Acesse a Loja

O papel da Cetro no cenário de investimento e transformação de embalagens no Brasil.

O ímpeto de transformar o mundo através da inovação impulsiona o trabalho e os desafios dos colaboradores da Cetro. Nessa missão, a empresa ressoa o comprometimento dos profissionais da companhia e a iniciativa empreendedora dos parceiros que confiam na Cetro para otimizar sua jornada produtiva.

Desse modo, a partir do desenvolvimento de soluções para múltiplos setores, a Cetro faz sua parte para levar adiante a transformação tecnológica brasileira. Afinal, como explica Paulo Negreiros Figueiredo, é imperativo que o Brasil aumente sua taxa de inovação para agregar mais valor e tecnologia de ponta a sua produção.

Em seu artigo “Por uma Estratégia Nacional de Capacidade para Inovar”, publicada na edição de julho da Revista Conjuntura Econômica (FGV), o Professor do Departamento de Gestão de Tecnologia e Inovação da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE-FVG) discutiu os caminhos e a realidade inovativa do país.

Nesse contexto, o especialista defende a necessidade da construção de uma “estratégia nacional centrada na acumulação da capacidade tecnológica para inovar em empresas e indústrias”; propondo a ação de agentes inovativos do mercado e o apoio governamental.

Perseverar na eficácia dessa estratégia nacional é, para o Professor, uma das condições para que o Brasil encontre seu caminho até a tão merecida transição para níveis mais elevados de desenvolvimento industrial e socioeconômico. Em todo país, colaboradores e soluções Cetro auxiliam na construção de um mercado produtivo cada vez mais tecnológico e disruptivo.

Ao disponibilizar maquinários acessíveis e com alto custo-benefício, a Cetro fortalece as jornadas de transformação nacionais, desde o maquinário semiautomático até linhas de produção especializadas.

Economia, Consumo, Inovação e Investimentos

No segundo trimestre de 2023, o Monitor do PIB da FGV apontou um crescimento de 2,6% na atividade econômica do país em comparação com o mesmo período de 2022. Um dado importante para o universo Cetro, uma vez que o crescimento geral da economia é um dos fatores de suporte para que cada vez mais empreendedores invistam na expansão e otimização de seus negócios.

O positivo e modesto resultado foi influenciado pelo crescimento dos setores industriais e de serviços. Em linhas gerais, o índice mostra uma certa resiliência na economia – situa Juliana Trace, Coordenadora do Monitor, em comentário do relatório.

Nesse sentido, buscar compreender as necessidades de crescimento do mercado e da economia brasileira é se preparar para as oportunidades disponíveis à Equipe Cetro. É no momento da decisão que as vantagens competitivas da Cetro entram em campo. Afinal, da inicial manipulação de matérias-primas à otimização logística, o amplo portfólio da empresa atende todas as etapas de uma cadeia produtiva.

Por meio do trabalho de centenas de colaboradores, na Cetro, o mercado brasileiro conta com um atendimento integrado! Através dos canais de comunicação e vendas digitais ou nas unidades físicas – empresas como a Redutep Soluções Industriais (RTep) encontram o que há de melhor no ramo de maquinários para embalagens.

Especializada na entrega de equipamentos de automação industrial, a RTep buscou a Cetro para conhecer soluções armadoras de caixas para um novo projeto e diversas máquinas que auxiliarão seu trabalho de distribuição!

Na visita à matriz da Cetro, os parceiros da Rtep puderam avaliar a qualidade e a produtividade dos maquinários. Ao final da apresentação dos benefícios de uma Montadora e Seladora de Caixas, Iuri Markus, colaborador da empresa goiana, ressaltou a satisfação com a parceria: “O teste foi legal, os técnicos foram solícitos e atenderam todos os nossos questionamentos!”

Das tendências ao cotidiano

O artigo “A Análise de Tendências e da Cultura como uma Ferramenta para a Gestão de Marcas”, de Nelson Pinheiro Gomes, aponta como a gestão de marcas deve ser capaz de gerir grandes alterações nos comportamentos, “implementando narrativas que reflitam as novas mentalidades, necessidades e interesses do consumidor”. Nesse sentido, o estudo de tendências ajuda a entender o cliente e a delinear estratégias com maior segurança.

Lidar com essas transformações é parte do dia a dia da companhia. Afinal, é na Cetro que os principais processos de beneficiamento de mercadorias são organizados e otimizados!

Ao desenvolver soluções que reduzem o desperdício de insumos, por exemplo, a Cetro auxilia empreendedores na busca por sustentabilidade e otimização produtiva. Pois, quando empresas investem em soluções para o aprimoramento de seus processos logísticos, os benefícios aparecem em inúmeras etapas da produção – da redução do custo de embalo a elevação da produtividade.

Ao mesmo tempo, como aponta o estudo “A Importância da Logística no E-Commerce” (Fatec), empresas que se destacam como ambientalmente corretas podem conquistar a atenção dos clientes. Dessa maneira, o empresário aproveita as oportunidades geradas pelas tendências de consumo, expandindo sua capacidade produtiva e tecnológica.

Transformando anseios e inovação em oportunidades

Tal como define Gomes em seu artigo, as tendências desenvolvem-se em um ritmo acelerado. Por isso, além de compreender o que a pesquisa descreve como “uma previsão geral de algo que vai ocorrer de uma certa forma e que será aceito pela população em geral”, é necessário preparar os empreendimentos para aproveitarem as janelas de oportunidades e crescimento comercial.

De modo geral, segundo o autor, as tendências são direcionadas para as atitudes e necessidades dos consumidores através de aspectos não limitados ao design ou ao estilo e capazes de afetar diferentes atividades no cotidiano das pessoas. Comumente divididas em macro e microtendências, conheça as variações e os impactos desses fenômenos sociais:

MacrotendênciasMicrotendências
Grandes estruturas de natureza internacional que influenciam vastos setores, mercados e demografias. Podendo ainda ser o resultado da somatória de microtendências com manifestações especificas a nível local.De caráter regional ou nacional, afetam um número
relativamente pequeno de indivíduos. Tratando-se de fenômenos associados a determinados setores ou comportamentos, como manifestações antecipadas, podem fornecer pistas para possíveis macrotendências.
Fonte: “Nome das Cores de Esmalte e Tendências de Consumo Atual: Estudo de Caso da Marca Colorama nos Anos de 2010 e 2021” (UnB).

Saiba como a inovação tem transformado as tendências de embalagens brasileiras!

Na realidade nacional, o estudo “Brasil Pack Trends 2020” (ITAL) aponta, como algumas das principais transformações ligadas à estética e à identidade das embalagens brasileiras, as seguintes macrotendências: premiumização, packaging renovations, pleasure experience, life-style packaging e a busca por identificação pessoal.

Nesse sentido, o desenvolvimento de produtos, maquinários e embalagens visando atender os consumidores-finais e os empreendedores fortalece as cadeias produtivas e as relações B2B do mercado nacional. Além disso, a influência das tendências de consumo, como explica o estudo de Gomes, faz com que a questão cultural assuma uma crescente importância.

Por isso, a análise de mídia, locais de consumo, mudanças nos estilos de vida e outros aspectos podem fornecer pistas relevantes com potencial de revelar recursos e potencialidades das empresas – como explica o pesquisador.

Como investem os empresários brasileiros?

Tabela com os índices de intenção de investimento da indústria brasileira, conforme apurado pelo Relatório de Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria em julho de 2023. Ilustrando a capacidade de inovação do Brasil.

Concentrado em máquinas e equipamentos, o grosso dos processos de fortalecimento da indústria brasileira relaciona-se, hoje, aos processos de aquisição, manutenção e atualização de soluções.

Segundo dados da pesquisa “Investimentos da Indústria 2022-2023” (CNI), dentre as grandes indústrias, 85% afirmaram ter realizado investimentos no último ano. Além de estar seis pontos acima do registrado na edição anterior do estudo, o percentual de investimentos no segmento não superava a marca de 80% desde 2014.

Ainda que os índices de intenção de investimento tenham oscilado ao longo de 2023, segundo dados da CNI, a pontuação geral permaneceu acima da média histórica de 51,6 pontos. De maneira prática, a necessidade de ampliação da produção e a redução de custos são norteadores para o investimento de empresários dos mais diversos ramos e escalas produtivas.

Em meio a inovação: quem compra olha para o quê?

Lidando com consumidores cada vez mais informados e preocupados com sua imagem pessoal e como os outros a percebem; Gomes ressalta que as marcas devem contribuir para a construção de narrativas, sendo um reflexo dos interesses e gostos do público.

No entanto, para além de elementos ligados à estética e às transformações subjetivas, é preciso considerar as transformações estruturais do mercado-alvo brasileiro. Aspectos como o aumento de casais jovens sem filhos, de pessoas morando sozinhas, de consumidores da terceira idade e o avanço das mulheres e das tecnologias no mercado de trabalho, conforme situa a publicação do ITAL. Nesse sentindo, equilibrar tendências de consumo com o ímpeto de investimento é um dos principais desafios das empresas.

Saiba como conquistar o consumidor com o apoio das soluções e inovações da Cetro!

Por isso, importantes aspectos como a capacidade de compra da população, a escolha dos pontos de vendas e as características das embalagens podem colocar um empreendimento à frente da concorrência.

Em seu relatório, o ITAL destaca ainda a importância da necessidade de inovação das embalagens nacionais como uma demanda ímpar para os empresários brasileiros. Visto que a embalagem proporciona a diferenciação e o apelo por meio da estética das cores, dos formatos, das imagens e dos grafismos. Gerando grande estímulo sensorial e emocional nos consumidores, como explicado na revista “Brasil Pack Trends 2020”.

Buscando atender empreendedores em busca da acessível Minivac ou de soluções que dialogam com tendências de premiumização, como a Linha Suprême; a Cetro lança constantemente novos maquinários! Afinal, a inovação que liga as pessoas, as máquinas e o fluxo de produção de uma ponta a outra é parte integral da Cetro!


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *