05 tendências de artesanato para 2025
Coloque a mão na massa e lucre no mercado de artesanato com essas 05 dicas da Cetro!
A indústria de artesanato continua crescendo e se tornando uma escolha cada vez mais lucrativa para empreendedores inovadores. Afinal, de acordo com a Business Research Insights, o mercado global de artesanato movimentou aproximadamente US$ 51,51 bilhões em 2024 e deverá crescer para US$ 108,91 bilhões até 2033, impulsionado pela valorização de produtos exclusivos e sustentáveis.
Por isso, neste artigo do Blog Cetro, conheça 05 tendências de produtos artesanais que prometem conquistar o público em 2025!
A importância de seguir as tendências em seu negócio
No artesanato, seguir as tendências não é somente uma questão estética, mas uma estratégia de mercado. Isso porque o público muda e deseja lançamentos de produtos que acompanham o momento.
Sendo assim, além de dar visibilidade a sua marca, seguir tendências permite ao consumidor identificar um negócio que também está preocupado com questões atuais como sustentabilidade, personalização e bem-estar.
Por isso, confira ideias inspiradoras que podem transformar sua paixão pelo artesanato em um negócio lucrativo!
#1: Crie peças diversas com crochê
Um produto que nunca sai de moda, o crochê estará em alta em 2025, mas com um toque de modernidade. Roupas, acessórios, itens de decoração e até brinquedos ou lembrancinhas de amigurumi – pequenos bonecos feitos de crochê – fazem sucesso com o público.
Afinal, o crochê chama a atenção pela versatilidade de criar peças exclusivas e personalizadas. Dessa forma, se seu público-alvo forem pessoas jovens e estilosas, use combinações vibrantes e designs modernos. Caso contrário, as neutralidades das cores pastéis são uma aposta mais assertiva.
#2: Produza artesanato digital para downloads
Com o avanço da digitalização, o artesanato digital está cada vez mais em alta. Uma boa opção é criar pôsteres, calendários, planners e convites personalizados para download, assim, seus clientes podem comprar o arquivo para impressão.
Afinal, os produtos artesanais são charmosos e os sites também, não acha? Além disso, você faz o design uma vez e pode vender quantas vezes quiser, sem se preocupar com estoque e logística de entrega. Plataformas de edição como Canva, e e-commerces como Elo7 são ótimos para começar seu negócio nessa área.
#3: Faça e venda decorações minimalistas
O estilo minimalista tem um grande apelo para o público que gosta de sofisticação e simplicidade. Assim, invista na produção de quadros simples, vasos feitos à mão e luminárias de materiais naturais que combinam cuidado e conveniência.
Ao criar produtos no estilo minimalista, é melhor dar preferência ao uso de madeira, argila e tecidos em tons claros ou neutros. Esses materiais podem ser incorporados tanto em interiores clássicos quanto nos modernos.
#4: Invista em artesanato terapêutico
O desejo pelo bem-estar mental e emocional faz muitas pessoas consumirem produtos para promover relaxamento. Por isso, peças como velas aromáticas, almofadas terapêuticas e difusores de óleos essenciais são ótimas opções para esse público.
Além disso, é possível reunir itens de artesanato e vender kits DIY (Do it yourself) – “faça você mesmo” – em que o cliente monta seu próprio produto. Dessa forma, você oferece um momento descontraído e criativo ao seu público. Essa é uma tendência que reúne utilidade e experiência de consumo e agrega valor a sua marca.
#5: Use materiais inovadores
Em 2025, o uso de materiais sustentáveis serão um grande diferencial no mercado artesanal. Por isso, aposte em itens e acessórios feitos com fibras recicladas, resinas ecológicas ou até bioplástico.
Outra forma é trabalhar com materiais naturais como bambu e juta para criar peças autênticas. Alinhados com a preservação dos recursos globais, esses produtos atraem consumidores que querem diminuir impactos ambientais com aquisições conscientes.
Seja um artista empreendedor!
Com todas as dicas desse artigo, você poderá atender as expectativas do público da indústria artesanal, diferenciar seu negócio e alcançar resultados surpreendentes! E, para ficar por dentro das tendências de empreendedorismo, continue acompanhando o Blog Cetro e nos siga em todas as redes sociais!