Back To Top

23 de março de 2023

Agregue valor a sua pizzaria com máquinas automáticas!

By
  • 0

Saiba por que o aumento da produtividade e a redução de gastos desnecessários aparecem entre os benefícios da automatização em uma pizzaria!

Passando por cima de preferências particulares e discussões interestaduais sobre colocar ou não ketchup na pizza, de maneira geral, o brasileiro parece concordar em algo: comer em uma pizzaria é sempre uma boa escolha.

Segundo a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo (APUBRA), diariamente 1 milhão de pizzas são consumidas por todo o país. Destas, mais da metade são produzidas em território paulista. Além disso, segundo a associação, é na capital do estado que são batidos recordes globais: São Paulo figura como a 2ª cidade que mais consome o alimento no mundo hoje.

Movimentando 22 bilhões de reais anuais, conforme dados da APUBRA, é preciso reconhecer as necessidades de inovação e as oportunidades comerciais do Mercado de Pizzas brasileiro. Por isso, na Cetro, empresários encontram maquinários ideais para otimizar seus processos produtivos e atender às demandas de seus negócios.

Nesta matéria, confira os benefícios da automatização e algumas soluções capazes de transformar a produtividade de pizzarias brasileiras!

Da cultura a conta: por que tanta pizza?

Além do fator cultural e da predileção nacional pelo alimento, em 2023, a alta demanda produtiva do setor de pizzarias brasileiras tem um motivador ainda maior: o bolso do consumidor. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), a conta é simples: comer fora de casa está valendo a pena! Mas por quê?

A taxa de inflação em bares e restaurantes está, há meses, abaixo do índice médio nacional. Em fevereiro, por exemplo, os números figuraram em 0,5% para alimentação fora do lar, contra 0,84% nos dados gerais — conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em letras miúdas, o setor vem segurando o aumento nos preços do cardápio — conforme explica Paulo Solmucci, Presidente da ABRASEL, em entrevista à associação. Segundo o profissional, ainda que nos últimos anos o segmento tenha ganhado em produtividade, a transformação não é suficiente. Por isso, diversos estabelecimentos buscam a diminuição dos seus custos produtivos.

Dessa forma, investir em maquinários que automatizem processos produtivos repetitivos em uma cozinha, como o processamento de alimentos, facilitam a otimização da produtividade de toda a pizzaria!

Além do fator econômico, há de se considerar o aumento exponencial da competitividade. Segundo dados da APUBRA, se entre 1962 e 2007 cerca de 10 mil pizzarias foram abertas no Brasil, o mercado explodiu nos anos seguintes. De 2008 a 2020, foram registados cerca de 73 mil novos estabelecimentos ligados à produção de pizza no território nacional. Registrando uma taxa de crescimento de 612,5%, que se estende por todos os estados da Federação.

Empreendedores brasileiros encontram na Cetro maquinários e projetos personalizados para auxiliar no aumento da demanda produtiva do setor de pizzarias. Nesse sentido, aproveitando os benefícios da automatização, empresários podem aumentar sua produtividade enquanto reduzem custos e gastos desnecessários. (Créditos: Reprodução/APUBRA)

Benefícios da Automatização: MPES e Pizzarias brasileiras

Formado majoritariamente por micro e pequenos empresários, o Mercado de Pizzarias brasileiro possui diversas oportunidades para aproveitar os benefícios da automatização. Segundo pesquisas da área de administração de empresas: “pequenos empreendimentos possuem um perfil inovador exclusivo”.

As chamadas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) têm benefícios específicos na busca inovativa, como maior flexibilidade interna quanto às mudanças de mercado, à rápida comunicação interna e à menor aversão ao risco — conforme aponta o estudo “Inovação em serviços: o processo de inovação nos pequenos negócios de alimentação” da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a tese, ainda que estudos a respeito da inovação no setor de serviços sejam negligenciados, no dia a dia comercial, o desenvolvimento dos processos de inovação aconteceram em “uma tentativa de ampliar a vantagem competitiva perante os concorrentes”. A inovação tecnológica, voltada para a aquisição de produtos e a inovação nos processos, é apenas “a parte visível de um iceberg” quando se trata do setor, que conta ainda com inovações não tecnológicas orientadas ao serviço.

A pesquisa “Visão dos Empreendedores em Relação à Inovação em seus Negócios: Um Estudo Em MPES de Sucesso do Setor de Alimentação de Brasília”, realizada pela Universidade de Brasília (UnB), aponta que a melhoria por meio da aquisição de novas máquinas e equipamentos figura como uma das principais maneiras de se inovar no setor de alimentação. Para os empreendedores que participaram do estudo, além de relevantes para o sucesso de um negócio no setor alimentício, investir em inovação é “uma prerrogativa para as empresas que desejam sobreviver e alcançar o sucesso”.

Por isso, não perca esta oportunidade e conheça alguns dos maquinários Cetro que irão ajudar sua pizzaria nessa jornada de otimização e transformação tecnológica! Aproveite os benefícios e conte com o apoio de profissionais especializados em auxiliar empreendedores dos mais diversos nichos.

Cada câmara do Forno FP-45IV da Cetro possui 3 trilhos de encaixe para grelhas, possibilitando regulagens diferentes de altura, conforme a necessidade do usuário. (Créditos: Comunicação/CETRO)

Assando pizza com alta eficiência e produtividade!

Solução ideal para empreendimentos que precisam assar seus produtos de forma eficiente e ágil, o Forno de Pizza 45X60 Infravermelho – FP-45IV da Cetro otimiza o trabalho com pizzas e outros alimentos de maneira eficaz e com extrema qualidade!

 

Com aquecimento a gás, pedras refratárias e isolamento térmico em manta de lã de rocha, esse modelo é desenvolvido especialmente para que o calor seja distribuído de maneira uniforme no interior da câmara.

Além disso, sua estrutura reforçada em Inox 430 deixa o maquinário mais resistente, se tornando um ótimo investimento a longo prazo.

Manipulando alimentos de maneira ágil e segura: conheça os processadores e multiprocessadores da Cetro!

Multiprocessador de alimentos

Manipular alimentos das mais diversas formas – seja fatiando, ralando ou cortando em cubos – pode se tornar um processo muito mais tranquilo e ágil com o apoio do Multiprocessador de Alimentos da Cetro! Com uma estrutura em Inox, sinônimo de durabilidade e segurança, conforme as normas regulatórias de higiene e assepsia, essa solução pode transformar a produtividade de sua cozinha.

Processador de alimentos com 6 discos – diâmetro 429 MM

Caso seu empreendimento necessite de mais potência, o Processador de Alimentos com 6 Discos – Diâmetro 429 mm da Cetro pôde atender aos seus anseios! Essa solução fatia, rala e desfia alimentos em alta velocidade, conseguindo processar peças de queijo inteiras, por exemplo, em poucos segundos.

Além de ser ideal para negócios que necessitem de uma alta produtividade, esse equipamento conta com 06 diferentes discos, favorecendo a manipulação e o processamento de alimentos. São eles:

  • 01 Fatiador de 1,5 mm;
  • 01 Fatiador de 3 mm;
  • 01 Ralador;
  • 01 Desfiador de 3 mm;
  • 01 Desfiador de 5 mm;
  • 01 Desfiador de 8 mm.

Um exemplo de inovação e qualidade das soluções Cetro, os componentes incorporados ao Processador de Alimentos são construídos com materiais criteriosamente selecionados para cada função. Garantindo, assim, alta produtividade no preparo das receitas.

Processador de alimentos em inox

Com o apoio de profissionais capacitados, encontre a solução ideal para o seu empreendimento dentre os inúmeros equipamentos do catálogo da Cetro! Acompanhe, no vídeo abaixo, a performance e as especificidades do Processador de Alimentos em Inox da Cetro!

Um maquinário de simples manipulação, essa solução necessita de apenas um colaborador para realizar sua perfeita operação. Além disso, seu eficaz sistema de segurança só permite que o Processador entre em funcionamento quando todas as suas partes estão devidamente fechadas.

Contando com sete discos para a produção de alimentos, essa solução otimiza o desempenho de uma pizzaria e demais empreendimentos com profissionalismo! Aproveite as diversas utilidades dos raladores de diferentes tamanhos, dos fatiadores e de um cortador em palito – excelente para produzir batatas-fritas padronizadas.

Os apetrechos disponíveis facilitam o trabalho de ralar, fatiar ou apenas cortar os insumos, de acordo com o molde que melhor se encaixa nas necessidades do negócio e do que se deseja preparar. Com cortes precisos, esse maquinário atribui mais qualidade e valor ao seu processo produtivo, valorizando a apresentação de suas mercadorias e multiplicando as opções de uso de diversos alimentos!

Os benefícios da automatização por toda a cozinha!

Para além dos processos rápidos característico de uma pizzaria, como assar, fatiar e montar os pedidos; com o apoio da Cetro é possível, também, automatizar e otimizar diversos fluxos de trabalho que cercam o processo de uma cozinha!

Seja no desenvolvimento de maquinários especializados, como as máquinas de sachês de molhos e maioneses ou então com a linha de soluções de Sous-vide disponíveis no catálogo; a Cetra ajuda o empreendedor a sanar as mais diferentes demandas e necessidades de sua produção.

Veja na prática os benefícios da automação em seu processo produtivo!

Por fim, confira a experiência de Luiz Felipe Martins, empresário do ramo de pizzarias que, a partir da filial Cetro de Belo Horizonte, encontrou na linha de Seladoras a Vácuo da Cetro, o maquinário ideal para seu negócio!


Prev Post

Mercado do milho: versatilidade e potência no agronegócio nacional

Next Post

05 maquinários para a indústria do arroz!

post-bars

Leave a Comment