Acesse a Loja

A produtividade de uma empresa depende muito de alguns fatores chave, como a linha de produção, uma maneira de realizar a fabricação dos itens que compõem seu mix de produtos de modo rápido.

Mas você sabe como organizar uma linha de produção?

Neste artigo daremos algumas dicas para melhorar ainda mais a eficiência e a qualidade da sua produção. Confira!

Linha de produção: o que é?

Antes de iniciar uma linha de produção, entenda o conceito.

A linha de produção foi popularizada pela Ford em 1913, em que a fabricação dos produtos era realizada em série.

Nesse modelo, cada funcionário cuidava de uma parte da produção, contando com o auxílio de máquinas ou trabalhando manualmente. Por exemplo em uma fábrica de doce de leite há três etapas de produção: disposição de embalagem, envase e fechamento da embalagem (fluxo reduzido para demonstração).

Um funcionário colocaria as embalagens na esteira. Outro, se houvesse necessidade, acionaria a Envasadora e o último, colocaria a tampa e lacre. Assim é possível embalar mais doces, comparando com apenas um trabalhador realizando todas as etapas.

A importância de otimizar a linha de produção

De forma geral, as indústrias se tornam cada vez mais competitivas e eficientes com o transcorrer do tempo. Organizações que não buscam tornar-se sua gestão mais otimizada perderão sua posição no mercado e se tornarão defasadas.

Confira as principais vantagens:

  • Detecção de gargalos: muitas falhas e entraves que passavam despercebidos serão detectados pelo administrador, permitindo que ele aplique as melhorias para corrigi-los;
  • Controle do processo produtivo: o gestor terá uma visão mais ampla sobre a indústria. Também será obtido um conhecimento mais preciso do funcionamento dos processos;
  • Padronização: as operações desempenhadas pelos colaboradores e os processos da indústria são normatizados;
  • Aumento da produção: a remodelagem dos processos reduz burocracias, diminui custos e possibilita aproveitamento de oportunidades, potencializando a produção.

Leia mais: Como aumentar a produtividade da sua empresa

Como organizar uma linha de produção para seu negócio? 

Para organizar uma linha de produção e reavaliar processos, é importante pensar no dia a dia da sua empresa. Isso porque nem sempre a mesma linha produtiva funcionará para duas ou três empresas de segmentos diferentes.

Sendo assim, para aumentar a produtividade e aproveitar os benefícios da linha de produção, é crucial compreender como organizá-la e aplicá-la.

Determine os processos necessários para produção

Mapear toda a cadeia produtiva da empresa e dividi-la em etapas é o primeiro passo de como organizar uma linha de produção. Assim será possível apontar setores, tarefas e até mesmo dividir os trabalhadores.

Leve em conta a variedade de produtos

Na hora de montar a linha de produção, é importante ter em mente os produtos que serão focados. Dessa maneira, será possível determinar o melhor layout para a linha.

Caso haja pouca variedade e boa quantidade de maquinário, a linear é a melhor. Nesse modelo, tudo acontece em uma única sequência e exige menos trabalho dos operadores.

Entretanto, se há uma variedade maior de produtos a serem fabricados, o layout celular pode ajudar na eficiência operacional, pois nele a produção é realizada em células (grupos) de trabalhadores que focam seus esforços em tipos de produção diferentes.

Leia mais: “O que é eficiência operacional?” 

Invista em capacitação

Muitas máquinas precisam ser operadas por trabalhadores, e para que eles possam fazer isso de maneira eficiente, sem gerar paradas na produção, é necessário que saibam tudo sobre seu funcionamento.

Invista no treinamento de todos os funcionários de sua empresa, se possível para todo o maquinário existente. Assim, caso haja uma ausência, poderá substituir o trabalhador faltante sem perder produtividade.

Analise e fiscalize a produção

Um dos pontos principais de utilizar uma linha de produção em sua empresa é saber se ela está funcionando e onde você pode melhorá-la. É um esforço frequente, mas trará muitos resultados positivos e ajudará a manter um padrão de qualidade.

Mapeie os processos e fiscalize alguns exemplares produzidos. Dessa maneira poderá ter noção de todas as etapas produtivas e, então, compreender qual delas está fazendo um ou outro produto serem finalizados com defeitos, por exemplo.

Confira: 3 dicas para criar um padrão de qualidade 

Automatização da linha de produção

A automação é uma ferramenta importante dentro de uma linha de produção, afinal ajuda em atividades como:

  • Otimização de custos;
  • Organização dos processos;
  • Aumento da velocidade da produção.

O benefício da automação industrial está ligado à redução de gastos tendo em vista a otimização da produção. Dessa forma, é possível atender altas demandas em um curto prazo de tempo para maior rentabilidade do negócio.

empacotadoras-cetro-loja-blog

Mas é preciso atenção ao optar por uma máquina que ajude a aumentar sua produtividade com maior economia de custos. Ou seja, investir nos equipamentos certos para sua empresa pode te ajudar a melhorar sua produção e aumentar a lucratividade.

Acima de tudo, os canais de atendimento da Cetro oferecem uma assessoria completa para ajudar na aquisição dos equipamentos ideias para sua produção. Sobretudo, as máquinas possuem a maior garantia do Brasil e asseguram a sua alta produtividade.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.