Acesse a Loja

Maior oferta de carnes disponíveis para churrasco, preparos diferenciados e até opção vegana compõem este setor muito conhecido pelo brasileiro

No Brasil, domingo é sinônimo de almoço para reunir toda a família. Com certeza, num desses domingos você ou um de seus familiares preparou aquele churrasco que deixou todos satisfeitos, não é verdade?

Essa tradição familiar, que também é celebrada em outros países, como nos Estados Unidos, movimenta um mercado que envolve mais que carnes.

Sabendo disso, confira neste artigo mais detalhes sobre o mercado nacional de churrasco, além de recomendações de máquinas para embalar suas carnes ou prepará-las com a melhor qualidade!

Antes de tudo, saiba como este costume surgiu e sua chegada até nosso país.

Qual a origem do churrasco?

Não há um registro que comprove a origem exata do churrasco. Contudo, pode-se deduzir que ele começou ainda na era pré-histórica, com a descoberta do fogo. Naquela época, o homem primitivo entendeu que era uma boa ideia assar sua caça no fogo, já que o alimento ficava mais saboroso.

As técnicas de churrasco foram melhorando conforme os anos se passavam e as civilizações evoluíam. Um exemplo disto são os índios tupis da América do Sul, que defumavam a carne em uma grelha chamada móquem, composta por galhos de madeira verde em uma fogueira sobre pedras. Assim, pode-se considerar que a móquem é uma espécie de precursora da churrasqueira de hoje.

Já a história do churrasco no Brasil começou no século XVII na conhecida região do Pampa, que está situada entre o estado do Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina. Nessa época, foi criada uma comunidade jesuíta chamada Sete Povos das Missões, cujo objetivo era catequizar a população indígena guarani que ali vivia.

Destruída em 1768 através das guerras por territórios que aconteceram ali, esta comunidade criou rebanhos de gado bovino que ficaram sem dono. Permanecendo até a chegada dos tropeiros, grupo de viajantes que comercializavam produtos no Sul do Brasil.

Devido as longas viagens, os tropeiros paravam para descansar e se alimentar com carne fresca, assada em uma fogueira feita no chão e salgada com sal grosso ou pelo suor do lombo do cavalo, usado para transportar a carne.

linguiça e carne de churrasco sobre uma mesa e cobertos com sal grosso
O sal grosso é o mais usado no momento de assar carnes, como linguiça ou carne bovina. (Crédito: Comunicação/Cetro)

Essa prática se tornou comum entre os demais tropeiros e o preparo do churrasco foi passado para as demais gerações ao longo dos anos. Com isso, o churrasco tornou-se uma tradição não só do povo gaúcho, mas do brasileiro em geral.

Sabendo como o churrasco surgiu, conheça, também, quais setores compõem este mercado no Brasil.

Composição do mercado de churrasco no Brasil

Por ser um país com um forte setor de agronegócio, o Brasil destaca-se como um dos maiores consumidores de carne no mundo. Mais precisamente, ocupando o terceiro lugar, com 24,6 kg per capital anuais, atrás apenas dos Estados Unidos em segundo lugar, com 26,2 kg, e da Argentina, primeira colocada com 36,9 kg consumidos; segundo dados de um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Além do setor de carnes, o mercado de churrasco no Brasil é composto pelo setor de bebidas, companhia indispensável para aproveitar uma carne. Saiba mais no artigo voltado exclusivamente para este assunto: “Indústria de bebidas: saiba mais sobre este setor”.

Além do consumo externo, os números das exportações de carne no Brasil também impressionam. No primeiro trimestre de 2022, a venda para outros países aumentou 30% (metade disto foi para a China), comparando com os primeiros três meses de 2021. Portanto, houve um aumento tanto na demanda interna quanto externa por carne.

Leia mais sobre este assunto no artigo “O mercado de carnes do Brasil”.

Há, ainda outro item: as churrasqueiras, essenciais para que a carne seja assada da forma correta. No momento, o setor de churrasqueiras encontra-se estável, mas registrou um aumento de vendas durante o ano de 2020. Aumento este que foi potencializado pelo isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Um exemplo de potencialização no setor é o caso da Tramontina, empresa que produz equipamentos e utensílios para cozinha, ferramentas, entre outros. A divisão de churrasco desta marca viu suas vendas passarem por um aumento de 26% em 2020. Para 2022, a Tramontina espera que sua linha para churrasco tenha um crescimento de 20%, incluindo os mercados externo e interno.

Pelo que pode-se conferir aqui, o mercado de churrasco reúne diversos setores e mostra-se lucrativo, tanto na questão de abastecer o mercado interno quanto no que diz respeito às exportações.

Saiba, nas próximas linhas, quais são os tipos de churrascarias presentes hoje no Brasil:

Tipos de churrascarias no Brasil

Churrascaria por quilo

Churrascarias deste tipo costumam ter um valor mais acessível, já que funcionam com esquema self-service. Ou seja, o cliente escolhe sua refeição no buffet e depois vai até um local com uma balança, onde o prato com os alimentos será pesado e cobrado segundo o peso que será consumido.

Dentro deste tipo de restaurante, existe um espaço para escolher carnes, que normalmente fica localizado antes do balcão de pesagem. É importante mencionar que alguns restaurantes cobram preços separados para quem escolhe o prato com churrasco ou sem churrasco. Outro ponto importante é que algumas churrascarias desse tipo oferecem rodízio, servido em um espaço separado do salão para self-service.

Churrascaria à la carte

Diferente das categorias mencionadas até agora, nas churrascarias à la carte, não há rodízio ou um buffet para escolher as carnes. Ao invés disso, as carnes e demais itens, como acompanhamentos e sobremesas, são oferecidas em um cardápio definido pelo estabelecimento. Podem ser oferecidos cortes exclusivos e mais refinados, como: bife ancho, porchetta etc.

Franquia de churrascaria

Podendo ser vista principalmente em shoppings, hipermercados ou em pontos comerciais próprios, as franquias de churrascarias são ótimas para garantir uma refeição rápida ao cliente com um alto padrão de qualidade.

O modelo de negócio de franquia consiste na compra da licença de uma marca por um investidor interessado, que irá explorar os produtos e serviços dela. Em outras palavras, tudo que envolve a loja “matriz” é copiado e aplicado em outra cidade, incluindo divulgação, gestão e operação.

No caso das churrascarias que operam por franquia, pode haver dois cardápios: um com pratos prontos (ideal para praças de alimentação) e outro mais elaborado, no qual o cliente escolhe o corte, ponto da carne e alguns acompanhamentos.

espetinhos com carne e legumes sendo assados em cima
Os espetinhos são muito populares em churrascos, podendo ser preparados apenas com carne ou combinados com outros ingredientes, incluindo legumes. (Crédito: Reprodução/Envato)

Espetinhos

Quando o assunto é comer aquele churrasquinho mais em conta, os espetinhos são as opções mais lembradas. Vendidos em restaurantes especializados, praças de alimentação e até em supermercados, os espetinhos são compostos por vários tipos de carnes. Dentre essas carnes podemos citar a fraldinha, kafta, coração, picanha, linguiça, medalhão suíno ou de frango, bacalhau, salmão, tilápia etc.

Casa de carnes

Ao contrário dos açougues tradicionais, sejam os de bairro ou aqueles de supermercados, as casas de carnes trazem um aspecto mais sofisticado, uma vez que os itens vendidos possuem maior valor agregado.

Também chamados de “boutique de carnes”, estes estabelecimentos contam com um mix de produtos mais refinado, como cortes exclusivos, sendo que alguns são embalados a vácuo para preservar o alimento, temperos diferenciados e acompanhamentos. Depois de conhecer todos os tipos de churrascarias, conheça agora os equipamentos da Cetro Máquinas para embalar seu churrasco com excelência ou preparar seu prato com a garantia do melhor sabor!

Termocirculador Sous-Vide SV95

Você que acompanha nosso blog já deve ter ouvido falar da técnica de cozimento sous-vide. Por meio dela, alimentos embalados a vácuo podem ser preparados imersos na água com temperaturas programadas.

Cozinhar sua carne no Termocirculador Sous-Vide SV95 da Cetro vai garantir que as qualidades próprias sejam preservadas e que o alimento tenha um sabor incomparável! O Sous-Vide SV95 realiza o aquecimento de forma constante e precisa, e segue padrões internacionais de qualidade.

Assista, abaixo, um exemplo de funcionamento do Termocirculador Sous-Vide SV95 da Cetro:

Seladora a Vácuo Comercial Automática com Reservatório

Sobrou carne no churrasco e você precisa guardá-la sem ocupar muito espaço? Então utilize a Seladora a Vácuo Comercial Automática com Reservatório da Cetro!

Além de retirar todo o ar da embalagem e fechá-la com muita rapidez, esta Seladora possui um reservatório para líquidos, ideal para carnes, legumes e muito mais!

Ela faz todos estes processos sozinha e através de um painel digital simplificado, trazendo mais praticidade para seu dia a dia!

Acompanhe o vídeo abaixo, que explica como a Seladora a Vácuo Comercial Automática com Reservatório da Cetro trabalha:

Seladora a Vácuo de Bandeja MV-SKINPACK 260

Com design compacto, a Seladora a Vácuo de Bandeja MV-SKINPACK 260 da Cetro é ideal para casas de carnes que precisam apresentar seus produtos com ótima aparência.

Isso porque esta Seladora embala alimentos a vácuo sem deixar espaços vazios, aumentando a durabilidade e tornando a apresentação mais profissional. O aquecimento desta máquina é feito pelo painel digital de fácil operação, assim como o controle de tempo.

A Seladora a Vácuo de Bandeja MV-SKINPACK 260 suporta seis tipos diferentes de bandejas e moldes, bastando apenas escolher qual a mais adequada para suas necessidades.

Clicando aqui, você pode conhecer os tipos de bandejas compatíveis com esta Seladora.

Já neste link, você confere os moldes, feitos em alumínio, para serem utilizados neste equipamento.

Veja abaixo uma demonstração de uso desta Seladora de Bandeja:

Não importa o churrasco: a Cetro tem a máquina ideal para cada situação!

Como resultado do dito neste artigo, o mercado de churrasco divide-se em várias frentes de negócios, desde as casas de carnes até as churrascarias.

Inclusive, este mercado é tão bem-sucedido no Brasil que existem churrascarias brasileiras em outros países, como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra etc.

Pensando em atender o mercado de churrasco com a mais alta tecnologia, a Cetro conta com as melhores máquinas!

Além do mostrado aqui, o portfólio da Cetro possui opções de Rotuladoras, Empacotadoras, Datadores, Dosadoras e muito mais!

Para saber tudo o que oferecemos é só clicar aqui.

Quer acompanhar mais conteúdos, tutoriais e dicas para seu negócio? Então fique de olho no blog da Cetro!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *