Acesse a Loja

Quem procura por um novo rumo profissional ou ainda uma renda extra, encontra no ramo da confeitaria uma ótima alternativa.

O mercado de confeitaria apresenta um alto crescimento e conquista a todos com a modernização das técnicas.  E, com avanço da tecnologia, permite qualquer um aprender e iniciar o seu próprio negócio no ramo.

Nos acompanhe para conhecer um pouco mais sobre o surgimento da produção confeiteira!

O que é confeitaria?

Começando pelo nome, o termo confeitaria vem do latim “confectun” e significa aquilo que é confeccionado com especialidade. Por isso, a confeitaria se caracteriza pela atividade gastronômica que abrange os alimentos doces por tratar-se de receitas elaboradas com um toque especial e personalizadas por um(a) confeiteiro(a).

Nesse setor se destaca quem apresenta criatividade e um olhar apurado na gastronomia. No entanto, o sucesso envolve conhecer as possibilidades da confeitaria para gerar lucro em pouco tempo.

Mas você sabia que, historicamente, a sociedade não tinha o hábito de consumir doces?

As sobremesas que conhecemos hoje são evoluções de antigas receitas das diversas regiões do mundo. Entretanto, a história da confeitaria foi aprimorada pelos franceses que, ao longo do tempo, renovaram as receitas para os paladares mais exigentes.

Considerados os “reis dos doces”, são especialistas na arte da pâtisserie devido às receitas suaves e refinadas. Por isso, alguns ingredientes são considerados indispensáveis como: farinha, ovos, açúcar e diferentes tipos de gorduras.

Mas afinal, quando a confeitaria surgiu?

Não há um momento exato acerca do surgimento da confeitaria.

Entretanto, para os historiadores, o primeiro doce surgiu a partir de um pão que, com o passar dos anos, foi acrescido mel, frutas e temperos aromáticos. Acredita-se que essa receita surgiu com a culinária romana, em que se preparavam bolos com farinha, vinho e aveia, resultando em ótimas iguarias.

Apesar disso, foram nos mosteiros que muitos doces começaram a ser produzidos a base de mel, originando os primeiros pães de mel da história, possibilitando, posteriormente, incrementar a produção com chocolate.

Confira o artigo “05 máquinas de confeitaria para agilizar seu negócio

Confeitaria no Brasil

A confeitaria no Brasil tem seu início datado após a Segunda Guerra Mundial, onde confeiteiros vindos de países atingidos, como França, Alemanha e Itália, trouxeram consigo as técnicas dos doces.

Naquela época, as docerias não existiam, por essa razão os confeiteiros iniciaram seus trabalhos em padarias. Assim, surgiram os doces tradicionais que conhecemos hoje: tortinhas, bombas e vários outros docinhos.

E tem mais: os primeiros doces brasileiros são a paçoca, rapadura, pé de moleque, cocada, quindim de Iaiá e também o bolo de mandioca.

Investimento

Já pensou o que seria se vivêssemos sem doce? Ficamos tristes só de pensar!

Por isso, empreender no ramo da confeitaria é um investimento inteligente, afinal, no mercado brasileiro, esse setor é o que mais cresce.

E tem mais! O grande diferencial do segmento é oferecer um produto artesanal, evidenciado pelo sabor único e personalizado. Por esse motivo, as pequenas empresas conseguem explorar o nicho com facilidade e atender maiores demandas em razão do toque caseiro.

Conheça a Envasadora de Bico Móvel

A Envasadora com Bico Móvel da Cetro foi desenvolvida para suprir demandas com mobilidade no envase, adaptada para trabalhos em bancada.

Confeccionada para a confeiteiros, a Envasadora é personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente.

O modelo é controlado através de um botão, conferindo um envase preciso. E mais, o sistema de corta gotas evita que, após o processo, resíduos do produto pingue, evitando desperdícios.

Com o equipamento, é possível envasar: Massas de bolo, cupcakes, brigadeiros, chantilly, preencher forminhas e várias outros.

Veja mais detalhes sobre o equipamento aqui.

Leia o artigo “04 motivos para ter uma Envasadora de bico móvel em sua confeitaria

Soluções para Confeitaria é na Cetro

A Cetro oferece soluções completas e os itens necessários para iniciar, incrementar, ampliar a sua produção, incluindo equipamentos para a sua confeitaria ou para iniciar um negócio de doces e também embalagens ideais para o contato com alimentos que atendem todas as certificações internacionais de qualidade.

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país? Acesse o nosso site e confira os itens que não podem faltar na sua produção.

tt ads

Post not found !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *