Acesse a Loja

Embalagens Termoencolhíveis. O termo pode assustar, mas a verdade é que você muito provavelmente já abriu uma embalagem dessas e não sabe!
Quem nunca se sentiu bem ao abrir uma nova embalagem de smartphone, rasgar um fardo da sua bebida predileta ou até mesmo romper o lacre de um isotônico?
É isso mesmo, todos estes tipos de embalagens são produzidos com plásticos termoencolhíveis, isto é: plásticos que tem a capacidade de diminuir de tamanho quando submetidos a temperaturas elevadas. A partir do momento em que o plástico tem seu tamanho diminuído com as altas temperaturas, a embalagem se molda ao produto, os envolvendo, sejam latas de cerveja, refrigerante ou caixinhas de celular.

Mas o que é necessário para fazer embalagens termoencolhíveis?

Embalagens deste tipo necessitam de apenas dois processos: a selagem e o encolhimento. Nos casos mais comuns, o processo de selagem é feito por máquinas do tipo Seladora em L, que selam a embalagem na horizontal e na vertical e as cortam ao mesmo processo, ou por Enfardadeiras, que como o nome já diz, são máquinas responsáveis por formar os fardos em um processo automático ou semiautomático, fazendo as embalagens sem o processo de encolhimento.

Depois disso, as embalagens termoencolhíveis já seladas devem caminhar para um Túnel de Encolhimento, que deve estar com a temperatura em seu interior elevada. A partir da entrada da embalagem selada no túnel, o encolhimento é iniciado. O processo ocorre integralmente na passagem da embalagem pelo túnel, de onde ela sai lacrada.

As Seladoras em L

O processo de selagem mencionado anteriormente pode ser realizado por diferentes tipos de máquinas. São elas: automáticas, semiautomáticas e máquinas acopladas que selam e encolhem num mesmo processo.

Os Túneis de Encolhimento

Os túneis se diferenciam basicamente em três aspectos. São eles: sua capacidade de aquecimento, tamanho e fazer ou não o processo de resfriamento na parte final dos processos.

As Enfardadeiras

São máquinas que normalmente trabalham de forma inteligente e são comandadas por um sistema CLP ou IHM. Isso faz com que o processo seja personalizado e que a máquina tenha o máximo de aproveitamento possível.

Da próxima vez que você retirar sua bebida preferida de um fardo plástico, certamente se lembrará de todo esse processo.

Veja também mais artigos como este em nosso blog e mantenha-se informado. Visite as nossas lojas físicas ou nossa loja virtual e fale com os nossos vendedores.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *