinal, se seu público-alvo será de pessoas que usam muito a internet, a melhor opção é apostar em estratégias de publicidade que cheguem até elas, como Google Ads e Facebook Ads!

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Você está preparado para planejar seu negócio escalável? Continue acompanhando as dicas e os tutoriais do Blog Cetro e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de todas as tendências do mundo empreendedor!


Descubra como enfrentar os desafios de gestão em cada uma das 5 fases do crescimento empresarial!

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