Acesse a Loja

Entenda como desenvolver o valor agregado de seus produtos com o apoio dos maquinários e das soluções Cetro.

Neste final de ano, como você tem se preparado para incrementar o valor agregado de seus produtos? Com as oportunidades da Black Friday e da Copa do Mundo batendo as portas. É necessário se preparar para oferecer a melhor experiência de compra ao consumidor final.

Seja para a construção de processos inovativos, produtivos ou ainda a definição de planos para atingir de maneira eficiente os objetivos de seu negócio. A preparação interna para aproveitar as diferentes oportunidades comerciais passa pela elaboração de estratégias de vendas.

Diversos estudos apontam a existência de uma relação positiva entre a inovação e a produtividade. Além de como a produtividade do país está diretamente relacionada aos esforços para aquisição de maquinários. Conforme explica o artigo “Inovação e Produtividade: Evidências Empíricas para Empresas Brasileiras” das economistas Ana Paula Avellar e Luciana Carvalho. Pesquisadoras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

É importante definir quais ações tomadas pela sua empresa impactarão a longo prazo a apresentação do melhor produto possível. Especialmente após a passagem da janela de oportunidades de vendas do final de ano. Visando assim a otimização contínua dos processos produtivos de seu negócio.

Com o apoio das soluções e dos equipamentos Cetro, coloque em prática a análise de pesquisadores de alguns dos principais centros de estudos econômicos do país. Conte com o apoio dos profissionais da empresa para auxiliar seu empreendimento nesta jornada de automação!

Planejamentos, estratégias e a construção do valor agregado

O desenvolvimento de um planejamento estratégico necessita de tempo e competência. Uma vez é preciso que as empresas encontrem as melhores táticas e ações para seus nichos produtivos e objetivos gerais. Seja adaptando-se as necessidades e as inovações do mercado, dos clientes ou então dos fornecedores.

A estratégia de uma organização é determinada pela forma em que as vantagens competitivas em relação ao mercado são criadas. De acordo com os pesquisadores Barney e Hesterley. No livro “Administração estratégica e vantagem competitiva”, os estudiosos apontam que quanto mais especificas e coerentes forem as teorias e conjunturas desenvolvidas e aplicadas por um negócio, maior será a possibilidade de obtenção de vantagem competitiva por meio das suas estratégias.

Quer saber mais? Acesse nossa última matéria e entenda como a implementação de Processos de Inovação contribui para o aumento de produtividade e a redução de custos em seu negócio!

Entre as possíveis estratégias adotadas pelo mercado está o desenvolvimento de técnicas de diferenciação. O método consiste na comercialização de produtos com alto valor agregado, disponíveis para grupos de consumidores dispostos a pagar preços diferenciados, explicam as pesquisadoras da UFU.

Segundo a pesquisadora Camila Peraro, a organização que investe neste tipo de tática, buscando agregar valor ao seu produto, está investindo diretamente em marketing. Assim, a busca pela criação de um diferencial ante a apresentação de um produto ao consumidor, encaixa-se no que o Manual de Oslo (OECD) chama de Processo Inovativo de Marketing.

Neste caso, o processo inovativo volta-se às necessidades do consumidor. Como a apresentação de um novo sabor, as transformações na forma, a aparência ou apresentação de um produto. Sempre com o objetivo de favorecer o posicionamento do produto ou da empresa no mercado ou na conquista de novos espaços e clientes.

Conectando-se com a Estratégia de Diferenciação por meio do aumento da precificação e do valor agregado do produto. Está a introdução de novos formatos de embalagem, como o modelo a vácuo. O qual introduz melhorias e um processo inovativo de design e marketing à empresa e ao produto.

Da Teoria a Prática: O Valor Agregado no mercado brasileiro

Um exemplo de aplicação prática de valor agregado, ou valor percebido, ao desenvolvimento de produtos é a demanda cada vez maior por carnes seladas a vácuo por consumidores das mais diversas classes socais e nichos. Saber o momento de apostar em novas estratégias de vendas pode ser o grande diferencial para crescimento de um negócio. Foi o caso, por exemplo, da Casa de Carnes Debettio, do empresário bauruense Diego Debettio.

Nos últimos anos, o produtor viu a demanda de seus produtos crescerem exponencialmente justamente pelo modelo de apresentação escolhido para seus produtos. Seu processo de embalagem é feito com o apoio de maquinários Cetro como a Seladora a Vácuo DZ 420 e a DZ 500 com ATM.

Segundo o profissional, ele não vê a possibilidade de trabalhar sem uma máquina de selagem a vácuo. Uma vez que a exigência por parte dos clientes em relação a praticidade e a higiene é muito grande. “Os clientes ligam para a gente para perguntar se a carne nossa vai a vácuo.” O retorno positivo dos consumidores finais incentiva seu processo de automação. Cuja linha de produtos com valor agregado torna possível a expansão de sua produção, com novos maquinários, estratégias e táticas de fortalecimento e expansão.

“A máquina veio para nos ajudar muito em termos de facilidade,
comodidade do cliente e higiene.”
Diego Debettio, Casa de Carnes Debettio

Seja para uma Casa de Carnes estabelecida, ou para o início de um empreendimento de espetinhos. A Cetro possui maquinários especializados e customizáveis às necessidades dos mais diferentes produtores nacionais. Entre em contato com a equipe de vendas da empresa e encontre a solução ideal para tornar o seu sonho realidade!

Faça como a empresária mineira, Roberta Laigner, teste seus produtos nos maquinários da Cetro! Seja em uma de nossas filiais ou em nossa matriz em Bauru – SP. Melhore a apresentação e o visual de seus produtos, agregando valor a eles e tenha um bom retorno com o investimento.

Oportunidades e projetos de inovação

De modo geral, o processo de inovação brasileiro está condicionado as indústrias que produzem para o consumidor final. Bem como, especialmente, no auxílio e no apoio logístico e operacional das chamadas “empresas meio”. Voltadas para o abastecimento do próprio setor industrial, elas atuam no fortalecimento de processos de inovação e democratização da tecnologia. Bem como no desenvolvimento de maquinários e soluções, cujo objetivo principal é a redução de custos produtivos e do uso de mão de obra. Além da destituição de custos ocultos e do aumento da produtividade de maneira geral.

Esta relação de parceria e apoio ao desenvolvimento da jornada tecnológica e de automação não faz parte de um setor específico. Mas de todo o sistema de negócios, de inovação e de produtividade nacional. Uma vez que seu fortalecimento permeia investimentos e atuações conjuntas, tanto do setor público quanto do privado.

Entenda como o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac-FGI) irá facilitar o investimento em inovação, aquisição de máquinas, equipamentos e outros bens em 2023!

Ao contrário do que o senso comum pode apontar, as micro, pequenas e médias empresas são as responsáveis pelo desenvolvimento industrial e comercial brasileiro. Segundo dados do Ministério da Economia, 98% das empresas nacionais encaixam-se dentro das categorias de Micro ou Pequeno porte. Justificando serem a fonte de 55% dos empregos formais do país e de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

De acordo com especialistas, organizações que investem e desenvolvem planejamentos estratégicos tendem a se diferenciar das concorrentes de maneira expressiva. O estudo “Estratégias de Inovação de Serviço na Área de Projetos de Novos Produtos: Um Estudo de Caso no Setor de Embalagens” da UNESP aponta como a busca por competitividade e a promoção de surpresas para o cliente inevitavelmente passa pelo desenvolvimento de um planejamento estratégico.

Há uma década, a Cetro investe no desenvolvimento de tecnologias e maquinários para os mais diversos nichos e escalas produtivas. Fazendo com que pequenos e médios empresários encontrem os maquinários ideais para suas necessidades.

Técnicas, tendências e o impacto do valor agregado nas vendas

Ainda que especialistas debatam sobre os melhores métodos e capacidades para a análise sistemática do impacto de processos inovativos nos processos de produtividade nacional. Uma vez que um dos apontamentos que se destacam no meio é que há um longo caminho para percorrer. Especialmente no que tange a superação do gargalo de competitividade do mercado nacional.

Solução de Envase de Líquidos da Cetro capaz de agregar valor aos produtos dos clientes e parceiros da empresa.
Da otimização de funcionalidades a eliminação de custos ocultos, com os maquinários Cetro, você garante o acesso a uma jornada de automação que irá transformar a produtividade de seu negócio. Aumentando o valor agregado de seus produtos e reduzindo seus custos de produção. (Créditos: Comunicação/CETRO)

Deficiências surgem deste a estrutura mais básica, como a malha de distribuição e escoamento da produção nacional. Apresentando uma palpável discrepância de desenvolvimento de norte a sul do continente. Fator que Matheus de Castro, aponta como uma evidência da necessidade de mais investimentos. “Para que a gente possa reduzir o déficit de infraestrutura e principalmente esse desbalanceamento entre as nossas regiões.” Explica o Gerente de Transportes e Mobilidade Urbana da Confederação Nacional da Indústria.

Diversos especialistas apontam a necessidade de estudar a configuração de empresas após a implementação de planejamentos estratégicos voltados para a criação de vantagens competitivas. Uma vez que a construção de um panorama de crescimento econômico depende da aprimoração das políticas de incentivo a inovação. Em especial, àquelas capazes de tornar possível a configuração de um ambiente institucional favorável aos ganhos de produtividade, de acordo com as economistas Avellar e Carvalho.

Além disso, o distanciamento de empresas concorrentes depende do desenvolvimento e da atribuição de valores econômicos agregados aos seus produtos e serviços, distinguindo-as das demais. O investimento em soluções que transformam a realidade e o dia a dia de trabalho de uma empresa passa, por exemplo, pela identificação dos impedimentos da linha de produção.

Do setor fármaco ao de bebidas e cosméticos, saiba como as Envasadoras Cetro irão transformar e otimizar sua produção.

Ademais, na Cetro, o produtor brasileiro conta com profissionais especializados em atender suas necessidades. Em suma, colaboradores capazes de auxiliar a jornada de automação e que acompanham o cliente desde o momento do contato inicial até o pós-venda. Sempre com o objetivo de desenvolver o relacionamento e proporcionar a melhor experiência de venda, antes, durante depois da aquisição de um maquinário. Por fim, trilhe esta jornada de automação e aproveite a melhor janela de vendas de 2022 com o apoio da Cetro!


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, as entrevistas e as produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *