Back To Top

11 de abril de 2025

Fala, Léo: O momento ideal existe?

Entenda o que é realmente importante para estar à frente de um negócio com grande potencial de crescimento.

Muitas vezes, recebo perguntas de empreendedores, que anseiam por um crescimento exponencial, sobre como fiz a Cetro crescer, quais foram meus primeiros passos e, principalmente, se encontrei um momento ideal para começar.

Essa busca pelo sucesso sempre me faz refletir: o que é realmente importante ao estar à frente de um negócio com grande potencial?

O dia a dia de quem vive do empreendedorismo nos coloca diante de inúmeras situações que dependem da nossa decisão para que o negócio defina seu rumo. Pensando nisso, o melhor momento de agir depende das experiências e dos conhecimentos adquiridos por quem direciona o negócio. E, claro, de escolhas assertivas que transformam ideias em realidade.

Olhar para o que vêm acontecendo na Cetro e perceber o quanto ela se transformou me faz lembrar da época em que eu era um pequeno empreendedor com um grande desejo de crescer. Eu não imaginava como seria esse trajeto e, muito menos, tinha certeza se aquela era a situação mais adequada para começar, mas aquele primeiro passo foi o que tornou possível aquilo que concretizamos e continuamos construindo ainda hoje.

E, quando o negócio toma uma proporção tão grande, é preciso estar disposto a aprender a fazer coisas que você não está acostumado. Em muitos momentos, ir além da visão geral do negócio e virar quase um especialista é fundamental, inclusive para poder contratar profissionais para fazer o negócio crescer.

Construir um time forte e buscar melhorias constantes são fatores que fazem toda a diferença nessa trajetória.

Além disso, para crescer e atingir o potencial do negócio, a equipe precisa estar sempre atualizada sobre o uso de tecnologias e sistemas capazes de otimizar processos. É bastante coisa ao mesmo tempo, por isso, você tem que entender em que patamar está seu negócio e enxergar quais oportunidades podem ser aproveitadas.

A Cetro é exemplo quando se fala em ter uma equipe estruturada e um sistema eficiente. O novo Centro de Distribuição, por exemplo, foi um marco nesse sentido. Com mais espaço para mercadorias, a demanda por pessoas e tecnologia aumentou, impulsionando ainda mais nosso crescimento.

Ter que lidar com essa evolução acelerada pode ser como dormir no meio do barulho: desafiador, mas necessário. A agitação inicial assusta, mas é preciso aprender a lidar com ela, pois isso significa que os resultados estão além do esperado e a organização precisa se tornar apenas mais um processo do negócio.

Outro ponto importante ao empreender é realizar uma comunicação de qualidade, pois ela é uma das principais portas para fazer uma oportunidade surgir. Na Cetro, tudo comunica nossa essência e realidade, desde a disposição de nossos Showrooms até a vestimenta e os equipamentos utilizados.

De forma direta e indireta, transmitimos o propósito diferenciado da companhia de forma palpável, indo além dos produtos, projetos e atendimentos realizados. Portanto, conduzir um negócio de grande potencial exige mais que apenas esperar pelo momento ideal. Trata-se de agir com confiança, estratégia, resiliência e visão.

O crescimento da Cetro não aconteceu por acaso, ele é a soma de decisões bem planejadas, aprendizados constantes e, acima de tudo, disposição para começar mesmo diante das incertezas. No fim, o mais importante é construir as condições para que cada passo dado leve ao sucesso.


Para saber mais sobre a rotina e a Cultura Cetro, acompanhe outras matérias da coluna “Fala, Léo” e as produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

Prev Post

CETRO e UNISAGRADO: IV Semana das Engenharias!

Next Post

Imersão CetroX: elevando nosso potencial

post-bars

Leave a Comment