Back To Top

30 de março de 2023

Potencialize Sua Produção E Valor No Mercado De Pimentas!

By
  • 0

Com o maquinário ideal, aproveite a alta procura e transforme sua produtividade no Mercado de Pimentas brasileiro!

Há cerca de sete mil anos, antes do Brasil ser Brasil, inúmeras variedades de pimentas já eram cultivadas por toda América do Sul, segundo estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola e Pecuária (Embrapa). Em 2023, o Mercado de Pimentas segue de vento em popa, inovando e se transformando a cada momento.

Segundo entidades de pesquisa e produtividade do setor, ainda que os últimos anos tenham sido marcados por grandes modificações, especialmente pela exploração de novos tipos e qualidades, as oportunidades e as perspectivas são positivas.

De acordo com o estudo “Pimentas do gênero Capsicum no Brasil”, o positivo potencial do Mercado de Pimentas nacional existe devido à versatilidade do produto. Como aponta o relatório, é possível encontrar aplicações para as diversas pimentas cultivadas no país na culinária, na indústria, na medicina e para fins ornamentais.

Para dar uma ideia da escala produtiva nacional, desde 2020, o Brasil assumiu a segunda posição no ranking de maior fornecedor internacional de pimenta-do-reino, segundo dados da Embrapa Hortaliças. Além disso, atualmente, o país responde por 15% do mercado global do produto — atrás somente do Vietnã que concentra 41,5% do comércio planetário.

Entre 2012 e 2021, somente a exportação de pimenta-do-reino pulou de 101 milhões de dólares para 306 milhões. Essa qualidade de pimenta representa, hoje, 98% da exportação brasileira do vegetal, segundo o Sistema Federal de Dados de Comércio Exterior (Comex Stat).

Graças ao forte e crescente mercado interno e às grandes oportunidades de exportação, investir no aumento de produtividade, além de agregar valor ao processo de embalo e apresentação, pode fazer toda a diferença para o seu negócio!

Nesta matéria, confira alguns maquinários Cetro capazes de transformar sua participação no Mercado de Pimentas Brasileiras, seja para iniciar sua jornada de profissionalização ou então automatizar sua linha de produção!

A Produtividade do Mercado de Pimentas Nacional!

Uma vantagem estratégica, que facilita a vida de agroprodutores brasileiros, é a alta extensão da produção de pimentas no país! Conforme aponta a pesquisa “O Mercado Brasileiro de Pimenta e os Impactos da Exportação na Pandemia da Covid-19” (FATEC), a produção da cultura pode ser realizada durante todo o ano em todas as regiões, trazendo maior rentabilidade ao segmento.

A transformação da área, no entanto, precisa enfrentar os problemas e as necessidades intrínsecas ao setor. Segundo o estudo, se destaca, por exemplo, o fato do plantio e da colheita das pimenteiras serem realizados manualmente, o que favorece o encarecimento do produto.

Passado o momento da colheita, a situação se repete no processo de embalo. Com gastos desnecessários e produtividade manual, a capacidade de lucro e diferenciação é baixa. Por isso, a Cetro desenvolve soluções para fortalecer e otimizar inúmeros processos ligados ao embalo do Mercado de Pimentas.

Seja em formato de pó, in natura ou em molhos, o maquinário ideal para a sua necessidade, você encontra na Cetro!

Espalhado pelo mundo: a extensão da pimenta brasileira!

De acordo com dados da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEERP), a estimativa é que cerca de dois terços da população mundial consomem pimentas em suas mais diversas formas. Fato que torna o vegetal o condimento picante mais utilizado no mundo!

Rolando Martin, Presidente da Associação Capixaba dos Exportadores de Pimentas e Especiarias (Acepe) aponta que nos últimos anos foi perceptível a queda de produtividade do Mercado de Pimentas vietnamita. Essa conjuntura abre margem para que os produtores brasileiros aumentem sua participação no mercado global, declarou o profissional à Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA).

Para atender a contínua alta da demanda mundial, o Mercado de Pimentas nacional segue aumentando sua capacidade produtiva. Em 2021, foram plantadas 145 mil toneladas de pimenta-do-reino, aponta o artigo da ANBA. Destas, quase 92 mil seguiram para exportação.

Para otimizar e aperfeiçoar o processo de manipulação das pimentas nacionais, a Cetro dispõe de maquinários capazes de lidar com as necessidades de empresas das mais diversas escalas de produção! Equipamentos como a Dosadora Automática para Pós de Bancada FLG 1000 T, uma solução versátil e de extrema precisão, que pode ser usada com outros equipamentos em linha.

Acompanhada de sensores eletrônicos que detectam a entrada e a saída de frascos, essa Dosadora Cetro garante uma maior inteligência operacional quanto ao embalo dos produtos nas embalagens, diminuindo o desperdício de insumos e otimizando a produtividade e o lucro de seu empreendimento!

Confira o vídeo de apresentação técnica da Dosadora e entenda como ela pode ser útil a diversos negócios nacionais do Mercado de Pimentas!

O fortalecimento do Mercado de Pimentas brasileiro

Cada vez mais faladas no além-mar, as pimentas brasileiras têm ganhado contínuo destaque no mercado árabe em níveis acima da média geral de exportação nacional, conforme explica a reportagem da ANBA. Entre 2017 e 2021, as vendas de pimenta-do-reino para os países da Liga Árabe cresceram tanto em valores exportados quanto em toneladas absolutas, em uma média de 41,7% e 47,5% respectivamente.

Somente em 2022, o comércio com o mundo árabe movimentou 89,39 milhões de dólares, segundo dados da Secretaria do Comércio Exterior (Secex) Brasileiro. Além disso, a coligação foi o principal destino do produto.

O Gerente de Inteligência de Mercado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Igor Celeste explica que o exponencial crescimento das pimentas nacionais no mercado árabe está diretamente conectado a uma maior divulgação internacional do produto.

Transforme a produtividade da agroindústria brasileira com o apoio de maquinários Cetro, levando o comércio de produtos tradicionais a novos patamares!

Além da participação de empresas nacionais em eventos de compra internacionais, o profissional da ApexBrasil destaca os efeitos da pandemia de Covid-19 no mercado global. Segundo Celeste, o choque de oferta provocado pela pandemia afetou mais diretamente os produtores de outros países, aumentando a oportunidade para a produção brasileira.

Aproveitando o cenário do Mercado de Pimentas nacional, Igor de Oliveira e seu sócio fundaram a empresa Donna Pimenta. A partir de Uberlândia – MG, os molhos de pimenta do empreendimento se espalham por diversos estados do país.

Para trilhar a jornada de produção e desenvolvimento tecnológico, o empreendedor conta com uma série de equipamentos da Cetro. Seja com seu carro chefe, o molho de pimenta de 240 g, ou então para a manipulação de produtos diversos, Igor encontrou, no Showroom da unidade belo-horizontina da Cetro, o local ideal para testar os equipamentos que atenderão sua linha de produção.

Entre Seladoras a Vácuo, Seladoras de Indução, Envasadoras e Rotuladoras – se você está em busca de otimizar seu empreendimento, confira o novo Portal Cetro e entre em contato com os profissionais capacitados da empresa para encontrar a melhor solução para suas necessidades!

Faça como Igor de Oliveira e agende testes com seus produtos! Confira a experiência completa do empresário na unidade mineira da Cetro:

Diferentes tipos, vendas e culturas de pimentas

Atualmente, o Espírito Santo é o território que mais se destaca quanto à produção de pimenta-do-reino no país. Segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), há cerca de 11,5 mil produtores no estado, os quais foram responsáveis, em 2021, por 55% de toda a exportação do produto nacionalmente.

Para além das vantagens geográficas, com terras e clima próprios para esse tipo de cultivo, segundo dados do Instituto, as produções capixabas se destacam também pelo compromisso com a inovação e o fortalecimento comercial.

Está em dúvida quanto ao melhor equipamento para o seu negócio? Com o auxílio da Equipe Cetro, conte com maquinários desenvolvidos especificamente para suas necessidades!

No final de 2022, o reconhecimento de Indicação de Procedência (IP) foi concedido à pimenta-do-reino do estado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse título de diferenciação e referencial geográfico agrega valor à mercadoria, uma vez que reconhece e identifica a importância da cultura para o estado e determina um padrão de qualidade em suas características finais e em seus processos produtivos.

Nesse sentido, é preciso realçar o impacto e a importância de combinar diferentes estratégias de competitividade, como a melhoria da apresentação (embalagens, formas, rótulos) e a redução de custos produtivos desnecessários (maquinários defasados, alto consumo de energia, desperdício de insumos etc.).

Com os equipamentos da Cetro, você otimiza sua produtividade, elevando a eficiência de sua produção e a integridade de seus produtos! Conte com equipamentos como as Seladoras a Vácuo iniciais – ideais para fornecer uma melhor apresentação no embalo de pimentas in natura.

Ou então, soluções desenvolvidas para atuar em alta escala, como a Seladora Robusta Pneumática Industrial. Capaz de assistir aos empreendimentos que trabalham com uma elevada demanda produtiva, essa solução sela embalagens robustas que suportam uma grande quantidade de peso!

As inúmeras aplicações das pimentas nacionais

Quando se fala em pimenta, no entanto, nem só das variedades em pó se faz o comércio! O consumo de pimentas in natura, em molhos e nos mais diversos formatos são também parte da cultura do país. No entanto, como destacam especialistas da Embrapa, é necessário lidar com os desafios do Mercado de Pimentas para aproveitar a total potencialidade do segmento!

Em relação à comercialização do fruto in natura, um dos principais problemas está no seu transporte e armazenamento, uma vez que o produto perde água muito fácil, como explicam profissionais da Embrapa. Por isso, o estudo da FATEC afirma que existem diversas formas de processar o vegetal, procedimentos com baixo custo de implementação e acessíveis aos agroprodutores brasileiros.

Embalar a vácuo melhora a apresentação e a aparência dos produtos, facilita a exposição para a venda, reduz o espaço de armazenagem, além de eliminar o risco de contaminação por manuseio. (Créditos: Comunicação/CETRO)

Nesse contexto, soluções Cetro, como a Seladora a Vácuo DZ 280, garantem um embalo seguro, otimizado e melhoram a aparência final dos mais diversos tipos de mercadorias e qualidades de pimentas.

Com um painel digital, a DZ 280 possibilita que regulagens de tempo e temperatura de selagem, por exemplo, sejam realizadas de maneira prática e intuitiva para otimizar todo o processo de embalo.

Confira a seleção de máquinas da Cetro para a Indústria de Alimentos e se prepare para começar um novo empreendimento alimentício!

Considerando os diferentes tipos de produtos, a espessura da embalagem utilizada e as diversas possibilidades de configurações da solução, essa Seladora Cetro é capaz de se adequar às necessidades de inúmeras linhas de produção, atendendo às especificidades do Mercado de Pimentas nacional!

Com lojas físicas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de atendimento online para todo o país, a Cetro possui um time de profissionais especializados para indicar a melhor máquina para o seu empreendimento!

Encontrar a solução ideal para solucionar as demandas de um negócio torna-se ainda mais importante para o Mercado de Pimentas Brasileiras quando se considera que a maioria do cultivo e, consequente, comércio é realizado por pequenos e médios produtores.

Prev Post

Mercado de tomate: crescimento e otimização com a Cetro!

Next Post

Fala, Léo: Caminhando juntos para um futuro de inovações!

post-bars

Leave a Comment