Acesse a Loja

Invista na inovação das embalagens de fármacos e conte com a Equipe Cetro para desenvolver projetos que otimizarão a sua produção!

No mercado de embalagens, é cada vez mais necessário propor soluções inovadoras que correspondem às necessidades dos consumidores e dos produtos. Assim como na indústria alimentícia, explica o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), as embalagens de fármacos devem apresentar características que garantem proteção ao conteúdo.

Afinal, a abordagem inteligente pode revolucionar e agregar valor aos produtos do setor. Mas, além da proteção, as embalagens desse mercado devem permitir a identificação da forma de utilização do medicamente, o fácil e seguro manuseio e, em muitos casos, o fechamento da embalagem – explica a instituição.

De modo geral, as embalagens de fármacos devem atuar como uma barreira a influências externas que comprometam o princípio ativo do produto e, consequentemente, a sua eficácia, acrescenta o estudo “Embalagens para produtos farmacêuticos” do ITAL.

Assim, o desenvolvimento de novas embalagens deve ocorrer não apenas para melhor acomodar os medicamentos e conservar suas propriedades, mas também para atender as necessidades e preferências de uso. Passando ainda por adequações quanto à disponibilidade de insumos e matérias-primas do mercado e pela otimização da absorção dos princípios ativos – completa a pesquisa.

Por isso, é necessário entender as exigências dessa indústria e as especificidades do seu público, para, então, partir para o investimento em maquinários facilitadores de processos, por exemplo, a fim de ampliar a produtividade e melhorar a qualidade de suas embalagens.

Invista na jornada de inovação e transformação tecnológica! Conheça os maquinários especializados da Cetro e encontre o equipamento perfeito para diferentes embalagens da indústria da saúde!

Os números do mercado farmacêutico

O setor farmacêutico nacional mostrou um desempenho resiliente no primeiro semestre de 2023, com resultados expressivos que apontam um crescimento significativo ao longo do ano. Ao contrário de outros segmentos no país, o campo farmacêutico reagiu de forma positiva e faturou, no primeiro semestre deste ano, R$ 166,46 bilhões, segundo a consultoria IQVIA.

Além disso, conforme o Índice Antecedentes de Vendas (IAV/IDV), elaborado com base nas projeções das empresas associadas ao Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), o setor de artigos farmacêuticos, medicamentos e perfumaria registrou um crescimento de 18% no primeiro trimestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo a IQVIA, empresa especializada no uso de tecnologia da informação nos ramos da saúde e pesquisa clínica, o avanço do mercado farmacêutico no Brasil pode ser explicado por alguns fatores específicos. Entre as principais condições figuram a ampliação de serviços clínicos, a aplicação de testes rápidos, vacinas e  testes de pressão arterial e glicêmica.

Conheça as soluções e os equipamentos Cetro para o embalo e o envase seguro e higiênico de embalagens para seringas de diferentes segmentos!

Além disso, a pesquisa “Berchmarking de Expectativas da Indústria Farmacêutica 2022-2023”, realizada pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), apurou que as empresas do setor estimam um crescimento no varejo de 12,41% em 2023, em valores.

Pensando nisso, seja para produtos farmacêuticos ou nutracêuticos, na Cetro, o maquinário ideal está pronto para transformar o seu empreendimento. A Formadora e Seladora de Embalagem Blister CBM 80 é um exemplo disso!

Um equipamento projetado para o ramo hospitalar, indústrias farmacêuticas e laboratórios de cosméticos, a Formadora realiza processos de contagem de cápsulas, separação, molde e selagem do alumínio nas cartelas já preenchidas de forma totalmente automática.

Segundo o estudo “Prospecção tecnológica do setor de nutracêuticos no Brasil e no mundo”, o termo “nutracêutico” é utilizado para definir uma grande variedade de alimentos e compostos bioativos que proporcionam benefícios à saúde, abrangendo a prevenção e o tratamento de doenças crônicas e infecciosas.

Nessa descrição, englobam também os nutrientes isolados, os produtos herbais e os suplementes dietéticos utilizados com diferentes objetivos, desde suprir vitaminas e minerais até a proteção contra variadas patologias, melhorando o sistema digestivo e imunológico, explica o estudo da Universidade Federal de Sergipe.

Fora sua importância na saúde e no bem-estar, a ampliação da relevância dos nutracêuticos tem atingido altos números na economia global. Segundo dados disponibilizados pela Markets and Markets e Reports and Data, o mercado de nutracêuticos pode chegar a valer US$ 241,3 bilhões até 2026. Registrando uma Taxa de Crescimento Anual Composta de 7,5% durante o período de 2022 a 2027, conforme a Mordor Intelligence.

O grande desenvolvimento desse setor pode ser explicado pela maior conscientização do consumidor sobre uma dieta saudável e equilibrada e pela busca das propriedades benéficas desses compostos para a saúde e a prevenção de agravos nutricionais, explica o estudo acima.

Nesse contexto, com a ampla diversidade de nutracêuticos no mercado e seus benefícios para a saúde, investir em equipamentos capazes de aperfeiçoar a produção e finalização de embalagens de fármacos pode ser o que seu negócio precisa para estar à frente da concorrência!

A Envasadora Posicionadora e Rosqueadora Rotativa para Frascos Conta-gotas com Proteções para NR12 CAFM GP 2N IC, por exemplo, traz a otimização necessária para o envase automático de fármacos líquidos, podendo ser personalizada conforme as  necessidades do seu empreendimento. Acesse o Portal Cetro, confira as especificidades técnicas dessa solução e invista na transformação de sua produção!

As embalagens de fármacos além do armazenamento

Conforme a pesquisa  “Utilização de materiais de embalagem na indústria farmacêutica: estudo exploratório do uso de vidro ou PET em frascos de xarope”, as embalagens devem cumprir as funções básicas de conter o produto, protegê-lo do manuseio e informar, de forma objetiva e clara, todas suas características e formas de utilização.

Dessa forma, as indústrias farmacêuticas devem cumprir rigorosamente as normas de rotulagem das embalagens para evitar erros de administração ou o consumo indevido de medicamentos, que podem colocar em risco a segurança e a saúde do consumidor – aponta o estudo.

Henrique Mansano, Professor do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico (ICTQ), destaca ainda a relevância fundamental das embalagens de medicamentos para a indústria farmacêutica. Segundo o especialista, a embalagem “serve para garantir a estabilidade dos produtos, ou seja, a qualidade deles durante o período de validade que cada medicamento tem”.

De modo geral, segundo o artigo do ITAL, as principais embalagens para produtos farmacêuticos são desenvolvidas a partir de vidro, plástico ou alumínio. O vidro é largamente utilizado na forma de frascos e ampolas, o alumínio na forma de aerossóis, bisnagas, strips e blisters. O plástico, por sua vez, é empregado como material em quase todos os tipos de embalagem do setor, explica o instituto.

Nesse contexto, a inovação em embalagens de fármacos e nutracêuticos e o desenvolvimento de novos produtos têm sido pauta no mercado. Por isso, investir em equipamentos capazes de transformar a maneira como o cliente olha para sua mercadoria pode ser o passo à frente da concorrência que o seu negócio precisa!

Confira o funcionamento da Seladora de Indução Eletromagnética Refrigerada com Esteira no vídeo abaixo! Essa solução Cetro traz um moderno processo de selagem através de indução eletromagnética, que garante uma vedação segura a diferentes embalagens de fármacos.

O seu negócio pode contar com a Cetro!

Além dos maquinários a pronta entrega, o parceiro Cetro tem a sua disposição uma equipe de colaboradores especializada em atender demandas específicas, desenvolvendo projetos e soluções customizadas e inovadoras

Então, se você tem um objetivo produtivo – seja na rotulagem, aplicação de lacres, no posicionamento de tampas, encapsulamento ou polimento de diferentes fármacos – e não consegue enxergar como atingi-lo, entre em contato com a Cetro!

Conheça o Showroom mais próximo a você, seja em uma das filiais nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro ou na matriz em Bauru. Realize testes com seus produtos nos maquinários Cetro e comprove, na prática, a eficiência produtiva das soluções da companhia!


Trabalha com cápsulas ou líquidos? Saiba quais as vantagens e desvantagens desses formatos e aposte na inovação de suas embalagens de fármacos com o apoio da Cetro!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *