Eleve a produção de mostarda no Brasil com estratégia!
Invista no valor de embalagens de mostarda seguras e inovadoras!
Tratando-se de um grão conhecido e explorado há milênios, é difícil pensar que existam inovações para o cultivo e as embalagens de mostarda em pleno século XXI. No entanto, pelos quatro cantos do Brasil e do mundo, a humanidade amplia cada vez mais seus conhecimentos e crescem as oportunidades de exploração desse mercado!
Globalmente, espera-se um contínuo crescimento da produção e comercialização da mostarda para os próximos anos, conforme apontam os dados do relatório “Mercado de Mostarda – crescimento, tendências, impacto do COVID-19 e previsões (2023 – 2028)”. Segundo a Mordor Intelligence, uma das maiores empresas de pesquisas de mercado internacional, a Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) do segmento deve manter-se em cerca de 5,7% ao ano até o final do período analisado.
No Brasil, o crescimento do setor não se desloca do panorama internacional. Como aponta a pesquisa “Estudo e Desenvolvimento de Mostarda à L’ancienne”, desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a mostarda é o segundo condimento preparado mais consumido no país, atrás somente do ketchup.
Nas últimas décadas, esse proeminente mercado ampliou gradativamente sua participação na economia brasileira. Se em 2005, a produção e as vendas de mostarda preparada, inclusive farinha de mostarda, girava em torno de 7.594 toneladas, em 2020 a produção chegou a 25.651 toneladas, segundo a Pesquisa Industrial Anual – Produto, realizada pelo IBGE.
Aproveite as oportunidades dessa cadeia produtiva! Seja iniciando um novo empreendimento ou então otimizando as embalagens de mostarda de uma negócio já estabelecido; na Cetro, a máquina ideal está à disposição de quem quer tornar sonhos em realidade! Conheça as soluções que irão transformar sua produtividade!
A Percepção da Mostarda na Cultura Brasileira
Ainda que cultivada e explorada por todo o planeta, a mostarda popularizou-se de maneira distinta em cada cultura e país. No Brasil, como aponta a pesquisa da federal gaúcha, ao ouvir a palavra “mostarda”, a maioria da população recorda-se “de um produto amarelado e pouco viscoso, vendido com o nome de condimento preparado à base de mostarda ou como molho de mostarda”.
De modo geral, há dois tipos predominantes de mostarda, a Brassica juncea, de grão marrom, e a Brassica hirta, de grão amarelo. No país, é a segunda que domina o mercado – também conhecida como Sinapis alba – especialmente em decorrência de sua grande utilização para a produção de molhos de mostarda mais suaves, explica a pesquisa da UFRGS.
Preparos que acompanham os mais diversos tipos de alimentos e estão presentes em amplos estabelecimentos alimentícios, de espetinhos e hamburguerias aos mais variados restaurantes, os molhos fazem parte da dieta brasileira.
Na Cetro, seja para a otimização do embalo de molhos em sachês ou para a finalização de molhos com alto valor agregado, o empresário brasileiro conta com o que há de mais inovador no mercado de maquinários.
Soluções, como a Empacotadora Automática de Sachês, agilizam e automatizam uma vasta quantidade de cadeias produtivas, realizando a dosagem, o envase, a selagem, o corte e a impressão de datas nas embalagens em um único e contínuo processo.
Vai deixar essa oportunidade passar? Com o equipamento correto, transforme sua produtividade ao eliminar desperdícios desnecessários, economizando insumos e materiais! Acesse o Portal Cetro!
Conheça o projeto de embalagens de maionese em sachês que a Cetro produziu
para uma das mais tradicionais lanchonetes de Londrina e saiba como agregar valor a sua mercadoria com embalagens customizadas!
Auxiliando a produtividade de uma ponta a outra da cadeia!
A industrialização do século XIX transformou o mundo da mostarda. Dentre as propriedades desse proeminente grão constam características emulsificantes, estabilizantes, aglutinantes e antioxidantes. Podendo ser utilizado como ingrediente funcional nas mais distintas mercadorias, explica a pesquisa da UFRGS.
Dada a amplitude da manipulação do grão, existem diversas embalagens de mostarda desenvolvidas para atender as inúmeras necessidades do mercado e os múltiplos produtos que têm por base a mostarda. Na Cetro, seja um cosmético ou então o tradicional molho, o empreendedor irá encontrar o maquinário ideal para as mais diversas etapas de sua cadeia produtiva.
Incluindo maquinários complementares como a Bomba de Transferência CTP 2000. Essa solução potente agiliza e traz precisão às produções. Ao transferir, com segurança, insumos por longas distâncias, esse modelo facilita o processo de envase de produtos pastosos, ajudando a aumentar a produtividade de inúmeros empreendimentos.
Com parceiros de diferentes cadeias produtivas, os maquinários da Cetro estão presentes desde o momento do embalo até a finalização da mercadoria em pontos de venda. Por meio das unidades físicas da empresa, localizadas em Bauru, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte; o empresário brasileiro pode testar seus produtos nas máquinas que lhe interessam.
Flávio Vilella, da empresa Origem Biotecnologia, visitou o Showroom da matriz da Cetro para testar seus produtos na linha de Empacotadoras da companhia. Em Bauru, o profissional pôde conhecer os benefícios de maquinários pneumáticos que, como explica Josefher Rodrigues – Executivo de Vendas da Cetro – diminuem o consumo de energia e a necessidade de manutenção, ao mesmo tempo em que garantem uma alta precisão de selagem.
Entre em contato com os profissionais da Cetro e marque, você também, um tour pela unidade mais próxima de você!
Inovando a produção de Mostarda em todo o Brasil
“Aqui, é assim: se você tem um projeto, uma ideia inovadora, algo que ainda está embrionário, a Cetro tem as condições exatas para te ajudar a tirar esse projeto do papel e se tornar uma realidade!” A fala de Josefher ilustra o empenho da Equipe Cetro em auxiliar os empreendedores de todo o Brasil a transformarem os seus sonhos em realidade.
Por isso, o dia a dia dos colaboradores Cetro é repleto de visitas de produtores dos mais diversos nichos e setores da cadeia comercial e produtiva brasileira! Como exemplo, o teste de maquinários realizados pelos profissionais da Cantu em Bauru, ao final de maio.
A empresa paranaense, que opera no setor alimentício há 50 anos, está sempre em busca de inovação e do que há de melhor no mercado nacional em questão de maquinários. Por isso, na Cetro, os colaboradores da Cantu encontraram na Seladora Automática de Indução SDI 2000 e no Moinho CTO-120 os benefícios que desejam para suas produções.
Entre eles, a vedação e a selagem à prova de vazamentos promovidas pelo modelo SDI 2000, propriedades que prologam o tempo de vida das mercadorias e, assim, seu valor agregado. Além da capacidade de misturar, triturar e emulsificar grãos e pós do CTO-120, que transforma os insumos em pastas homogêneas.
Na visita, a Cantu testou equipamentos que otimizam e aumentam o valor agregado das embalagens de mostarda e de tantos outros molhos! Acompanhe o teste completo pelo vídeo abaixo e acesse o Portal Cetro para conhecer a fundo as características dos maquinários!
Agregue Valor a sua produção de mostarda: os benefícios da inovação
Uma das principais tendências comerciais da última década tem sido a constante busca por produtos com características semelhantes às de suas matérias-primas, como relembra a pesquisa gaúcha. Essa crescente procura tem por reflexo a preferência do público por produtos mais artesanais, enfatiza o estudo.
Ainda nesse cenário, segundo o relatório da Mordor Intelligence, a pandemia de Covid-19 e o consequente aumento da consciência dos consumidores quanto às vantagens da mostarda impactaram significativamente o mercado global do grão.
Isso se deve, principalmente, aos benefícios para a saúde proporcionados pela mostarda e seus derivados, alavancados por características que promovem o bloqueio do crescimento microbiano e o auxílio à saúde da pele – reduzindo inflamações, por exemplo.
Além disso, há um vácuo produtivo no país visto que, como aponta o estudo da UFRGS, a maior parte do mercado de mostarda e similares no Brasil ainda é predominante constituído por mercadorias importadas.
Mostrando a importância da colaboração de diversos agentes na produção de dados e apoios para uma cadeia produtiva fortalecida, em um amplo Ecossistema de Inovação, o estudo da UFRGS foi motivado pela ausência de produtos nacionais que possuam características semelhantes às das mostardas francesas. Desse modo, a pesquisa pôde levantar dados que comprovaram uma nova oportunidade de mercado para os produtos brasileiros!