Eleve a Produtividade da Apicultura Brasileira com a Cetro!
Invista em maquinários customizados para seu negócio e impulsione a produtividade da Apicultura nacional!
Dentre os estímulos para o aumento da produtividade da Apicultura nacional está a expansão do mercado interno e externo, e o trabalho conjunto do setor público e privado para o fortalecimento de leis de incentivo. Por isso, nos próximos anos, o Mercado do Mel no Brasil está se preparando para um crescimento exponencial. Mas, afinal, o que você tem feito para aproveitar este contexto?
Aproveite este cenário e aprofunde seus conhecimentos sobre a produção de mel no país! Saiba como seu negócio pode se beneficiar com o apoio dos maquinários Cetro e aumentar a produtividade da Apicultura brasileira!
Profissionalização e Produtividade da Apicultura Nacional
Um dos indicativos da baixa profissionalização na Apicultura brasileira é a reduzida média nacional de produção, cerca de 21 colmeias por apicultor. Dado que ajuda a demonstrar, segundo o pesquisador em Tecnologia de Alimentos, Daniel Cavalcanti, como a Apicultura é uma fonte de renda secundária para o produtor.
Para mudar esse cenário, estimulando a profissionalização e capacitação dos produtores de todo o país, há um esforço conjunto realizado por órgãos públicos e entidades privadas da área. Como exemplo, as ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-MAPA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (ABELHA).
As instituições têm por objetivo trabalhar pela criação e distribuição de conteúdos sobre a Apicultura e Meliponicultura no país. Como explica Ana Lucia Assad, o potencial brasileiro no cultivo de abelhas é enorme, seja na produção direta de mel e seus subprodutos ou no consórcio com outras produções agrícolas. Nesse sentido, a capacitação de apicultores brasileiros é fundamental para que o país possa subir de patamar no mercado de mel, afirma Assad.
Um dos índices que corroboram com a análise da ABELHA são os dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) sobre a produção de mel argentino. Conforme os dados da instituição, em uma extensão territorial três vezes menor que a do Brasil, o país possui uma produção apícola muito acima da nacional. Em 2020, por exemplo, a Argentina ocupou a quarta posição no ranking de produtores globais de mel.
Segundo a pesquisa “Panorama econômico da produção e exportação de mel de abelha produzidos no Brasil”, estes dados reforçam a análise de que a falta de investimentos é um dos principais problemas para a produtividade brasileira. Além disso, a falta de capacitação contribui para que os apiários nacionais não alcancem a capacidade total de produção.
Confira as oportunidades da Apicultura Brasileira!
A pandemia de Covid-19 promoveu um aumento da demanda mundial por alimentos saudáveis, conforme aponta o setorial “Mel Natural” produzido pelo Banco do Nordeste. Esse movimento fomentou o crescimento da venda de mel brasileiro no mercado externo, impulsionados também por um “expressivo aumento do preço do produto”, segundo a pesquisa da Engenheira Agrônoma Maria de Fátima Vidal.
Esses fatores tornaram o Brasil, por exemplo, o principal fornecedor de mel orgânico dos EUA. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em 2022, 89% do produto importado pelo país foi de origem brasileira.
Além das grandes oportunidades no mercado externo, o cenário interno figura como uma possibilidade de ganho. Segundo o setorial, o consumo per capita brasileiro é um dos menores do mundo. Comparativamente, entre 2019 e 2020, o Brasil aumentou a taxa de exportação total de 66% para 89%, demonstrando que há uma demanda reprimida para o consumo de mel no país.
No entanto, apesar do potencial agrícola apontado por Vidal e do reconhecimento do Brasil como um produtor de mel de alta qualidade, nos índices de 2020, o país ocupou apenas a décima posição no nível de produção global, com apenas 6,2% do volume das exportações.
As Iniciativas de Apoio Tecnológico e o Investimento Técnico
Para além da extração e produção bruta do mel é necessária uma maior organização em toda a cadeia produtiva da Apicultura brasileira. Por isso, simultânea ao processo de capacitação de produtores e empreendedores do setor se mostra vital uma organização de linhas de crédito para o investimento em estrutura e maquinários.
Iniciativas como o Projeto de Lei Nº 6560/2019 tem o potencial de transformar todo o setor. Ainda em trâmite no Congresso Nacional, o projeto tem o objetivo de instaurar uma política nacional de incentivo à produção melífera e ao desenvolvimento de produtos e serviços apícolas de qualidade.
Caso seja aprovado, o PL incentivará diretamente a produção e difusão de tecnologias de produção, manejo, colheita e armazenamento ligados ao setor. Dessa forma, proporcionará, por exemplo, linhas de crédito específicas para a compra de maquinários especializados na produção melífera.
O PL 6560/2019 dará prioridade à linha de financiamento para as cadeias produtivas do mel, facilitando, assim, a aquisição de maquinários como o Datador Manual da Cetro para auxiliar no aumento da produtividade da Apicultura nacional. (Créditos: Comunicação/CETRO)
Dessa maneira, os equipamentos capazes de auxiliar na redução de custos e no aumento da produtividade da Apicultura brasileira estarão mais próximos de empresários e produtores. Seja para o primeiro passo na profissionalização de um negócio, com máquinas iniciais, ou então para a aquisição de linhas completas de automação, a Cetro dispõe de soluções desenvolvidas especialmente para o setor.
Entre em contato com a equipe de profissionais da Cetro e aproveite para realizar testes em maquinários! Conheça equipamentos como a Envasadora de Pastosos Automática em Linha com 8 bicos, uma solução capaz de atender as demandas produtivas em alta escala de líquidos e pastosos.
Encontre também maquinários iniciais, como o Datador Manual da Cetro, para gradualmente trilhar a jornada de automação. Equipamento ideal para datar produtos com agilidade e simplicidade, esta máquina Cetro consegue aplicar informações invioláveis e nítidas, agregando mais profissionalismo no embalo de seus produtos.
Experiências Reais: a Produtividade da Apicultura Brasileira
Há 45 anos trabalhando com mel, o apicultor e empresário José Peruchi encontrou na Cetro a parceria necessária para fortalecer seu processo de transformação tecnológica, facilitar sua vida e aumentar sua produtividade. A partir de Ibaté, a 150 km de Bauru, Peruchi distribui seus produtos para boa parte do estado de São Paulo, trabalhando com uma variedade de embalagens e processos de finalização. “Tudo o que você pensar de abelha a gente embala”, explica o produtor.
Do mel in natura ao spray de própolis, Peruchi tem suas necessidades atendidas com o apoio das soluções Cetro. Processos antes realizados de maneira manual são automatizados e facilitados pelos maquinários, proporcionando maior valor agregado, qualidade e melhora na aparência dos produtos, reforça o empresário.
Com o apoio da Rotuladora Automática de Frascos Cilíndricos de Bancada CALM T, por exemplo, o produtor adiciona a sua linha de produção a tecnologia que proporciona um alto padrão de qualidade e produtividade na Apicultura nacional.
“A gente resolveu procurar uma empresa que pudesse fornecer o que há de melhor para se envasar e rotular. É aí que a gente conheceu a Cetro”, relembra Peruchi.
Esta experiência é um exemplo de como os equipamentos Cetro transformam o trabalho das pessoas a partir da inclusão de um processo completamente automático e contínuo.
De acordo com o empresário, para além do investimento em uma produção de qualidade com apoio do rápido envase dos maquinários Cetro, a parceria com a empresa é fruto do serviço de atendimento ao cliente. Como explica o produtor, após pesquisar diversas empresas de máquinas, foi “a Cetro que se encaixou com o nosso atendimento, com a nossa necessidade”.
Está em dúvida? Faça como José Peruchi, entre em contato com a equipe de profissionais da Cetro e encontre o maquinário ideal para atender seu negócio! Realize testes com seus próprios produtos e saiba como embarcar nesta jornada para aumentar a produtividade da Apicultura brasileira!