Cetro Corporative Day 2022: Cultura, trabalho e novos passos
Marcando um dia de conexão com a cultura da empresa, o Cetro Corporative Day reuniu mais de 250 colaboradores, de 4 cidades e 3 estados diferentes, em 6 horas de imersão!
No sábado, 06 de agosto, o time Cetro, formado de colaboradores de todo o Brasil, se reuniu na matriz da empresa em Bauru(SP), para o Cetro Corporative Day, um momento de imersão na cultura e nos valores que constroem o dia a dia e o futuro da Cetro.
Em uma manhã repleta de atividades e diálogo, Léo Mello, CEO e fundador da empresa, apresentou aos colaboradores os novos passos da equipe: “A Cetro está em busca do próximo nível. Um time verdadeiramente engajado e comprometido é a chave para desbloquear os novos espaços que queremos ocupar.”
Além das atividades de networking com colaboradores de Bauru, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro; o time Cetro pôde aproveitar a apresentação dos palestrantes Eliseu Martins e Gidão Martins, criadores da Marca Filato Bene e do movimento #SejaAstronomico.
Cetro Corporative Day 2022
Promovido com o intuito de ampliar as relações de trabalho de maneira produtiva, reunindo colaboradores de todos os departamentos em um único espaço, o Cetro Corporative Day concentrou em Bauru mais de 250 profissionais. “A ideia da Cetro é essa: reunir as pessoas, para cada um se conhecer um pouco melhor e juntos formarmos um time cada vez mais arrojado, mas, sem perder a essência”, explica Léo Mello.
As atividades do dia foram realizadas no Auditório Ayrton Senna, espaço climatizado da matriz, preparado para receber encontros de educação corporativa.
Durante a introdução, o CEO da Cetro recordou o momento de mudança para a nova sede: “Há um ano, quando a gente entrou aqui, falamos ‘Nossa, mas, esse auditório, desse tamanho? O que a gente vai fazer com um auditório desse tamanho?’ E aqui estamos hoje, até usando o corredor.”
Clareza e Comprometimento
Para o empresário, o Cetro Corporative Day 2022 foi um marco para a história da companhia: “Olho para esse novo momento e a gente está alçando novos desafios e novos horizontes. A gente quer mostrar, tanto para o nosso colaborador quanto para o mercado, uma nova identidade, um novo jeito de se comunicar com o cliente.”
Segundo Léo Mello, reunir os colaboradores na sede da empresa foi importante para apresentar e construir, com clareza, os objetivos a longo prazo da Cetro. Ideia reforçada por Pedro Quissack, CMO da companhia: “Eu acredito que quanto mais pessoas olhando na mesma direção, mais fácil é para conseguirmos observar os nossos objetivos e o que a gente precisa.”
Esse movimento, segundo Pedro, não diz respeito a só estar próximo fisicamente, mas, especialmente, em acompanhar a transformação da empresa, que passa hoje por um importante processo de transição, com a abertura de novas frentes, processos de vendas, produtos e departamentos.
O CMO da companhia lembrou a todos da importância da dedicação e do comprometimento dos colaboradores nesse período de mudança:
“É nos momentos de maior tensão, de maior dificuldade, de maior desafio, que a gente olha para o lado e fala: ‘Aquele cara estava lá aquele dia e ele vai estar comigo em todas as horas que eu precisar, nesses novos momentos que a gente vai viver.’ E eu me sinto preparado, porque tem muita gente para nos ajudar. Tem um baita dum exército, todos prontos, com olhos cheios de vontade de fazer, esperando a novidade.”
#Astronômicos
Os palestrantes Eliseu e Gideão Martins, criadores da Marca Filato Benne e do movimento #SejaAstronomico, aproveitaram a manhã para dialogar com a equipe Cetro sobre como as atitudes e a comunicação não verbal podem ajudar um profissional a construir uma carreira de sucesso e evidenciar suas melhores competências. O encontro fomentou a apresentação da nova identidade visual e da paleta de cores dos uniformes da equipe administrativa e comercial da Cetro.
“O maior ativo de uma empresa, não são máquinas, estruturas ou outros tipos de ativos estruturais”, explica Gideão, “O maior ativo de uma empresa são as pessoas, porque quem faz acontecer são as pessoas. A Cetro trazendo esse novo dress code, dando esta visão de que a nossa imagem impacta o mundo interior e exterior, consegue suscitar o melhor das pessoas”, finaliza o profissional.
Em sua primeira visita a Cetro, o empresário diz ter ficado surpreso com a alma e a obsessão da companhia pela transformação: “É uma empresa muito humana e que não está fazendo tudo isso só pelo dinheiro ou pela abundância, mas, para deixar um legado. Para inspirar novos empreendedores, para levar máquinas como soluções para novas empresas que geram trabalho, que geram oportunidades e que colocam o pão na mesa de milhares de brasileiros.”
Já para Eliseu Martins, a grandeza de uma iniciativa como o Cetro Corporative Day está em fazer com que os colaboradores se sintam parte de um projeto grandioso, “cada pessoa que veio hoje se sentiu importante, valorizada, respeitada. É uma empresa que investe no colaborador, que não visa só dinheiro, mas, tem um propósito.”
Nas palavras de quem constrói
As seis horas de atividades, networking e palestras do Cetro Corporative Day reuniu profissionais de três estados em um raio de 800 km. Colaboradores como Beatriz Duarte, supervisora de vendas da filial de São Paulo,que em seus 05 anos de empresa viu a Cetro passar de dezenas a centenas de funcionários.
“Vir para Bauru é sempre um prazer, estar aqui na Cetro, ver o Léo e todo o crescimento. Quando eu entrei, a gente não tinha toda essa estrutura, então, para mim, é sempre incrível. Eu creio que essa palestra vai abrir novos horizontes, o pessoal vai chegar na segunda-feira com um novo pensamento, vai ser uma nova etapa que a gente tá enfrentando.” – Beatriz Duarte.
Geraldo Amorim, gerente da filial de Belo Horizonte também teve uma análise positiva do Cetro Corporative Day 2022. Para o profissional, a palestra ajudará toda a equipe da empresa e auxiliará os próximos passos do time mineiro, focado no crescimento, no aumento da qualidade de atendimento e na expansão da marca Cetro.
O profissional também ressalta a importância do networking e da integração entre os colaboradores, “Eu trouxe meus meninos todos e falei: ‘vamos lá, para gente conhecer, todo mundo, dar uma abraço naquele pessoal que a gente só conversa por telefone, olhar no rosto, olho no olho e agradecer a ajuda que eles nos dão’.”
“#DNACetro é estar sempre na frente, sempre buscando, não esperar nada acontecer, nós é que fazemos acontecer” – Gabriela Oliveira.
A importância da interação, também, foi salientada pela matriz da Cetro, no depoimento da colaboradora Gabriela Oliveira, Analista de Marketing: “Gosto bastante de ter esse olho no olho, ter contato com cada colaborador, entender a necessidade e a importância de cada um para a empresa. Para mim, ter o DNACetro é isso, ajustar as velas sempre focado no objetivo principal da empresa que é o crescimento.”
As entrevistas com colaboradores Cetro, que construíram passo a passo a primeira década da empresa, fazem ressoar de maneira viva a cultura de trabalho e as palavras do CEO, Léo Mello: “Quando a gente coloca todo mundo junto no mesmo lugar e olha um no olho do outro a gente vai vendo que de fato a gente não está perdendo a nossa essência de ser uma empresa jovem, de DNA empreendedor por natureza, os nossos colaboradores tem esse brilho no olho em atender o cliente e entregar ao cliente o nosso melhor.”
Recados ao mercado e a Girada de Chave
“A transformação de uma roupa é o começo de um recado, começamos a passar para o mercado que estamos fazendo algo diferente.”, Léo Mello dá a letra de como as coisas na Cetro começam a se modificar.
O empresário usou durante o evento uma analogia próxima, uma “virada de chave” para exemplificar a rápida sucessão de apostas, mudanças e desenvolvimentos que a Cetro passou na última década: “Mudar a chave em uma máquina é fácil, em duas máquinas? É fácil. Com 10 pessoas? Começa a ficar difícil, com 20? A chave começa a ficar pesada.”
Com trinta pessoas, a situação é diferente: “Já não é mais uma chave, é um disjuntor. Com 40 pessoas, eu preciso de três dias para virar a chave. Com 50 foi ficando difícil, a chave foi ficando pesada”, lembra Léo que reforçou em diversos momentos do dia a importância de compreender e estar à altura do momento de virada em que a empresa se encontra.
“Nesse momento, eu não viro mais chave sozinho da empresa, eu não tenho essa capacidade e essa condição. E é por isso que a gente está fazendo esse evento, para que vocês possam enxergar, porque é visível a mudança, seja na vestimenta, no prédio que nós estávamos para o prédio em que estamos hoje”, explica Léo Mello.
“Para virar essa chave, vocês precisam estar junto comigo.” Leonardo reforçou ainda as características que tornaram a companhia uma das principais líderes de seu setor, em menos de 10 anos: “A Cetro é uma empresa diferente, que rompe fronteiras e abre caminhos. Eles podem recolher o que for caindo para lá, mas, quem vai estar na frente, ditando o que vai acontecer no mercado de máquinas no Brasil é a Cetro.”
Panorama e Saldo do 1º Cetro Corporative Day
“Aqui é um lugar que não anda em linha reta e a gente vai andar um pouco mais pra cima agora, a gente vai começar a voar em 90°”, relata Léo Mello. Transformar a cultura da empresa em algo vivo é levar a diante, cotidianamente, o espírito de inovação e inquietação, como coloca o fundador da empresa: “Se você não está disposto a fazer uma mudança no seu dia a dia, na sua forma de pensar, a Cetro não é o lugar para você. Aqui a gente é diferente, trabalha de uma forma diferente, é ansioso e inquieto por natureza.”
Ao final do evento, o CEO se mostrou feliz com o resultado do primeiro Cetro Corporative Day, “O saldo é 100% positivo de ver que a gente está no caminho certo, quando a gente junta todo mundo e se olha, a gente fala a mesma língua, a gente se entende e eu acho que é isso que tem feito, a fórmula do sucesso da Cetro é essa. O que a gente acredita a gente consegue colocar em prática, não é só um discurso, é uma cultura que está na parede e está correndo na nossa veia também.