Inove as embalagens para macadâmia no Brasil!
Aproveite as oportunidades do mercado e transforme sua produção ao investir em inovadoras embalagens para macadâmia!
Uma amêndoa rica em nutrientes e disputada pelos mais diferentes ramos produtivos, a macadâmia vem ganhando terreno no mercado brasileiro! Por isso, agarre a oportunidade, conheça os maquinários ideais para transformar o beneficiamento e as embalagens para macadâmia por todo o país!
Seja visando o comércio B2B ou o consumidor-final, a Cetro entrega ao empreendedor, agroindustrial e empresário brasileiro o que há de mais inovador para a otimização de seus processos produtivos!
Entenda como, ao otimizar suas embalagens, o produtor reduz gastos ocultos, diminui o desperdício de matéria-prima e agrega valor a suas mercadorias, elevando a margem de lucro e rentabilidade de seu empreendimento. Conheça os maquinários Cetro que proporcionam essa jornada de transformação tecnológica!
Como aponta o estudo “Desenvolvimento de Novos Produtos da Macadâmia”, esse alimento é rico em óleos mono insaturados, insumos disputadíssimos por indústrias de cosméticos para a produção de hidratantes e por laboratórios farmacêuticos, como redutor de níveis de colesterol.
Além disso, essa amêndoa australiana tem uma boa adaptação ao clima tropical, fato que, unido ao seu alto valor agregado, chamou a atenção de produtores brasileiros nas últimas décadas – segundo a pesquisa publicação da Embrapa Meio Ambiente!
Nesse contexto, confira as mais recentes inovações das embalagens para macadâmias no Brasil e aproveite as vantagens da automatização em seu empreendimento!
Embalagens para Macadâmia: o ímpeto por alimentos saudáveis
Dentre os benefícios da macadâmia para a saúde, a Embrapa Meio Ambiente ressalta a presença do ômega 3 e da vitamina D em sua composição – nutrientes importantes para a manutenção cerebral humana.
No entanto, esse é apenas um dos fatores que explicam o rápido crescimento da amêndoa no planeta – que hoje evolui a mais de 10% ao ano – segundo a análise “Mercado de macadâmia: crescimento, tendências, impacto do COVID-19 e previsões (2023 – 2028)”, desenvolvida pela Mordor Intelligence.
O aumento da busca pela noz é impulsionado também pela crescente procura por uma alimentação saudável. Segundo o relatório, motivados pelas mudanças da pandemia, os consumidores começaram a escolher as nozes como uma opção de lanche saudável, incorporando a macadâmia nas dietas diárias – elevando, assim, os valores do mercado a longo prazo.
No Brasil, grande parte da produção de macadâmia – até poucos anos atrás – era exportada, explica o artigo “Cultivo da Macadâmia no Brasil”. No entanto, essa tendência vem sendo revertida. Segundo a publicação, os principais motivos são o aumento da produção brasileira, a entrada de pequenas processadoras com foco no mercado interno e, por fim, o lançamento de produtos com a noz por grandes indústrias das áreas de panificação, chocolates, sorvetes e drageados.
Nesse sentido, seja para o beneficiamento de embalagens para macadâmia in natura ou para atender as inovações de produto – o empreendedor conta com o apoio de maquinários e embalagens da Cetro!
Em conjunto com equipamentos transformadores, conheça os pacotes Stand Up Pouch Zip Lock com Picote que irão mudar a maneira como o público vê suas mercadorias! Além de facilitar o manuseio do consumidor e aumentar a visibilidade da mercadoria em pontos de venda, esse formato de embalagem otimiza as operações logísticas ao diminuir o espaço utilizado no transporte e armazenamento do produto.
Aproveitando a capacidade produtiva brasileira
A produção de macadâmia no país é ampla, com polos produtivos em todos os estados da região sudeste, bem como no Sul e Nordeste brasileiro. Segundo dados do “Estudo de Viabilidade Econômica na Cultura da Noz-Macadâmia no Brasil”, uma das possíveis explicações para a adaptação da planta no Sudeste são as condições climáticas semelhantes às da região de origem da espécie.
Presente no país desde o início do século XX, a adaptação ao cultivo comercial deve-se especialmente aos esforços dos técnicos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Ligado à Secretaria de Cultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o instituto auxiliou na inserção do país nos rankings globais da produção de macadâmia, como aponta o artigo da Embrapa.
Uma promissora atividade, especialmente quando se leva em conta as oportunidades do mercado externo, a crescente demanda por macadâmias têm atraído a atenção de investidores desse ramo do agronegócio, como explica o artigo “Desenvolvimento de Novos Produtos da Macadâmia”.
Por isso, a necessidade de equipamentos que atendam as diferentes necessidades de escala produtiva do mercado nacional – como as da Linha de Dosadoras da Cetro. O modelo de Balança Eletrônica 50-500 g, por exemplo, possui alta tecnologia e índices de produtividade propícios para o trabalho com produções de pequena, média ou grande demanda. Além disso, ele realiza trabalhos perfeitos tanto com produtos em grãos quanto em pós.
Por outro lado, ao se tratar de pequenas quantias, uma excelente solução para produções que focam no desenvolvimento da diferenciação e na agregação de valor das mercadorias é a Dosadora de Balança de 1-100 g!
A fácil manipulação e precisão desse equipamento se unem ao seu tamanho compacto, tornando-o ideal para o trabalho em bancadas e para a transformação da produtividade de pequenos empreendedores brasileiros.
Café com Macadâmia? Aumentando a produtividade em 200%!
Exemplo da importância de Ecossistemas de Inovação para o avanço das cadeias de produção brasileira, após 13 anos de pesquisa liderada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) – foi comprovado que o cultivo simultâneo da macadâmia com o café aumenta a produtividade do grão em 215%, conforme mostra a publicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Dentre as vantagens mostradas pelo estudo, Marco Perdoná explica que, no formato de plantio consorciado, as nogueiras de macadâmia auxiliam na diminuição da velocidade do vento em até 60%, o que beneficia os cafeeiros. “Para as nogueiras, os benefícios são ainda maiores. Elas se aproveitam dos tratos de adubação e fitossanitários realizados nos cafeeiros, reduzem o período juvenil e entram em produção já aos três anos de idade”, afirmou o pesquisador da APTA da regional de Bauru.
Dada à posição do Brasil como o maior produtor e exportador de café do planeta, é de se esperar que, nos próximos anos, o consumo e a produção da macadâmia popularize-se cada vez mais, impulsionado pela parceria com a cafeicultura. Afinal, o aumento de eficiência do uso da terra com a união destas culturas gira em torno de 2,6 vezes, proporcionando uma maior rentabilidade e retorno do investimento inicial.
Nesse contexto, mais maquinários e embalagens para macadâmia serão requisitados pelo mercado. Na Cetro, os produtores do setor encontram exatamente o que buscam para atender suas demandas produtivas, da assistência especializada ao desenvolvimento de máquinas customizadas.
Confira a experiência de Rafael Said na unidade mineira da Cetro! Após adquirir uma Seladora Automática, o empresário voltou à Cetro para conhecer a linha de Dosadoras da companhia, confiando nos benefícios da automatização para seu negócio. O microempreendedor à frente da Produtos Palex encontrou a solução ideal para o ramo de beneficiamento de nozes, grãos e castanhas.
O consumo consciente e os benefícios da embalagem a vácuo!
Cada vez mais ligados aos benefícios de alimentos saudáveis, consumidores encontram na noz australiana uma ampla variedade de propriedades que promovem uma alimentação nutritiva e benéfica à saúde – como aponta o pesquisador Russ Stephenson, em seu artigo “Macadamia: Domestication and Commercialization”.
Considerado uma das maiores autoridades do setor, em seu estudo para a Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS), Stephenson ressalta também que, como muitas nozes, a macadâmia vem mostrando sua habilidade para diminuir a pressão sanguínea em pessoas hipertensas – reduzindo, assim, o risco a doenças cardíacas.
Nesse contexto, especialmente dada a inclinação global para o aumento do consumo de nozes em lanches, investir em embalagens para macadâmia com fácil manipulação e capazes de chamar a atenção dos consumidores é uma necessidade ímpar aos produtores do meio.
Não perca a oportunidade e otimize sua produção com equipamentos como a Seladora a Vácuo de Bancada CCVS 300 BB T, responsável pela criação do famoso “formato tijolinho”. Afinal, como explica Léo Mello, inúmeros insumos, grãos e pós podem aproveitar o valor agregado e os benefícios dessa embalagem e maquinário – do mate a macadâmia.
Aproveite também os benefícios proporcionados pela Seladora a Vácuo Vertical CCVS 400 V, como o baixo consumo de energia e o excelente custo-benefício ideais para o mercado brasileiro. Embalar produtos a vácuo, além de melhorar a apresentação das mercadorias, também evita o crescimento de microrganismos como fungos, bactérias e micróbios! Possibilitando, dessa maneira, a desaceleração da deterioração dos alimentos e, consequentemente, o aumento do shelf life dos produtos!
Embalagens para macadâmia e os mais diversos insumos!
Independentemente de sua escala ou estágio de produção, a Cetro oferece maquinários que apoiam o processo de transformação tecnológica de sua empresa. Aproveite as oportunidas do mercado alimentício atual e não deixe de inovar na produção e nas embalagens para macadâmia, seja para transformar o mercado interno brasileiro ou então fortalecer a exportação nacional!
Do envase ao rótulo, conte com os colaboradores Cetro para encontrar o maquinário que atenderá as suas necessidades produtivas. Não perca tempo, entre em contato com a unidade Cetro mais próxima a você, marque uma visita e teste seus produtos ao vivo!
Enquanto isso, acompanhe o relato de empresários que já contam com as melhores máquinas de Selagem e Dosagem do mercado e faça, você também, parte desse novo momento do mercado brasileiro de macadâmia!