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20 de outubro de 2022

Processos de Inovação: Entenda na prática! 

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Saiba como implementar Processos de Inovação para o aumento de produtividade, redução de custos e transformações tecnológicas. 

Desde 1992, em sua primeira edição, o Manual de Oslo, desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é considerado um dos principais guias teóricos e conceituais a respeito de Processos de Inovação no mundo.  É a partir da conceituação da OCDE que a maior parte dos índices globais de inovação baseiam seus critérios avaliativos.  

Conheça alguns dos principais norteadores dos Processos de Inovação internacional e saiba como o Brasil se encaixa neste cenário, da macroeconomia dos índices globais a realidade dos micros, pequenos e médios empresários nacionais. 

Acompanhe os dados de inovação e entenda como a Cetro promove a materialização dos esforços e sonhos tecnológicos de seus clientes e parceiros nesta jornada de transformação. Assistindo no fortalecimento do cenário econômico brasileiro e no constante processo de inovação do sistema de negócios nacional. 

O Manual de Oslo e os Processos de Inovação 

Uma das principais referências internacionais quando se trata de Processos de Inovação, o Manual de Oslo é um tratado metodológico de medição de inovação global. Na prática, é um guia de análise conceitual e de mensuração para centros de pesquisas, programas de estímulo, governos e outras instituições. Uma vez que estabelece conceitos teóricos e métodos de aferição e comparação prática para o desenvolvimento de índices de inovação e investimentos.  

No Brasil, por exemplo, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), um dos principais órgãos de fomento tecnológico e inovativo no país, é alinhada às conceituações estabelecidas pela OCDE. Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o FINEP promove os financiamentos ligados à inovação, desde o desenvolvimento de produtos e investimentos em maquinários a implementação de primeiras unidades industriais para micro, pequenas e médias empresas. 

Entre os principais eixos de Inovação Tecnológica estabelecidas pelo Manual de Oslo estão:  

  1. Inovação de Produto; 
  2. Inovação de Processos; 
  3. Inovação de Marketing; 
  4. Inovação Organizativa. 

Confira as categorias abaixo, saiba como aplicá-las à realidade de seu negócio e entenda o papel da Cetro como apoio central nesta jornada de inovação, profissionalização e tecnologia. 

Inovação de Produto

De acordo com a mais recente edição do Manual de Oslo, o Processo de Inovação de Produto trata-se da introdução de um bem ou serviço novo, significativamente melhorado em suas características ou em seus possíveis usos. Entre os aperfeiçoamentos previstos nesta categoria estão as especificações técnicas de componentes e materiais, e a incorporação de softwares e outras características funcionais e de ergonomia. 

No entanto, é necessário que seja possível analisar o impacto das inovações a partir de índices mensuráveis, como eficiência, velocidade e outras particularidades do processo produtivo. 

O comprometimento Cetro com a excelência e o processo inovativo, nos mais diversos  setores de atuação, muito se deve ao desenvolvimento de novos produtos. Especialmente no que tange a preparação de maquinários para atender as necessidades e carências dos clientes e parceiros da empresa. 

Entre os exemplos do Processo de Inovação de Produtos, é possível acompanhar o desenvolvimento e a customização de novos modelos de maquinários Cetro. Tal como a jornada de inovação da linha de Rosqueadoras, que entre o lançamento do modelo daRosqueadora Automática para Fluxo Contínuo CARCM 3000, apresenta um expressivo aumento de produtividade quando comparada ao modelo da Rosqueadora Automática em Linha CARCM S.  

É necessário pontuar, no entanto, que o processo inovativo não inutiliza ou diminui o valor agregado que tais equipamentos trazem aos produtos. Uma vez que é necessário levar em conta as diferentes e peculiares necessidades dos inúmeros nichos produtivos presentes no mercado. 

A CARCM S, por exemplo, tem por característica uma maior versatilidade e a possibilidades de parada para rosqueamento. Ainda que o modelo CARCM 3000 apresente uma maior produtividade e a possibilidade de um trabalho em fluxo contínuo, sem necessidade de paradas em comparação com o outro modelo; as distintas carências de cada cliente, empresas e produtores tornam a disponibilidade de ambas as máquinas uma vantagem para a Cetro. Concretizando, assim, o empenho e comprometimento da empresa com micros, pequenos e médios empresários em sua jornada de automação. 

 

Inovação de Processos

Inovações ligadas ao processo produtivo abarcam a introdução de novos métodos de produção ou distribuição, que significativamente melhoram a produtividade da empresa. Esta sessão inclui ainda o aperfeiçoamento e incorporação de técnicas, equipamentos ou software ligados ao processo de bens e serviços.  

Uma das demonstrações práticas dessa categoria, segundo o Manual de Oslo, está na introdução de novos equipamentos de automação em uma linha de produção. Como exemplo, a introdução de uma máquina de Sous-vide em uma rede de restaurantes ou então em cozinhas industriais.

Quer saber mais? Confira a matéria “O impacto da técnica do Sous-vide na rentabilidade e na redução de desperdícios!

Em depoimento à Cetro, a profissional Glaucia Cândido, nutricionista e consultora de processos como o Sous-vide e o Cook&Chill, explica que alguns dos principais benefícios da técnica e da introdução da solução na cozinha está na desvinculação do horário de preparo e da finalização do prato.  

Fomentando, assim, o aumento da produtividade e da organização de uma cozinha especializada, uma vez que dessa maneira profissionais poderão se concentrar em processos específicos.  

Inovação de Marketing

Esta sessão é voltada, não para as necessidades da indústria ou do produtor, mas para as necessidades do consumidor final das mais diferentes mercadorias. Seja pela abertura de novos mercados ou pelo reposicionamento de um produto em um ponto de venda. 

De maneira direta, é a introdução de um novo método de comercialização, visando favorecer o posicionamento de uma marca ou produto no mercado. Ou ainda, aumentar sua precificação e valor agregado, seja por melhorias no design ou na apresentação do produto. 

Vale destacar que novos métodos de marketing abarcam simultaneamente produtos novos e antigos de uma empresa. Ou seja, a introdução de transformações significativas na forma e na aparência que não alteram as características funcionais ou de uso dos produtos. 

A Inovação de Marketing em design de produtos pode ser também caracterizada pela implementação de uma significativa transformação na forma, aparência ou sabor de produtos alimentícios e bebidas. Como exemplo, a introdução de novos sabores ou aromas voltada a um novo segmento de mercado.  

A SIM Laticínios, parceira de longa data da Cetro, é um exemplo de como uma empresa pode implementar diferentes procedimentos e métodos de Inovação de Marketing, também chamado de Inovação Comercial. Uma vez que esta indústria agrícola conquistou novos mercados do interior paulista a partir do investimento em diferentes métodos de embalo – com projeto próprio para criação de embalagens flexíveis, práticas e com alta durabilidade – e de conteúdo, com a introdução de leites saborizados. 

Além do ímpeto inovativo interno, o agroprodutor apostou na parceria B2B a longo prazo, construindo uma jornada de automação de sua linha produtiva com a Cetro. Garantindo a higiene e a otimização de seus processos, Cassiano Blanco encontrou na Seladora Automática e na Envasadora de Líquidos da Cetro as soluções para suas necessidades comerciais. 

Inovação Organizativa  

Um processo de Inovação Organizativa tem como foco a implementação de novos métodos organizacionais nas atividades e práticas de negócios de uma empresa, seja nos aspectos de ordenação e programação do local de trabalho ou das relações externas.  

O processo visa a melhoria do desempenho da empresa por meio da redução de custos administrativos, do estímulo a satisfação no local de trabalho – e consequentemente a produtividade da equipe. Entre outros benefícios, como a redução de custos de suprimentos e do desperdício de insumos. 

No que tange à prática de negócios, este Processo de Inovação compreende a implementação de novos métodos de organização da rotina e condução do trabalho. Sendo caracterizado pela implementação de práticas de codificação e compartilhamento de dados de um negócio.  

Para além do desenvolvimento interno de uma cultura empresarial, o processo organizativo assegura a perpetuação e o compartilhamento dos conhecimentos por meio de práticas, métodos e lições que podem ser reproduzidas. 

Um exemplo prático de Inovação Organizativa é o Processo de Integração da Cetro Máquinas. Prática que garante a uma empresa em franco desenvolvimento e expansão por todo Brasil, a manutenção do padrão de excelência e qualidade em todos seus departamentos e colaboradores. 

Os Processo de Inovação na prática

Em 2022, o Índice Global de Inovação (IGI), um dos mais importantes boletins de avaliação econômica global apontou o crescimento exponencial do Brasil na área. Tanto na lista geral, em que o país subiu sete posições, conquistando o 54º lugar; quanto nos índices regionais. Pela primeira vez, o maior país da América do Sul figurou entre as economias mais inovadoras da América Latina e Caribe, registrando pontuações de destaque no desenvolvimento de Produtos Inovadores.  

Produzido com apoio de diversos institutos industriais e econômicos do mundo, o IGI analisa anualmente o desenvolvimento de inúmeros países com base na produtividade, no crescimento econômico e no bem-estar da sociedade nas próximas décadas. A análise do IGI traduz em dados o que a Cetro vivência no dia a dia por meio do ímpeto criativo e inquieto dos inúmeros colaboradores e parceiros da empresa. 

O compromisso com o desenvolvimento e a otimização de produtos e serviços que contribuam para sociedade move a equipe Cetro há cerca de uma década. Neste período, o aperfeiçoamento dos procedimentos, equipamentos e serviços da empresa garantiram aos seus clientes e parceiros o acesso as melhores soluções para a otimização dos mais diversos processos produtivos nacionais. 

Portanto, promover a melhor experiência de compras, colocando o cliente em primeiro lugar antes, durante e após a aquisição de produtos e serviços únicos, é parte da responsabilidade e missão da Cetro de fortalecer a implementação dos Processos de Inovação por todo o sistema de negócios brasileiro. 


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, as entrevistas e as produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir! 

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