Conheça 04 máquinas para embalar café
Vai Um Café Aí? Da selagem a vácuo às embalagens individuais, confira soluções Cetro que transformam a apresentação do café brasileiro!
Café bom é café brasileiro! Mas você sabe por quê? Em um contexto em que quanto maior a qualidade do café, maior é seu valor agregado, há diversas formas de se verificar a qualidade do produto.
Nesse sentido, segmentos como o café premium, especial e gourmet surgem no cenário brasileiro como oportunidade para conquistar clientes que buscam por produtos superiores e características diferenciadas.
De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil lidera a produção mundial de café e é o segundo maior mercado consumidor da bebida. Além disso, atualmente, o país exporta cerca de 10 milhões de sacas de cafés especiais por ano.
“Esses números mostram que o produtor brasileiro está atento à necessidade de oferecer um produto sustentável e cada vez mais diferenciado no mercado nacional e internacional”, explica o Diretor-Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick à entidade.
Dada o gosto nacional e internacional pelo café brasileiro, nada melhor do que investir para entregar o melhor produto não é mesmo? Por isso, confira, abaixo, alguns maquinários que podem fortalecer sua produtividade e agregar valor à sua mercadoria, otimizando o embalo, a selagem e a finalização de embalagens de café!
Os números do Café no Brasil e no mundo
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a produção de café brasileiro para a safra de 2023 foi calculada em 54,94 milhões de sacas de 60 kg, das quais 37,43 milhões são de café da espécie Coffea arabica e 17,5 milhões de sacas de Coffea canephora (robusta e conilon).
Em relação às áreas em produção, atualmente, o café arábica ocupa o equivalente a 1,51 milhão de hectares e o conilon 394,3 mil hectares, o que corresponde a 79% e 21% da área da cafeicultura nacional, segundo a entidade.
No contexto da produção mundial, estimada em 172,8 milhões de sacas de 60 kg para o ano-cafeeiro 2022-2023, segundo dados da Embrapa, a produção de arábica corresponde a 53,6%. Nesse mercado gigantesco, a cadeia produtiva brasileira contribui com mais de 30% nas últimas safras – gerando mais de 8 milhões de empregos diretos e indiretos no país, completa a entidade.
Já pensou em agarrar as oportunidades desse mercado e elevar a produção de seu empreendimento? Com tecnologias únicas e sofisticadas, as soluções Cetro atendem desde pequenos produtores a grandes comerciantes de café, certificando excelente desempenho tanto para operações de estoque e logística quanto para venda direta.
No portfólio da companhia, é possível encontrar, de um lado, uma versátil Seladora a Vácuo de Bancada que entrega selagens profissionais e resistentes – e, do outro, maquinários para realizar a finalização de caixas para transporte. Como a Fechadora de Caixas com Aplicador de Etiquetas, equipamento desenvolvido para otimizar a selagem de caixas com economia de insumos e altos índices produtivos!
Agregue valor a sua embalagem de café
A produção de café no Brasil não para e, ao que tudo indica, não irá desacelerar tão cedo, afinal, são trezentos anos de cultivo – aponta o Ministério da Agricultura e Pecuária. Hoje, o cafezinho já está presente no dia a dia dos brasileiros.
O hábito de tomar um café após o almoço, por exemplo, é cultural em muitas regiões do Brasil. Há quem precise para garantir mais ânimo, mais disposição, ou mesmo para saborear o gosto e o aroma de uma boa xícara da bebida.
Segundo o Ministério, a cafeicultura ocupa uma área de 2 milhões de hectares com cerca de 300 mil produtores nacionais, predominando mini e pequenos empreendedores, em aproximadamente 1.900 municípios – distribuídos em mais de onze estados da Federação.
De norte a sul do Brasil, na hora de comprar um bom café, a embalagem pode fazer toda a diferença na escolha do consumidor. Por isso, a necessidade de finalizar seu produto com processos de qualidade e segurança. Você já pensou, por exemplo, em selar seu café premium nas clássicas e eficientes embalagens tijolinho?
Confira o funcionamento da Seladora a Vácuo de Bancada CCVS 300 BB T da Cetro e saiba como um equipamento pode dar mais valor ao seu produto – além de aumentar a validade e preservar a característica de sua mercadoria!
Destaque seu produto no mercado cafeeiro
Atualmente, os cafeicultores brasileiros estão cada vez mais interessados em oferecer produtos únicos, certificados e de alto valor agregado. Uma pesquisa feita pela Sebrae, em parceria com a empresa de Inteligência de mercado Giuliana Bastos Comunicação, revela que 1/3 dos cafeicultores trabalha com produtos orgânicos (parcial ou integralmente), 27% já atuam no cultivo de cafés com Indicação Geográfica (IG) e 60% contam com algum tipo de certificação.
“Os cafés brasileiros diferenciados e certificados precisam ser mais valorizados no mercado interno e externo. O produtor está cada vez mais interessado em agregar valor ao produto. Já é realidade, várias marcas estão à venda em cafeterias, empórios, micro torrefações, supermercados”, argumenta Bruno Quick.
Nesse contexto, equipamentos, como a Envasadora e Seladora Rotativa de Cápsulas de Café da Cetro, auxiliam o empreendedor a participar desse mercado com excelência, atendendo a demanda do consumidor por embalagens individuais e praticidade.
Com processos automáticos, esse maquinário posiciona o frasco, preenche com café em pó e sela a embalagem com controle inteligente de temperatura. Além disso, a Envasadora possui um funil com mixer e, como opcional, o processo de vácuo que aumenta o shelf life de seu produto e passa segurança a seus clientes.
Encontre, no Portal Cetro, diferentes equipamentos e soluções para melhorar seu negócio e as embalagens de café brasileiro! (Créditos: Comunicação/CETRO)
Saiba mais sobre o mundo de tecnologia, automação industrial e inovação da Cetro. Acompanhe o Blog e fique por dentro de todos os conteúdos diários – entre dicas, cases de sucesso e empreendedorismo – desenvolvidos para ajudar seu empreendimento a crescer!