Acesse a Loja

Conhecer outros métodos para armazenar alimentos é essencial para evitar o desperdício e garantir o frescor dos produtos em questão. Da mesma forma, as carnes são ingredientes que podem deteriorar com certa facilidade. Além disso, perdem suas características de sabor e suculência antes mesmo do preparo.

Por isso, é importante saber como selar a carne do modo correto. Quer saber como conservar sua carne por mais tempo?

Neste artigo você aprenderá técnicas para deixar as carnes com um ótimo aspecto. Acompanhe!

Como preservar a carne?

Já ouviu falar de alimentos embalados a vácuo?

Esse processo envolve a retirada de todo o ar presente na embalagem. Ao serem conservados a vácuo, os alimentos ficam longe do contato com o ar, mantendo a textura, cor e sabor, afinal, não perdem os nutrientes.

Da mesma forma, as embalagens a vácuo são grandes aliadas de, por exemplo, proteínas, como as carnes, que perdem propriedades específicas ao entrarem em contato com o ar devido à proliferação de bactérias e, até mesmo, fungos que reduzem a vida útil dos alimentos.

Como lucrar com as seladoras?

Embalagem a vácuo

Os produtos armazenados em embalagens a vácuo são aliados da indústria alimentícia. Afinal, vale a pena citar seus benefícios como a praticidade para o consumidor, maior conservação do alimento e a rentabilidade para a empresa.

Se você trabalha com manipulação de alimentos entende a importância de tomar cuidados no condicionamento dos produtos. Por isso, leve em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa.

Proteínas, por exemplo, sofrem com a perda de suas propriedades quando entram em contato com o ar. Isso acontece devido à proliferação de microrganismos capazes de produzir fungos, responsáveis por diminuem consideravelmente o prazo de validade dos alimentos.

Confira 10 benefícios da seladora a vácuo

Por que embalar a vácuo?

Quem trabalha com a manipulação de alimentos entende a importância de tomar diversos cuidados para o melhor condicionamento dos produtos. Por isso, deve-se levar em conta fatores como a perecibilidade e qualidade do alimento que é levado à mesa do consumidor.

Assim, alguns alimentos demandam atenção durante o tratamento e conservação. Pois ao utilizar uma embalagem a vácuo, o produto está protegido contra a perda de características únicas presentes no ar.

Um produto embalado a vácuo é garantia de qualidade e segurança para o consumidor. Dessa forma, é responsabilidade do fornecedor do alimento garantir que o produto chegue intacto para o consumo, agregando maior valor à empresa e benefícios à saúde do cliente.

Saiba a diferença entre a Seladora a Vácuo Portátil e a Seladora a Vácuo de Câmara

Benefícios do vácuo

Você pode embalar os mais diversos tipos de alimentos, como grãos, cereais, carnes, legumes, verduras, alimentos com ou sem líquidos. Porém cada alimento requer cuidados especiais antes de ser selado a vácuo, como manuseio, limpeza e até cozimento.

Os benefícios dos alimentos selados a vácuo são diversos, mas podemos destacar:

  • Fácil armazenamento;
  • Alimentos mais frescos;
  • Intensificar o sabor do produto e de seus temperos;
  • Proteger contra microrganismos e bactérias;
  • Preservar textura e cor.

Para selar os alimentos, utilizar uma máquina seladora é a melhor opção. Assim, o processo de selagem otimiza seu tempo e melhora a produção.

Basta regular o tempo de selagem, embalar a carne em um saco plástico próprio, posicioná-lo na máquina e iniciar o processo. Em máquinas manuais, basta você realizar o movimento de abertura para obter o resultado.

A selagem será feita de forma prática e você terá alimentos prontos, conservados e armazenados.

Leia mais: 10 benefícios da seladora a vácuo 

Como selar a carne?

Selar a carne consiste em colocá-la a alta temperatura num tacho pré-aquecido, fritando em gordura ou grelhando, de modo a que se forme uma crosta.

Assim, a crosta evita que os sucos naturais se percam e a carne fique seca.

Saber como selar carne não é difícil, mas requer paciência. O objetivo é fazer com que o alimento fique mais saboroso. Isso porque o ato de selar preserva os sucos da carne e não prejudica a sua maciez.

Para isso, você vai precisar de:

  • Uma frigideira antiaderente;
  • Temperos a sua escolha;
  • Azeite ou manteiga.

Com os utensílios em mãos, o primeiro passo é esquentar a frigideira em fogo alto e adicionar o azeite ou manteiga. Espere aquecer e coloque o pedaço de carne.

Deixe o alimento no fogo por, em média, dois a quatro minutos, sem movê-lo. Quando perceber que uma crosta está se formando e estiver tostada, vire para que a outra parte do bife seja selada. Repita o procedimento e a carne estará pronta!

Caso queira obter um bife mais passado por dentro, pode levá-lo ao forno ou grelha em uma temperatura baixa.

A Cetro oferece soluções completas para todos os itens necessários para organizar seus alimentos, como equipamentos para selar a vácuo, e também embalagens próprias para o preparo que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Acompanhe o Blog da Cetro para conhecer outras técnicas de conservação de alimentos e equipamentos que podem aumentar a produtividade da sua cozinha.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.