Back To Top

7 de outubro de 2024

Como vender seu produto no supermercado

Saiba o que você precisa fazer para vender seu produto nos maiores supermercados do país e alcançar o sucesso das grandes marcas.

Você já imaginou estar fazendo suas compras do mês e ver seu produto no supermercado? Ou melhor ainda: ver outras pessoas se interessando por ele ao ponto de colocarem em seus carrinhos e levarem para casa?

Talvez você pense que isso é apenas um sonho distante, uma realidade perfeita em que seu produto seja figurinha carimbada no dia a dia de várias famílias brasileiras. Porém, todos os produtos que você já encontra nas gôndolas e prateleiras dos supermercados começaram de alguma forma.

Talvez o seu possa ser o próximo!

Mas como eu faço isso?

Quem já tentou colocar um produto no supermercado sabe que não é uma tarefa fácil. Afinal, esse não é um trabalho que depende apenas do fornecedor, mas também do interesse da loja em comprar sua mercadoria para revender.

Além disso, o básico precisa ser dito: seu produto deve ter qualidade e preço competitivo para chamar atenção dos clientes e ter sucesso em vendas no supermercado.

Pensando nesse sonho de vários empreendedores, o Blog Cetro separou o passo a passo que você precisa saber para aumentar suas chances de ter seu produto nas gôndolas dos maiores supermercados do país. Confira!

1° Passo: Legalize seu produto

Para legalizar sua mercadoria, você deve registrá-lo perante a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pois ela é responsável pelo controle e a fiscalização de produtos industrializados e alimentos no comércio.

Agora, caso você deseje comercializar alimentos de origem animal, vegetal ou bebidas, é necessário registrá-lo perante o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Além do registro, você deve pesquisar as legislações pertinentes ao seu produto. Elas envolvem rotulagem, informações nutricionais, ingredientes, adições, indicações de uso, datas de fabricação e vencimento, códigos de barras, entre outras.

Todos os supermercados vão pedir nota fiscal e emissão de boletos, por exemplo. Por isso, lembre-se que você, como fornecedor, não pode dever para o Governo. Não só como pessoa física, mas também como pessoa jurídica.

Esqueceu de declarar seus rendimentos? Veja o prejuízo que isso pode causar!

2º Passo: Comece aos poucos

Saiba que é quase impossível vender seus produtos para grandes redes de supermercados no começo. Afinal, elas já possuem fornecedores de confiança que oferecem produtos que elas sabem que vendem bem.

Dessa forma, o jeito mais fácil de você conseguir parcerias no futuro é fazer seu networking agora! Com a ajuda das redes sociais, crie uma clientela fiel e peça para que seus clientes compartilhem suas experiências de compra com os amigos.

Se puder, invista em anúncios para sua página atingir um público maior. Além dessa estratégia te ajudar a ganhar visibilidade, você consegue mais clientes e um lucro maior.

Confira as melhores ferramentas de ADS para empreendedores!

Agora, se já quiser vender seus produtos para outras lojas, a sugestão é começar por mercearias, armazéns e empórios. Quando você se sentir seguro, pode procurar mercados menores para consolidar sua marca na região.

3º Passo: Tente vender por consignação aos supermercados

A venda por consignação funciona da seguinte forma: o fornecedor entrega os produtos ao lojista, ele os coloca à venda e, apenas quando o cliente comprar o produto, o lojista repassará o valor da venda ao fornecedor, descontando a porcentagem de comissão da loja.

Mas por que essa é uma boa forma de começar a vender em supermercados? Quando você oferta seu produto por consignação, você aumenta a chance de realizar uma parceria. Afinal, essa modalidade permite que o estabelecimento venda seu produto sem precisar pagar antecipadamente.

Além da redução do risco financeiro relacionado ao estoque, o supermercado tem acesso a uma grande variedade de fornecedores, podendo ajudar vários pequenos negócios. Sendo assim, caso você escolha começar a vender por consignação, sua marca terá um alto potencial de crescimento, porque o supermercado trará visibilidade ao seu produto.

4º Passo: Tenha um meio de entrega

Após saber em qual modalidade vai vender seu produto no supermercado (contrato tradicional ou consignação), é importante possuir um meio de transporte que entregue diretamente para o estabelecimento. Isso será um diferencial importante, já que você poderá oferecer o frete de forma gratuita aos lojistas ou muito mais barato.

5º Passo: Acesse o site da Cetro

Agora que você já aprendeu todo o processo para colocar seu produto nas prateleiras dos supermercados, pense no que você pode fazer para deixar sua apresentação e qualidade incomparáveis.

A Cetro oferece diversos tipos de soluções para você conseguir otimizar sua produção e lucrar cada vez mais. Afinal, somos especialistas em ajudar pequenos, médios e grandes empreendedores com um portfólio versátil de máquinas domésticas a industriais.

Para saber mais sobre as inovações da companhia, continue acompanhando o Blog Cetro e nos siga em todas as redes sociais!


Confira aqui 04 estratégias para a gestão de fornecedores!

Prev Post

Fala, Léo: O valor de aproximar realidades

Next Post

Como ser um líder motivador

post-bars

Leave a Comment