Back To Top

20 de junho de 2025

Aproveite o Fenômeno do Efeito Batom

Descubra como transformar tempos de crise em oportunidades e impulsione as vendas de seu negócio!

Em momentos de instabilidade econômica, muitos consumidores mudam seus hábitos, mas continuam buscando produtos acessíveis que oferecem algum tipo de prazer ou conforto.

Exemplo disso é o aumento nas vendas de cosméticos como batons, perfumes e itens de autocuidado diante de crises. Esse comportamento é um reflexo da busca por bem-estar e autoestima que caracteriza o Efeito Batom.

Esse conceito também pode ser aplicado em outros setores, como o alimentício e o de serviços. Se você quer aproveitar as vantagens desse fenômeno, continue lendo esse artigo e aprenda como fortalecer sua marca no mercado!

Seu negócio surfando nessa tendência

Para aproveitar o Efeito Batom, saiba que é necessário entender o desejo emocional do consumidor de seu produto e propor soluções criativas que entreguem valor a um preço competitivo.

Veja algumas ideias para você aplicar em seu negócio:

Aposte na comunicação emocional

Mais que destacar benefícios técnicos e sustentáveis, envolva o cliente com narrativas que evoquem autoestima, poder pessoal, exclusividade ou bem-estar. Comprar um anel ou um hidratante, por exemplo, não é apenas uma transação, mas um gesto de autocuidado.

Dessa forma, invista em campanhas publicitárias que mostrem pessoas de diferentes gêneros, idades, etnias e estilos não apenas utilizando o item vendido, mas celebrando pequenas vitórias ou demonstrando autoestima e confiança. Assim, você associa essas sensações com seu produto ou serviço.

Leia também: Exclusividade vende e fideliza!

Amplie seu mix de produtos acessíveis

Produtos de entrada e com ticket médio baixo, como body splashes, acessórios de cabelo e até velas aromáticas, tornam-se protagonistas em tempos de crise. Então, que tal criar kits promocionais ou miniaturas?

Essa é uma excelente estratégia para estimular a compra por impulso. Cafeterias, por exemplo, podem apostar em combos acessíveis, como café e cookie, atraindo consumidores que buscam pequenos momentos prazerosos no cotidiano sem comprometer o orçamento.

O poder da experiência sensorial

Com estratégias simples de Marketing Sensorial, o Efeito Batom se intensifica, criando conexões emocionais e estimulando o desejo de compra. Ou seja, fragrâncias marcantes, texturas agradáveis e embalagens atrativas transformam produtos em experiências completas.

Já no ponto de venda, pequenos detalhes sensoriais, como iluminação, música e aroma, tornam o ambiente mais acolhedor e convidativo, favorecendo a sensação de cuidado e do acesso a pequenos luxos. Assim, sua marca ganha mais valor e fica na memória do consumidor.

Saiba mais sobre o Marketing Sensorial clicando aqui!

Use o Efeito Batom como alavanca de inovação

Apesar do nome sugestivo, esse fenômeno não significa apenas vender cosméticos acessíveis, mas, sim, inovar constantemente em diferentes setores produtivos para atender às novas demandas de consumo. Sendo assim, confira algumas dicas estratégicas:

Lançamentos que causam burburinho

Aproveite para lançar novas cores, edições limitadas ou coleções temáticas que dialoguem com o momento e com o universo cultural que inspira seu público.

Por exemplo, aposte em produzir maquiagens com tons mais neutros, alinhados com a estética “clean girl”, uma tendência das redes sociais, ou faça colaborações ousadas com outras marcas.

Aprimore sua comunicação digital

Seja nas redes sociais ou em seu e-commerce, mostre como seus produtos podem transformar o dia de quem os consome. Dê voz aos clientes, estimule depoimentos e invista em conteúdos que mostrem a aplicação prática — como vídeos de clientes conhecendo a nova coleção de joias de sua loja ou experimentando a nova bebida de seu cardápio.

Transforme crises em oportunidades com o Efeito Batom!

O Efeito Batom é um convite para empreendedores repensarem suas estratégias, estreitarem o relacionamento com o público e ampliarem suas vendas, mesmo em tempos desafiadores.

Quer levar seu negócio a outro nível? Confira o catálogo de soluções da Cetro para automatizar sua produção, otimizar a embalagem de seus produtos e potencializar sua marca.

Acompanhe também o perfil oficial da Cetro no Instagram e tenha acesso a mais conteúdos de qualidade sobre empreendedorismo e soluções para diferentes mercados!


Já ouviu falar do Banho Premium? Aposte nessa tendência com a Cetro!

Prev Post

Ideais de divulgação para Microempreendedores

Next Post

Mais um ano de parceria entre Cetro e Nutrisaude!

post-bars

Leave a Comment