Back To Top

5 de abril de 2023

Inove a forma de embalar feijão com as máquinas Cetro!

By
  • 0

Aumente a produtividade e o valor agregado de sua produção em 2023 com novas embalagens de feijão!

Cultivado há mais de sete mil anos, o feijão está presente na agricultura e na culinária regional há mais tempo do que a própria existência do Brasil. No entanto, foi no século XX que o grão ganhou o protagonismo no prato, fruto da construção modernista da identidade nacional.

O movimento deu certo, conforme explica a pesquisa “Tendência Temporal no Consumo Alimentar Tradicional de Feijão no País e sua Relação com o Estado Nutricional da População Adulta Brasileira”. O estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que hoje o grão é reconhecido como um alimento símbolo das “típicas refeições brasileiras” e da “identidade alimentar cultural e nacional”.

Imortalizado em poemas, livros, nas novelas e em músicas dos mais diversos gêneros, o feijão segura o posto de destaque, seja no samba de Beth Carvalho em “Saco de Feijão” ou nos clássicos sertanejos como “Feijão com Couve” de Luiz Gonzaga.

As inovações tecnológicas, no entanto, fomentaram o processo de otimização das técnicas produtivas da cadeia do feijão. Do cultivo a distribuição do grão, equipamentos especializados transformam o trabalho de produtores, agroindustriais e de inúmeros segmentos que o utilizam como insumo básico.

Faça parte da otimização das embalagens de feijão e não perca a oportunidade de destacar seu produto no mercado brasileiro!

Conheça alguns dos maquinários Cetro capazes de auxiliar as mais diversas etapas do processo produtivo no Mercado de Feijão brasileiro! Confira as diferentes embalagens de feijão disponíveis para o seu negócio e conte com o apoio de profissionais especializados para otimizar sua linha de produção!

As inúmeras facetas, culturas e inovações do feijão brasileiro

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o feijão é cultivado, hoje, em todos os estados do país. No entanto, falar do grão é levar em conta as diferentes qualidades desse vegetal: do feijão-preto ao carioca, passando pelo caupi, o feijão-branco, o feijão-verde e tantas outras culturas espalhadas pelo Brasil.

Atualmente, a variedade do feijão-carioca, desenvolvida em Palmital – SP, fruto da parceria de produtores locais e pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), domina os campos nacionais. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a qualidade reponde por 60% da área de feijão cultivada no país!

Mostrando como a inovação modifica a realidade humana, foi por conta da nova variedade do grão que, há mais de 50 anos, o Mercado de Feijão se transformou. Segundo o pesquisador Alisson Chiorato do IAC, em entrevista ao G1, o grão impulsionou o mercado brasileiro!

Anteriormente, o consumo de feijão era realizado sobretudo a partir de feiras, com aquisições a granel. Após o aperfeiçoamento e o aumento da oferta, a indústria empacotadora se interessou pelos insumos, promovendo o surgimento de diferentes marcas nacionais.

Arroz com Feijão? Saiba como anda a indústria do arroz no Brasil em 2023 e conheça os maquinários que otimizam a produção da dupla mais famosa da mesa nacional!

Na Cetro, produtores de todo o país encontram soluções capazes de atender suas necessidades mais específicas. Dentre elas, inovadoras formas de embalar feijão! Além de oferecer maquinários desenvolvidos especialmente para otimizar e facilitar os processos produtivos nacionais, os equipamentos Cetro podem ser customizados conforme as particularidades de seu negócio! 

Feijão a Vácuo?

Confira abaixo a experiência dos agroprodutores da Cooperativa de Agricultores Familiares de Itararé – SP no Showroom da Cetro em Bauru. Acompanhe o teste com a Seladora Automática Contínua a Vácuo com ATM e confira as vantagens que esse maquinário proporciona, como a integridade, a longevidade e a proteção de diferentes alimentos, incluindo o feijão!

Promovendo um embalo com atmosfera modificada, esse modelo de Seladora traz o benefício do aumento da shelf life dos mais diversos insumos. Os gases utilizados no embalo ajudam a manter as características essenciais dos alimentos como sabor, textura e nutrientes naturais.

Segundo o estudo “Armazenamento de Sementes de Soja em Embalagens Permeável e Hermética, com e sem Atmosfera Modificada”, o uso de embalagens que contam com a atmosfera controlada ou modificada evita o crescimento de mofos e a presença de insetos, preservando a qualidade dos grãos.

Além disso, esse tipo de embalo minimiza a necessidade do uso de conservantes nas mercadorias. Desse modo, embalagens de feijão a vácuo tornam-se um diferencial no comércio, representando uma vantagem competitiva frente à concorrência.

Capaz de selar diferentes tipos de embalagens e espessuras de plásticos, a Seladora Automática Contínua a Vácuo com ATM da Cetro possui regulagens especificas em seu mordente que facilitam a operação com embalagens mais grossas! Adquirindo essa solução, você otimiza o processo produtivo de seu negócio e, simultaneamente, amplia a gama de embalagens disponíveis aos seus produtos.

De maneira simples e intuitiva, as configurações do equipamento são realizadas por meio de um painel digital de fácil operação! Dentre as regulagens disponíveis, o controle da velocidade da esteira e da temperatura de selagem auxiliam no desenvolvimento do embalo. Além de realizar o processo com vácuo e injeção de ATM, essa solução é capaz de selar de forma contínua e ainda datar as embalagens.

Os benefícios das novas embalagens de feijão!

De acordo com o IBGE, em 2023, a produção de feijão no Brasil deve chegar a 3,1 milhões de toneladas. No entanto, ainda que esse volume atenda às necessidades do mercado interno, conforme análise da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), esta é a safra com menor área plantada da história do país desde o início dos registros.

Consequentemente, espera-se um baixo volume produtivo no próximo ciclo de colheita. Segundo o boletim mensal da Conab de março, o AgroConab, “a pouca disponibilidade de produto tem provocado substancial alta nos preços, que devem permanecer em patamares elevados pelo menos até o avanço da colheita da 2ª safra que tem início em meados de abril.”

Por isso, fortalecer a produtividade e a rentabilidade da cultura é cada vez mais importante! Nesse contexto, a redução do desperdício de insumos e a otimização das embalagens de feijão tornam-se imprescindíveis aos produtores nacionais.

Invista em equipamentos voltados para o embalo de grãos em alta ou baixa escala, como os maquinários da linha de Dosadoras ou Empacotadoras da Cetro, e obtenha diferentes benefícios para o seu empreendimento!

Um exemplo de equipamento é a Dosadora de Precisão com 2 Balanças Eletrônicas 10-2000 g que, por meio de um painel de controle digital prático, comanda um sistema de dosagem e escoamento preciso e eficiente! Desenvolvida para atender segmentos e demandas que dependem de uma alta acuracidade, essa solução Cetro facilita o trabalho de cadeias produtivas dos mais diversos insumos.

Com o apoio de suas duas balanças de alta precisão, esse maquinário permite uma fácil configuração da dosagem do produto e da velocidade de escoamento, otimizando a produção e o trabalho com embalagens de feijão, por exemplo.

Inovação e Tecnologia no Mercado de Feijão brasileiro

Ainda que o feijão-carioca domine os mercados e os campos nacionais, espalhados pelo país, inúmeras qualidades de feijão fazem parte do dia a dia produtivo e alimentar da nação. A partir do norte e do nordeste brasileiro, por exemplo, o feijão-caupi defende seu posto como a 2ª qualidade mais produzida do país.

Além de pratos típicos da cultura nacional, como o baião-de-dois, essa cultura também instiga estudos como o artigo “Qualidade de feijão-caupi crioulo do Alto Juruá armazenado em embalagem a vácuo”, cujos resultados auxiliam no progresso de embalagens a vácuo!

Conforme comprovado pelo artigo, a embalagem a vácuo é um método eficiente para manter por mais tempo a umidade, as proteínas e os lipídios no feijão. Além disso, segundo o estudo, embalagens a vácuo diminuem o endurecimento e o escurecimento dos grãos.

Esse fator tem particular se destaque, conforme afirma o estudo, pois as mudanças bioquímicas que provocam a mudança na coloração aumentam o tempo de produção e cocção do feijão, fatores que diminuem o valor econômico do produto no mercado!

Respondendo às necessidades de melhorias e otimizações dos processos produtivos brasileiros, a Cetro desenvolveu maquinários capazes de facilitar o trabalho, agregar valor à produção e garantir uma maior longevidade a sua mercadoria! Com o apoio da Seladora a Vácuo de Bancada CCVS 300 BB T, garanta o melhor envasamento a vácuo para os seus feijões!

Essa solução Cetro realiza a selagem verticalmente, o que permite a manipulação de insumos líquidos, sólidos, em pó, grãos e flocos, entre outros diversos estados. Ao final do processo sua mercadoria assumirá o formato “tijolinho”, popularmente conhecida pelas embalagens de café em pó!

Falando em café, saiba como andam as expectativas do Mercado Cafeeiro e como os produtores contam com o apoio de maquinários Cetro para agregar valor às embalagens de café brasileiro!

Dessa forma, ela melhora a apresentação e a aparência dos produtos, facilitando a exposição em áreas de vendas e reduzindo o espaço de armazenagem das embalagens de feijão ou dos mais diversos insumos!

Automatização do começo ao fim da cadeia produtiva

Fora os equipamentos únicos, a Cetro também disponibiliza o serviço de desenvolvimento de projetos customizados para a automatização de linhas de produção. Dessa maneira, empreendimentos que estão trilhando sua jornada de transformação tecnológica tornam-se capazes de atender a uma alta demanda, elevando o grau tecnológico de seus equipamentos com o acompanhamento de profissionais especializados em maquinários de alta produtividade.

Um equipamento robusto e vertical, a Empacotadora de Grãos e Pós 5-40 ml dosa os produtos de forma volumétrica, conferindo maior precisão na dosagem. (Créditos: Comunicação/CETRO)

Máquinas como a Empacotadora de Grãos e Pós 5-40 ml, cuja alta produtividade é baseada em processos automáticos que embalam, cortam e datam as embalagens com precisão!

Agilizar a produção com segurança, necessitando apenas do apoio de um operador para a alimentação do funil, é um dos grandes diferenciais desse modelo.

Ou então, do outro lado do processo, equipamentos como a Esteira Coletora de Saída para Empacotadoras, uma máquina personalizável que eleva as embalagens a diferentes alturas de trabalho, conectando os mais diversos equipamentos da linha de produção.

Confira o vídeo do Abastecedor Vertical e saiba mais sobre os dados técnicos dessa solução que pode transformar a produtividade de seu negócio!


Prev Post

Tampa batoque: versátil, resistente e funcional!

Next Post

Mercado de cevada: invista no setor com as soluções Cetro!

post-bars

Leave a Comment