Acesse a Loja

Há mais de 150 anos, somos o principal produtor de café no mundo; novas safras devem ter aumento considerável

Um bom café possui características marcantes e acentuadas, com aromas que podem marcar uma manhã ou um final de tarde mais agradável. O brasileiro sabe bem como é isso, visto que o Brasil é o maior produtor e exportador destes grãos no mundo.

Apesar de não ser o maior consumidor, estando atrás de países como Finlândia, Dinamarca, Bélgica e Itália, o maior país da América do Sul produz cerca de 50 milhões de sacas por ano, tendo atingido o recorde de 63 milhões de sacas em 2020.

As safras de café em qualquer região do mundo são muito influenciadas pelo clima. A princípio, as recomendações de cultivo de café indicam regiões onde a temperatura possa variar entre 18ºC e 22ºC.

Hoje, cerca de 50% da produção do café nacional está situada em Minas Gerais. Sendo que, o café arábica é o de maior plantio dentre os tipos de grãos colhidos no país. Este tipo é derivado da Etiópia e é uma das primeiras espécies de café cultivadas no mundo.

Apesar do atraso, mercado de café deve fechar com bons índices (Reprodução/Créditos: Itermezzo/Shutterstock)

Mercado do Café Brasileiro

O Brasil, curiosamente, é o país que mais produz e exporta café no planeta. Em resumo, cerca de 300 mil fazendas estão espalhadas pelo país, com uma área total de, aproximadamente, 2,3 milhões de hectares de produção.

A grande concentração de cafeicultores aumenta as expectativas de bons negócios durante o período de colheita para 2022 e 2023. No ano de 2020, o Brasil atingiu com êxito a marca de 63 milhões de sacas de café, ou seja, uma alta de 28%.

Dificilmente este número irá se repetir no período de safras atuais. Segundo a Safras & Mercado, a estimativa de 61,1 milhões de sacas para 22/23 apontam, até o momento, 50,96 milhões de sacas colhidas até 02/08, ou seja 83%.

A colheita está em período de atraso se comparado ao mesmo período do ano passado quando o índice mostrava 84% da safra colhida. Além disso, a colheita do café tipo conilon pode chegar a 94% do potencial, um pouco abaixo da média deste período em 2021.

Contudo, o ano de 2022 e 2023 segue com potencial de aumento para exportação dos grãos brasileiros. Com média diária de 116.507 sacas, o Brasil chegou a uma receita de US$589,649 milhões com preço de médio de US$271,20 por saca. Ainda em comparativo com 2021, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o país obteve um aumento de 84,4% de receita média diária em julho, com volume médio diário embarcado de 7,6% maior, assim como o preço médio disparou à 71,4%.

Consumo do Café

Brasil é o 14º país que mais consome café. Finlândia lidera o ranking global (Reprodução/Créditos: Google Imagens | Getty Images)

O cafezinho, hoje, já soma boa parte da refeição dos brasileiros. O hábito de tomar um café após almoço, por exemplo, é praticamente cultural em muitas regiões do Brasil. Há quem precise para garantir mais ânimo, mais disposição, ou mesmo para saborear o gosto e o aroma de uma boa xícara da bebida.

O café sempre foi a bebida mais consumida pelos brasileiros, atrás apenas da água. Porém, apesar de obter o posto de maior produtor e exportador de café, o Brasil está na 14ª colocação em consumo, mesmo assim são consumidos cerca de 5.5kg per capita por ano.

Entre a lista de países que mais consomem café no mundo, hoje, estão:

  1. Finlândia – Média de 12kg por ano
  2. Noruega – Média de 10kg por ano
  3. Islândia – Média de 9kg por ano
  4. Dinamarca – Média de 8,7kg por ano
  5. Holanda – Média de 8,4kg por ano
  6. Suécia – Média de 8,2kg por ano
  7. Suíça – Média de 7,9kg por ano
  8. Bélgica – Média de 6,8kg por ano
  9. Luxemburgo – Média 6,5kg por ano
  10. Canadá – Média de 6,5kg por ano

O Brasil está à frente de países como Eslovênia, Alemanha, Grécia, França e Croácia. Em contrapartida, há uma grande disparidade de produção e exportação em relação a todos os países do mundo.

Mais Produtividade

A produção de café no Brasil não para e, ao que tudo indica, não irá desacelerar tão cedo, afinal são 300 anos de cultivo. O ideal para cafeicultores é ter sempre disponível as melhores tecnologias e equipamentos que ajudem a alcançar números recordes a cada safra.

Máquinas agrícolas, imagens de satélites, controle de pragas e doenças, até mesmo novas formas de baristas identificarem a qualidade dos cafés são algumas tendências do mundo que envolve a produção e comercialização da bebida.

Cetro possui máquinas responsáveis por atender desde pequenos produtores a grandes comercializadores de café. Seus equipamentos possuem tecnologias únicas e designes sofisticados, certificando excelente desempenho tanto para estoque quanto para venda direta.

Dosadora com Balança Eletrônica 50 – 500g

A Dosadora com Balança Eletrônica 50-500g é um modelo de entrada que atende pequenos e médios produtores. Sua precisão de dosagem surpreende na primeira linha de dosagem. Da mesma forma, sua tecnologia sofisticada, aliado ao seu sistema inteligente de escoamento, assegura ótimo desempenho de dosagem. Configurações simples em painel digital facilitam a produtividade acelerada de trabalho, além de otimizar a padronização do seu café com a quantidade exata previamente estipulada.

Seladora a Vácuo DZ 300T

Padrão de qualidade com selagem a vácuo e formato “tijolinho” são as principais características da DZ 300T, cujo desempenho é ideal para armazenagem de café em grãos com finalidade de comercialização. Sua capacidade de selagem vertical com câmara espaçosa tem como finalidade a compactação dos produtos. Além de contar com inúmeros diferenciais, bem como a vantagem da dupla selagem, tornando a vedação muito mais firme e resistente.

Seladora Automática Contínua Horizontal SA 1000 W com Datador Inkjet Line 1

Uma máquina completa em linha que, por certo, alavancará qualquer comércio de café e grãos. A SA 1000W por si já confere eficácia de trabalho, com agilidade de produção e redução de mão de obra.

O modelo com datador Inkjet Line 1 intensifica o profissionalismo do seu produto ao imprimir em alta resolução de 600 DPI informações obrigatórias na embalagem, como: data, fabricação, validade, lote etc.

Além disso, com ela, você pode controlar a temperatura de selagem de acordo com a embalagem e produzir até 19.200 saquinhos em até oito horas de trabalho.

Empacotadora de Balança

Ideal para empresas de pequeno, médio e grande porte, a Empacotadora de Balança é inteligente e sofisticada, sendo, sem dúvida, uma das mais produtivas do mercado. Com estruturada em INOX, ela dispõe de painel digital com sistema CLP.

Além disso, ela proporciona dosagem, selagem e corte da embalagem em sequência, principais atributos que a fazem um equipamento versátil e perfeito para todo tipo de demanda.

Curiosidade: Café Finlandês

A população brasileira tem o hábito do “cafézinho” durante as manhãs e tardes, isto é inegável. Porém, não é à toa que o finlandês tem o título de maior consumidor de café do mundo. Os trabalhadores da Finlândia possuem uma pausa “obrigatória” para tomar um café durante o expediente, tornando-se o único lugar do mundo cujo consumo da bebida no trabalho é adepto de lei.

Ficou curioso em saber mais sobre o mundo da tecnologia, automação, indústrias e inovação? Então acesse nosso blog e fique por dentro de todos os conteúdos gerados diariamente. Dicas, cases, empreendedorismo e muito mais, você encontra no Blog da Cetro.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *