Acesse a Loja

Aumente sua produtividade investindo em automação com as Descascadoras Cetro desenvolvidas especialmente para o Mercado de Alho brasileiro!

Uma das mais antigas plantas utilizadas na alimentação humana, o alho foi introduzido no Brasil por meio da colonização portuguesa e, desde então, faz parte do dia a dia da população. Saiba como aproveitar as oportunidades de um mercado em franca expansão!

Como explica o artigo “Desafios da produção e inovações tecnológicas para cultura do alho no Brasil” da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), as oportunidades de crescimento para pequenos, médios e grandes produtores da cultura são fruto de uma necessidade estrutural de modelos de difusão e transferência tecnológica inclusiva.

Há cerca de 60 anos, a produção brasileira de alho é voltada para o abastecimento do mercado interno, em uma busca por autossuficiência produtiva. Francisco Resende – Engenheiro Agrônomo da Embrapa – no artigo para a publicação Hortaliças em Revista, aponta o grande potencial de expansão da cultura do alho para as mais diversas regiões do país como uma possibilidade concreta.

Além disso, conforme aponta a entidade, houve, nas últimas décadas, um contínuo aumento da produtividade e da qualidade do alho nacional. Na publicação “A pesquisa por trás das hortaliças”, aponta-se ainda como o rendimento da cultura no país “praticamente dobrou” entre 1990 e 2005.

Nesse contexto, aproveite as oportunidades, a diversificação e as possibilidades de crescimento do Mercado de Alho brasileiro! Encontre o maquinário ideal para atender os anseios da sua empresa e saiba como investir com estratégia para agregar valor a suas mercadorias e diminuir seus custos de produção com o apoio da Equipe Cetro.

Variedade, Desafios e Oportunidades

Dentre os principais desafios do Mercado de Alho, a dificuldade de acesso às tecnologias e às inovações técnicas é uma das deficiências que precisam ser superadas em todos os aspectos da cadeia produtiva, conforme aponta o artigo “Mercado Mundial do Alho: Tendências gerais e as implicações para o Brasil”.

Assim, o fortalecimento de ecossistemas de inovação, envolvendo os mais diversos agentes, de entidades de pesquisa a indústrias meio – como a produção de maquinários – é uma das necessidades do mercado brasileiro. Afinal, trata-se de um segmento em franca expansão!

Segundo o estudo acima, apresentado no 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), há uma tendência mundial de crescimento da produção de alho. Já no Brasil, ainda que a demanda se encaminhe para a estabilidade, o fato de mais da metade do consumo nacional ter origem estrangeira mostra a necessidade de elevar a produtividade.

Saiba como o investimento em soluções e tecnologia que auxiliam no aumento de produtividade e competitividade na produção de alho em todo o país!

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, há mais de 40 mil estabelecimentos produtores de alho no país. Por isso, Francisco Resende aponta a transferência de tecnologia produtiva como uma das medidas necessárias para que o produtor nacional possa recuperar sua capacidade de competição no mercado final.

Nesse sentido, conheça e aproveite os maquinários da Cetro desenvolvidos para auxiliar diferentes processos e etapas da manipulação do alho! Afinal, como coloca Léo Mello, “o alho é um alimento que permite uma infinidade de produtos para venda. Ao investir, por exemplo, em uma máquina Descascadora de Alho, você poderá produzir tanto para sua própria marca quanto fornecer o produto para terceiros”.

Além disso, aponta o CEO da Cetro, o empreendedor pode explorar diversas formas de vender o alho – contando sempre com maquinários especializados! Na produção de alho em pasta, por exemplo, a Envasadora de Pastoso com Mixer pode fazer toda a diferença!

Rumo à Agregação de Valor e à Autossuficiência Produtiva

Para a Associação Nacional de Produtores de Alho (ANAPA), a conquista da autossuficiência tem como uma de suas bases a garantia de acesso a estruturas financeiras, de pessoal e físicas – como máquinas adequadas. Para Rafael Corsino, Presidente da entidade, é necessário que produtores de alho continuem a adotar medidas para a promoção do aumento da produtividade. Em entrevista à Associação, o profissional destacou como essas ações auxiliam no fomento a uma comercialização planejada e capaz de obter a maior rentabilidade.

Seja pela agregação de valor, a diminuição de gastos ocultos e desnecessários, a melhoria na padronização ou tantos outros benefícios, a automação e o investimento em transformação tecnológica valorizam e fortalecem a competitividade da indústria nacional.

Segundo o estudo, “Inovação na Indústria de Alimentos: Importância e Dinâmica no Complexo Agroindustrial Brasileiro”, 60% das empresas que investem em inovação afirmam que o processo representou uma grande melhoria na qualidade de seus produtos.

Como destaca Léo Mello, na Cetro, o empresário brasileiro encontra diferentes modelos de maquinários para diversificar o seu negócio – vendendo-o descascado ou em pasta – e agregar valor ao produto. Com a Descascadora de Alho Pneumática, por exemplo, o empreendedor padroniza a produção, eliminando as perdas e os danos oriundos do trabalho manual.

Essa solução garante um produto de melhor qualidade e, consequentemente, de maior valor agregado. Quer saber mais sobre esse maquinário? Confira o vídeo abaixo e saiba como descascar alho de forma fácil, perfeita e superprodutiva!

Shelf Life e Lucro no Mercado de Alho Nacional

Para além dos benefícios da Descascadora, cujas especificações técnicas você confere no Portal Cetro, as máquinas da Cetro trabalham em conjunto para otimizar os empreendimentos! Desse modo, produtores do Mercado de Alho mantém a qualidade de sua produção ao longo dos processos de embalo, envase e selagem com a segurança e a integridade das mercadorias.

Como aponta o artigo “Análise do impacto da automação da movimentação interna na produtividade industrial”, a automação diminui a necessidade da mão humana no processo produtivo, proporcionando um controle maior sobre todas as suas etapas. Combinando o processo automático de descasque com uma Seladora a Vácuo, por exemplo, garante-se uma maior vida útil ao alho e demais mercadorias in natura.

A retirada de ar de dentro da embalagem, realizado por meio do vácuo, reduz o desenvolvimento de microrganismos, agregando valor ao aumentar o shelf life (tempo de prateleira) das mercadorias. Ou como coloca o CEO da Cetro: “resumindo em português claro, a validade aumenta e com isso o produto vale mais dinheiro no final do dia”.

Em busca de um equipamento que auxiliasse a produção de uma “linha premium e diferenciada”, o empresário Francisco Manini encontrou, na Descascadora da Cetro, a solução para seus anseios no mercado de alho descascado.

A Cetro, explica o profissional, foi escolhida para fornecer todo equipamento e consultoria necessária para seu empreendimento, justamente por se tratar de uma empresa de alta tecnologia e confiabilidade. Para saber mais sobre a experiência da Dom Valter Manini na matriz bauruense da Cetro, confira o vídeo abaixo!

Ficou curioso? Além do Showroom e do Laboratório de Testes da matriz em Bauru, interior de São Paulo, a Cetro conta com unidades físicas nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais! Teste você também seus insumos e mercadorias nos equipamentos da Cetro!

A importância da transformação tecnológica para a produção de alho

Dentre os fatores que devem ser analisados por empreendedores do Mercado de Alho, como a necessidade de se reduzir gastos de produção e, ao mesmo tempo, valorizar o produto-final; a diminuição do tempo de produção é um dos grandes fatores para se colocar na balança na hora de calcular um investimento.

Afinal, com o apoio de uma solução especializada, como a Descascadora Pneumática, é possível alcançar uma maior padronização e produtividade. Além do principal: “ela vai descascar muito melhor do que o operador fazendo movimentos repetitivos; assim, no começo do dia, tem-se uma produtividade e, no final do dia, outra”, afirma Léo Mello.

O produtor entrega o alho com casca e, a partir do trabalho da Descascadora, agrega-se valor à mercadoria e, consequente, aumenta-se a competitividade das empresas que escolhem investir em estratégias e processos de inovação.

Colocando em perspectiva a importância do processo de democratização tecnológica, segundo o artigo da Embrapa, muitas regiões tradicionais de pequenos produtores, envolvidos há décadas com a cultura do alho, deixaram de produzir ou reduziram sua produção devido ao atraso tecnológico, entre outros fatores.

Nesse contexto, explica o estudo, a estruturação de um modelo de difusão e transferência de tecnologia inclusivo é fundamental para que o pequeno produtor de alho recupere a capacidade de competir no mercado formal.

Por isso, quer seja um maquinário para selagem de mercadorias em média ou grande demanda – como a Seladora Robusta Pneumática Industrial – ou então equipamentos para derivados do alho, como a Empacotadora Automática de Sachês; a Cetro possui equipamentos capazes de atender às inúmeras necessidades do Mercado de Alho brasileiro.

As Descascadoras de Alho como destaques de competitividade!

Quando se relaciona embalagens e agroindústrias, a redução de custos, a diferenciação, o acondicionamento e a proteção do produto, bem como o design são destaques na hora de investir. Os dados são frutos da pesquisa “Embalagem como diferencial competitivo para a agroindústria: um estudo multicaso em pequenas empresas” realizada na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Saiba mais sobre a transformação tecnológica de agroindústrias brasileiras na matéria do Blog Cetro!

Além disso, tratando-se de produtos alimentícios, a exigência dos consumidores quanto a qualidade dos produtos e o impacto da agricultura sobre o meio ambiente cresce cada vez mais, conforme aponta o estudo “As cadeias agroalimentares curtas: com ênfase nos consumidores” publicada pela Revista de Gestão e Secretariado (GeoSec).

Desse modo, a utilização de equipamentos que otimizam os processos produtivos – reduzindo o desperdício de insumos e aproveitando a totalidade da cultura do alho – além do desenvolvimento de embalagens profissionais e seguras, é um investimento necessário àqueles que buscam destacar suas mercadorias!

A aquisição de maquinários, como a Descascadora de Alho Pneumática, facilita a proteção dos insumos manipulados, uma vez que são desenvolvidos de acordo com normas nacionais e internacionais de higiene. Por fim, tratando-se de uma solução pneumática, a Descascadora ainda possui um baixo consumo de energia elétrica!

Os equipamentos Cetro à disposição do Mercado de Alho Brasileiro

Além dos equipamentos disponíveis no Portal, os profissionais da Cetro também desenvolvem projetos específicos para as necessidades ímpares dos empreendimentos brasileiros. Uma tradicional iguaria da culinária nacional, presente em churrascos familiares, lanchonetes e espetinhos por todo o país, a maionese de alho é um exemplo da versatilidade do Mercado de Alho brasileiro!

Confira o projeto de Envasadora de Pastosos desenvolvida para o empreendimento Zé Lanches de Londrina – PR! A solução combina as funções de uma Envasadora, Empacotadora e um Datador Cetro em um único maquinário, otimizando a produção de sachês de maneira surpreendente!

Acompanhe o vídeo abaixo e entre em contato com a Cetro! Como finaliza Josefher Rodrigues – Executivo de Vendas da companhia: “Para nós, será um prazer desenvolver um projeto e resolver o seu problema!”


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *