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Com lucro na casa de bilhões, o Mercado de Sorvetes brasileiro atende todos os públicos, inclusive com produtos saudáveis. 

Dentre as categorias com mais representatividade no setor alimentício brasileiro, está o Mercado de Sorvetes. Essa representação é marcada pela alta empregabilidade desta área e pelo amplo portfólio de produtos à venda, inclusive para públicos de nicho, com produtos diet e veganos. 

Sabendo-se disso, confira, neste artigo, um panorama a respeito do Mercado de Sorvetes no Brasil, as tendências no consumo deste alimento e quais os maquinários recomendados para atender a indústria.

Mercado de Sorvetes no Brasil 

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), responsável por representar toda a cadeia do setor, de gelaterias a sorveterias, o Mercado de Sorvetes possui mais de 10 mil empresas, com uma receita anual estimada em R$ 13 bilhões.  

No total, são 100 mil empregos diretos e 200 mil vagas indiretas, sendo que 92% do setor é composto por micro ou pequenas empresas. Por sua vez, o consumo de sorvete no Brasil por ano varia de seis a oito litros por pessoa. 

Segundo a ABIS, a região Sudeste é a que mais consome sorvete em todo o Brasil, com 52%. As demais estão posicionadas da seguinte forma: 

  • Nordeste: 19%; 
  • Sul: 15%; 
  • Centro-Oeste: 9%; 
  • Norte: 5%. 

Quem lidera a demanda mundial é os Estados Unidos, com 26 litros anuais por pessoa. Em seguida estão a Nova Zelândia (23 litros) e a Austrália (18 litros).  

Existem diferenças na classificação de sorvetes? 

A resposta para a pergunta acima é sim, inclusive as classificações são regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), através da Portaria nº 379, de 26 de abril de 1999.  

A portaria foi responsável por aprovar o regulamento técnico referente aos Gelados Comestíveis, Preparados, Pós para preparo e Bases para Gelados Comestíveis, dividindo os sorvetes da seguinte maneira quanto ao processo de apresentação e fabricação:  

  • Sorvetes cremosos ou de massa: compostos de leite ou seus derivados, com teores de proteína e/ou gordura parciais ou totalmente de origem não láctea, com mínimo de 3% de gordura e 2,5% de proteínas; 
  • Sherbets: produtos que também são feitos de leite ou derivados, mas com teores menores que os sorvetes de massa, sendo no mínimo 1% de gordura e 1% de proteína; 
  • Sorbets: os produtos desta categoria são feitos, essencialmente, com polpa, sucos ou pedaços de fruta; 
  • Picolés: consistem em porções individuais de sorvete com várias versões e sabores diferentes, suportadas por uma haste (ou palito). São fabricados por meio do congelamento da mistura homogênea, ou não, dos ingredientes.

Tendências no consumo 

Um fato ocasionado pela pandemia de Covid-19 foi a procura por uma alimentação mais saudável vertida na mudança de hábitos alimentares e a consequente compra de produtos saudáveis. Nesse cenário, um dos mercados atingidos foi o de sorvetes. 

Uma pesquisa elaborada pela empresa de inteligência de mercado Mintel aponta que, para 33% dos consumidores, o excesso de açúcar é um empecilho para a compra de sorvetes. Além do alto índice de calorias, sinalizada por 23% dos participantes.  

Outra barreira é o teor elevado de gorduras saturadas, indicada por 35% dos compradores neste levantamento. Por outro lado, 53% dos entrevistados disseram que consumiriam mais sorvete caso existissem opções com baixas calorias e com menos açúcares.  

Nesse contexto, para atender a demanda por itens que não prejudiquem tanto a saúde, atualmente, a Indústria de Sorvetes passou a oferecer uma gama variada de opções deste tipo de produto. Assim, pode-se encontrar sorvetes de muitos nichos, como: diet, sem lactose, veganos – com opções plant-based – e até mesmo sorvete de barra de proteína.

Sorvete como refeição 

A afirmação acima pode parecer exótica num primeiro momento, mas refeições que tem o sorvete exercendo o protagonismo estão ganhando espaço no Brasil. Segundo a pesquisa Fispal Food Digital, realizada pela Fispal Food Services junto com a agência júnior da FGV – a EJFGV – o fato de o sorvete protagonizar o prato principal tem capacidade de aumentar as vendas mesmo em épocas de frio.  

O levantamento indica que 56,3% dos estabelecimentos contam com sobremesas geladas ou sorvetes em seus cardápios. Mas também afirma que, apesar de normalmente ser evidenciado como sobremesa, já existe uma mobilização para o sorvete ser incluído no prato principal. 

Isso contribui para a ampliação das vendas tanto no outono e inverno, quando o consumo é menor, quanto na chamada alta temporada (verão). Além disso, a maior disponibilidade de sorvetes no cardápio colabora para fidelizar os clientes, conforme foi registrado na pesquisa por 32,6% dos administradores de empresas do setor de food service.  

O estudo da Fispal com a EJFGV também aponta que 25,5% dos participantes disponibilizam os sorvetes para o público porque a compra é realizada mesmo que o produto não seja o objetivo de compra dos clientes. 

Quando é o Dia do Sorvete? 

Assim como outros alimentos, como o hambúrguer e a pizza, há um dia dedicado ao sorvete, em 23 de setembro, justamente no começo da primavera. A data foi criada estrategicamente pela ABIS para incentivar o consumo neste período do ano, caracterizado pelas altas temperaturas. 

Maquinários para o setor de sorvetes 

Como visto ao longo deste artigo, o Mercado de Sorvetes, além de movimentar a economia, atende o público durante todo o ano, não apenas no verão. Assim, para atender o seu alto consumo, a Cetro Máquinas dispõe de soluções completas para suprir a demanda da indústria.

Veja, abaixo, algumas opções para quem trabalha no Mercado de Sorvetes:

Envasadora de Produtos Pastosos com Mixer

Para envasar sorvetes de massa e outros tipos de produtos pastosos, mantendo uma mistura homogênea e consistente, conte com a Envasadora de Produtos Pastosos com Mixer da Cetro!

Dispondo de diferentes versões de volume de envase, este equipamento garante a quantidade exata de produto a ser envasado na sua embalagem, dinamizando a produção do seu negócio. Suas regulagens são intuitivas e simples, acelerando os processos e exigindo menos trabalho da parte do operador.

No vídeo abaixo, você acompanha uma demonstração de uso da Envasadora com Mixer:

Seladora Automática Contínua Horizontal com Datador SA 1000 W

No caso de quem trabalha com picolés e precisa fechar as embalagens com a melhor qualidade possível, a Cetro tem o produto ideal: a Seladora Automática Contínua Horizontal com Datador SA 1000 W.

Graças a sua esteira, que pode ser facilmente ajustada, todo o processo acontece de maneira constante, permitindo que os picolés sejam selados com muita rapidez e eficiência.

Selar não é a única tarefa desempenhada por esta máquina, uma vez que ela possui um Datador que imprime informações obrigatórias na embalagem de forma inviolável, incluindo lote, data de fabricação e de validade.

Assista, abaixo, o funcionamento desta Seladora no embalo de picolés:

Cetro Máquinas e o Mercado de Sorvetes

O Mercado de Sorvetes brasileiro apresenta alta lucratividade, com uma infinidade de opções para satisfazer todos os paladares. Nesse sentido, a Cetro conta com os maquinários que vão fazer a diferença para seu negócio!

Além das soluções citadas acima, nosso portfólio possui outros modelos e linhas de maquinários, como Datadores, Dosadoras, Empacotadoras e muito mais, que podem contribuir para a otimização de seu negócio.

Acesse nosso site clicando aqui e confira o que podemos fazer para transformar sua produção!

Quer conferir outros conteúdos, tutoriais e dicas para sua empresa? Então continue acompanhando o Blog da Cetro!

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