Mercado do milho: versatilidade e potência no agronegócio nacional
Saiba mais sobre o crescimento do Mercado de Milho e conheça alguns maquinários Cetro para o embalo e a dosagem eficaz do cereal e seus subprodutos!
Devido a versatilidade de utilização do cereal, o Mercado de Milho representa uma potência para o agronegócio nacional – seja como ingrediente gastronômico ou como fonte de combustível na geração de etanol – afirma a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o milho é a segunda maior cultura agrícola em importância no país, superada apenas pela soja que lidera a produção de grãos nacionais. No começo do seu cultivo, o cereal era utilizado basicamente para o consumo humano, mas, com o decorrer do tempo, foi ganhando outros campos e se transformou no principal insumo para a alimentação de aves e suínos brasileiros, ressalta a CNA.
Sua empresa está preparada para trabalhar com esse produto com qualidade e eficiência nos processos?
Há mais de uma década, a Cetro garante os maquinários e os serviços ideais para empreendedores e empresários brasileiros que buscam, por meio da inovação industrial, transformar a realidade produtiva nacional. Encontre, nesta matéria, equipamentos capazes de atender às necessidades específicas dos empreendimentos do Mercado de Milho.
Seja para iniciar uma linha de produção manual, semiautomática ou automática; dar o primeiro passo rumo à profissionalização ou então para desenvolver projetos personalizados para empreendimentos de alta demanda — conte com o apoio dos maquinários Cetro!
Milho: o ouro dos cereais
Uma cultura presente em extensas áreas da Federação, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Milho (Abimilho), o cereal domina as regiões do norte do Paraná, do oeste de São Paulo, o Triângulo Mineiro e o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. Além disso, existem vários tipos desse vegetal, conforme o seu destino ou uso final, afirma o estudo “Processamento e Industrialização do Milho para Alimentação Humana”. Nesse sentido, o milho é considerado “o ouro dos cereais”, não somente pela cor, mas por se tratar de uma fonte agrícola com diversas aplicações. Segundo a Embrapa, a partir do milho, obtém-se centenas de derivados e subprodutos, empregados em várias indústrias, como:
- Alimentícia e química: amido, dextrina, glicose, óleo, margarina, fermento;
- De bebidas: licores, refrigerantes, vinhos, entre outros;
- De fermentação: enzimas, acetonas e outros;
- Química e mecânica: fundição de metais e plásticos;
- De rações: farelo, gérmen, protenose e refinasil
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Outra importante característica do milho é seu papel de destaque na cultura produtiva de leite, ovos e da agropecuária bovina, suína e de aves. Afinal, entre 60% e 80% das colheitas anuais desse cereal são destinadas à nutrição animal, confirmam dados da Embrapa.
O aumento nas demandas no mercado de milho
De modo geral, o segmento prevê uma média de 4,2% na CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) durante o período de 2022 a 2027, segundo o levantamento “Mercado de Milho – Crescimento, tendências, impacto do Covid-19 e previsões (2022-2027)” da Mordor Intelligence.
Como explica a organização, com o crescimento populacional, o aumento da renda em países em desenvolvimento e a urbanização, houve um expressivo aumento no consumo global de carne bovina, leite e ovos pela população. Dessa forma, como o milho é um dos principais ingredientes de rações ou alimentos compostos para animais, é muito provável que essa crescente demanda por fontes de proteína impulsione o comércio e o Mercado de Milho em nível mundial, afirma o levantamento.
Nesse contexto, os dados oficiais apontam uma safra de milho recorde no Brasil para esse ano. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão é de uma produção total de 125,8 milhões de toneladas na safra 2022/23, com um aumento esperado de 11,2% comparado à safra anterior. O plantio do milho nessa primeira safra avançou em todas as regiões produtoras do cereal, aponta a pesquisa da Conab.
De fato, ao longo da última década, a exportação de milho no país sofreu um boom fantástico: a produção total aumentou de 52 milhões de toneladas em 2007/08 para quase 98 milhões de toneladas em 2017/18, aponta o relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O documento ainda afirma que a capacidade climática brasileira para a produção de duas safras ao ano, as novas variedades do milho e as mudanças na alimentação do gado estão entre os principais fatores que contribuíram para o rápido aumento da produção do cereal no país.
“O clima continuará favorecendo o plantio no Brasil (em 2023). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta a presença de chuvas em praticamente todas as regiões produtoras do Brasil. Até o momento, o desenvolvimento das lavouras continua satisfatório, mantendo a expectativa de produção recorde” – Ruan Sene, Analista de Mercado da Grão Direto, para o Portal Agrolink.
A inovação e o resultado da produtividade
À medida que o Mercado de Milho cresce, empreendedores e agroprodutores precisam inovar e aumentar a produtividade para atender às demandas, investindo em soluções junto ao agronegócio. Nesse sentido, a Cetro disponibiliza um grande catálogo de maquinários para grãos e cereais de diversos setores da agroindústria.
Confira, abaixo, alguns maquinários para o embalo e a dosagem eficaz de milho e seus subprodutos! Máquinas capazes de automatizar os processos e aumentar a produtividade do pequeno, médio e grande empreendedor brasileiro!
Dosadora de precisão 4 balanças semiautomática DC 4K
Promovendo altíssima produtividade nas dosagens de grãos, a Dosadora de Precisão 4 Balanças Semiautomática DC 4K da Cetro é capaz de transformar o negócio de todo empreendedor nacional. Esse modelo possui quatro calhas responsáveis por despejar os produtos em quatro balanças que dosam e encaminham as mercadorias para o embalo, característica que garante uma produtividade extremamente alta.
Com a Dosadora DC 4K da Cetro, você pode dosar amendoim, milho, granola, castanhas, bolinhas de chocolate, produtos esféricos e muito mais. Confira seu funcionamento no vídeo abaixo!
Empacotadora de grãos e pós 30-150ml
Desenvolvida para dosar, selar, cortar e datar produtos de forma contínua e automática, a Empacotadora de Grãos e Pós 30-150 ml dispensa qualquer operação manual, agilizando e automatizando todo tipo de produção. Esse modelo dosa os produtos de forma volumétrica, o que garante maior precisão na dosagem.
Além disso, ela possui um painel digital touch screen, sistema CLP (Controlador Lógico Programável), pistões pneumáticos, sensores de presença, cuba com visor de nível, ajustes independentes de temperatura da selagem vertical e horizontal, e alarmes que acusam quando não há produto no funil, evitando desperdícios de embalagens.
A Empacotadora de Grãos e Pós 30-150 ml da Cetro é apropriada para produtos como: comprimidos médicos, alimentícios, sementes, grãos, sabão em pó, açúcar e muito mais! Saiba mais no vídeo abaixo:
Empacotadora rotativa para embalagens stand-up
Solução altamente indicada para produções em alta escala, a Empacotadora Rotativa para Embalagens Stand-Up é o modelo ideal para garantir máximo rendimento e produtividade. É um maquinário com alta tecnologia e robustez, que trabalha com processos automáticos através de um sistema CLP com painel IHM (Interação Homem-máquina) touch screen.
A máquina tem sensores que detectam se a embalagem está completamente aberta para inserir o produto. Caso ocorra algum tipo de transtorno, o equipamento não despeja a mercadoria, evitando desperdícios e custos extras. Esse modelo pode se adaptar a vários tipos de produtos, como: doces, batata chips, salgadinhos de pacote, temperos, café, cosméticos, entre muitos outros.
Dosadora automática em linha com 4 balanças CAFM 4000
Outro modelo extremamente recomendado para produções com demandas em grande escala é a Dosadora Automática em Linha com 4 Balanças CAFM 4000. Esse equipamento dosa grãos e pós com exatidão através de uma balança eletrônica, mantendo alta produtividade durante todo o processo.
Seu controle de dosagem é preciso, sendo possível dosar inúmeras quantidades de produtos com baixa margem de erro. É um equipamento perfeito para dosar pimenta em pó, feijão, arroz, milho, amendoim, café e diversos outros produtos. Confira seu funcionamento no vídeo abaixo!
Sua empresa aos cuidados da Cetro!
Em meio ao cenário de crescimento de diversos setores do agronegócio, assim como o Mercado de Milho, é preciso inovar e manter a produtividade para transformar a realidade do seu empreendimento! Traçar estratégias de investimento contribui para o desenvolvimento de um negócio altamente rentável e com máxima capacidade produtiva.
Confira o catálogo completo da Cetro e encontre a solução que mudará sua linha de produção com a automatização e a otimização dos processos. Conheça os maquinários que atendem às demandas do pequeno ao grande empreendedor nacional!
Continue acompanhando o Blog da Cetro para conferir mais dicas, tutoriais e conteúdos elaborados para transformar seu negócio em 2023!